Todo trabalhador, em algum momento de seu trabalho, pode acabar passando por situações de grande pressão e cobranças e, comumente, são fatores do ambiente de trabalho que terminam gerando estresse e acabam prejudicando o bem-estar no trabalho e por consequência a saúde dos trabalhadores.
O principal patrimônio de toda empresa, com certeza, são seus colaboradores, sem eles ou com eles insatisfeitos, a empresa não vai pra frente e por isso, cuidar da saúde e do bem-estar dos colaboradores é de suma importância.
Reconhecendo esta importância da manutenção do bem-estar no trabalho, trouxemos este artigo com tudo que se precisa saber sobre o assunto, siga abaixo!
Desafios no Ambiente de Trabalho
Um ambiente de trabalho fornece diversos riscos à saúde dos trabalhadores, sendo uma das principais influências na insatisfação e no desempenho dos mesmos, fatores como problemas de iluminação, de ergonomia, ruídos constantes podem influenciar de maneira negativa a jornada de trabalho.
Valorizar a saúde e o bem-estar pode parecer apenas um detalhe dentro de organizações, porém, isso pode ser de grande influência não só na saúde dos trabalhadores mas como no desempenho da empresa no geral.
Trazendo um contexto histórico, no início da revolução industrial, enquanto o fordismo introduzia as linhas de produções nas indústrias, a população pôde ver um grande aumento nas produções e o aumento da produtividade desta época trouxe a tona diversos problemas trabalhistas e na saúde dos trabalhadores, provenientes desta forma de uma organização industrial.
Com o passar dos anos e com cada vez mais estudos na área de organização trabalhista, como a Escola das Relações Humanas e sua Experiência de Hawthorne, se chegou a conclusão de que os ambientes de trabalho devem se adaptar ao trabalhador e devemos buscar regras mais flexíveis que valorizem a qualidade de vida. Com esse tipo de trabalho interno nas organizações, não só a saúde, como a produção melhoram.
Estudos demostraram que questões como o layout do escritório, falta de convivência com os colegas, instrumentos de trabalho inadequado, iluminação, etc., desempenham grande influência nos trabalhadores.
Além de todos estes aspectos que podem influenciar negativamente o bem-estar dos trabalhadores, ainda existem mais alguns, veja a seguir.
Estresse
Além de causar diversos problemas de saúde, o estresse no trabalho pode também prejudicar a convivência na empresa e a erros por falta de atenção, prejudicando a produtividade da empresa.
Jornadas de trabalho muito longas, cobrança exacerbada e competições por metas, podem piorar ainda mais a situação, por isso, estes pontos devem ser evitados a todo custo para que o bem-estar no trabalho seja mantido.
Ruído
Imagine trabalhar ao lado de uma rodovia movimentada, com ruído de carros passando o dia todo, não há como imaginar isso não sendo uma situação no mínimo estressante.
E ainda que você não se estresse, o ruído contínuo e/ou de impacto pode acabar levando a problemas de saúde, como dores de cabeça e perda auditiva
Mais impressionante ainda é a relação entre a exposição prolongada a ambientes com níveis elevados de ruído e um maior risco de doenças cardíacas. O ruído ainda prejudica a concentração, impactando diretamente na produtividade dos colaboradores. Portanto, é necessário que os profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) adotem medidas preventivas para reduzir o ruído no ambiente de trabalho.
Ergonomia
A falta de uma ergonomia no trabalho pode ser muito danosa a saúde, pelo uso de cadeiras inadequadas, falhas na postura e na hora de exercer funções repetitivas, trabalhadores podem sofrer com dores musculares e até mesmo doenças como a LER e as DORT’s.
Os profissionais da SST devem obrigatoriamente realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para identificar erros na relação do homem com seu instrumento de trabalho e corrigi-los e garantir que essa relação seja o menos nociva possível para a saúde do trabalhador.
Isto é, os riscos ergonômicos na maioria das vezes podem ser evitados ou eliminados no ambiente de trabalho com medidas administrativas, educacionais ou de Engenharia do Trabalho.
Dicas para aumentar o bem-estar no trabalho
O bem-estar dos trabalhadores é de suma importância em todo ambiente de trabalho, uma equipe saudável tem o absenteísmo reduzido, pessoas motivadas e uma cultura de segurança bem estabelecida.
Algumas mudanças na jornada de trabalho, nos layouts de escritórios, na relação entre os trabalhadores, são mudanças que podem melhorar o bem-estar no trabalho, mas não são as únicas, confira algumas dicas abaixo.
1. Proporcione um ambiente de trabalho adequado e seguro
Como citado um pouco acima neste texto, o ambiente de trabalho deve se adaptar ao trabalhador, portanto antes de se preocupar com qualquer ponto, garanta que o ambiente de trabalho esteja de acordo.
É de suma importância que os trabalhadores tenham instrumentos adequados para trabalhar, cadeiras ergonomicamente testadas, aparelhos de tecnologia adequados e instrumentos que facilitem a execução de tarefas pesadas, como levantamento de coisas pesadas.
Além disso, os trabalhadores devem estar seguros em suas jornadas, o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s) não deve ser ignorado e todos os trabalhadores devem estar usando seus Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) de acordo com os riscos aos quais estão expostos.
Além disso, diversas melhorias no ambiente podem ajudar e muito no bem-estar dos trabalhadores, como instalar áreas de convivência mútua para os colaboradores, áreas de descanso e postos de trabalho confortáveis.
2. Promova interações entre os trabalhadores
Uma ótima maneira de reduzir o estresse e atritos no trabalho é promover interações entre todos os trabalhadores, não importando setor ou cargo, a interação entre todos gera um ambiente colaborativo e amistoso.
As empresas classificadas como as melhores para se trabalhar, como o Facebook, a Google e a Pixar, fornecem este tipo de vivência em seus ambientes, criando um sentimento de pertencimento à empresa.
Uma prática que deve ser estimulada no ambiente organizacional é o Dialogo Diário de Segurança (DDS). É uma atividade colaborativa que pode ser usada para estabelecer uma conversa curta e rotineira com os trabalhadores sobre assuntos pertinentes à segurança no ambiente de trabalho ou temas que sejam relacionados com o bem-estar no trabalho.
Contar com a colaboração de todos para o desenvolvimento de um novo site ou fazer um crowdsourcing interno de ideias para um novo projeto, por exemplo, podem ser boas formas de envolver todos para um mesmo objetivo.
Além disso, um evento anual como a SIPAT, pode ser uma ótima forma para confraternizar os funcionários e ainda os manterem cientes de cuidados com a SST.
3. Promova melhorias no ambiente
Dependendo da área de atuação, os ambientes podem ser caóticos e perigosos, fatores como desorganização e falta de EPC podem influenciar no desempenho dos trabalhadores, além de os deixarem expostos a riscos de acidentes.
Por isso, é essencial que os ambientes sejam seguros e melhorados continuamente, apesar de todo o trabalho e gastos que isso pode dar, melhorias nos ambientes são investimentos.
Faça um planejamento e vá lidando com as questões aos poucos. A nossa Equipe OnSafety recomenda a elaboração de checklist de SST para identificar riscos ocupacionais e elaborar planos de ações corretivas e preventivas, isto é, incentive a melhoria contínua no ambiente de trabalho.
Para definir as prioridades, é fundamental realizar um levantamento de todas as necessidades e riscos de cada uma delas. Nesse sentido, a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é fundamental.
4. Estimule a prática de atividades físicas
Uma ótima estratégia para promover o bem-estar no ambiente de trabalho é estimular a prática de atividades físicas, principalmente com trabalhadores que passam boa parte de sua jornada sentados.
Uma das principais práticas a serem adotadas para isto é a ginástica laboral, que além de promover benefícios a saúde dos trabalhadores, é uma ótima forma de descontração antes do início ou depois das atividades.
Além disso, fornecer algumas aulas de ioga ou de ginástica aeróbica também são ótimos meios de se promover atividades físicas.
5. Tenha cuidados com a saúde mental
A saúde mental é um problema comum nos dias de hoje, e um dos principais locais que provocam problemas neste quesito são os ambientes de trabalho.
O trabalho é uma grande fonte de estresse diário, o que pode gerar ou agravar problemas de saúde mental, muitos problemas comuns como depressão, estresse, hipertensão, etc., podem ter sua fonte em ambientes de trabalho.
Além disso, situações de extrema cobrança, medo de não atingir metas e até mesmo de ser desligado, causam estresse e receio em fazer o trabalho, o que prejudica o desempenho dos funcionários e não contribui em nada com o bem-estar deles.
Ter um psicólogo como parte da equipe do PCMSO é algo extremamente benéfico, tendo um profissional desta área para que periodicamente se tenham conversas e sessões de terapia você pode prevenir e tratar muitos distúrbios mentais.
Além de contar com ajuda profissional, o simples fato de manter um ambiente de trabalho saudável e livre de pressões desnecessárias é primordial para o bem-estar no trabalho.
6. Forneça uma jornada de trabalho mais flexível
Como cada trabalhador é diferente um do outro, horários mais flexíveis podem ser muito benéficos ao bem-estar deles, horários fixos podem ser bons para alguns mas nem tanto para outros.
É interessante, que pelo menos um horário de descanso seja de livre arbítrio para o trabalhador, e caso seja possível, dar a liberdade do trabalhador escolher seus horários e de onde trabalhar traz inúmeros benefícios, inclusive na produtividade da empresa, como uma pesquisa conduzida por professores de Harvard indicou.
Porém, nestes casos todo cuidado é pouco, para que não se perca em produtividade, flexibilize horários, mantenha metas diárias ou um controle remoto em seus horários e apontamentos, claro, nunca exigindo mais do que o necessário.