Melhoria Contínua

A Importância da Melhoria Contínua na Segurança do Trabalho

A nossa Equipe OnSafety destaca a urgente necessidade de desenvolver, monitorar e avaliar a efetividade dos projetos ou ações preventivas de acidentes e doenças no trabalho implantadas nas nossas indústrias, com base em dados e evidências da área de Saúde e Segurança do Trabalho.

Integração da Melhoria Contínua com a Segurança e Saúde do Trabalho

No processo de construção de um sistema de gestão da segurança do trabalho é proposto organizar os requisitos ou atividades da Segurança e Saúde do Trabalho dentro de uma visão do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) descrito por Deming’s: Planejar, Executar, Controlar e Agir. É uma visão sistemática de melhoria contínua que promove o envolvimento e a maior participação de líderes e trabalhadores, assegurando um processo efetivo de avaliação de desempenho e implantação das ações que garante a segurança e qualidade de vida.

A nossa Equipe Onsafety destaca a integração dos principais atributos relacionados com a Segurança e Saúde do Trabalho e essenciais para o estabelecimento de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho em termos de Planejamento das Ações de SST, Execução das Ações, Controle e Avaliação dos Resultados e Ações de Aprendizado dos profissionais envolvidos, integração ilustrada na Figura 3.

visão do pdca, gestão da sst
Figura 3 – Visão Integrada do Ciclo PDCA e Itens Organizacionais para a Gestão da SST

O desempenho alcançado na indústria com o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho depende do nível de Cultura de Segurança e do conhecimento e da prática dos profissionais nas atividades gerenciais de planejamento, avaliação de riscos no ambiente de trabalho, rotinas de investigação de acidentes de trabalho, execução de auditórias de Segurança do Trabalho, formação e qualificação dos trabalhadores, entre outros atributos destacados pela nossa Equipe OnSafety.

Visão do Ciclo PDCA no OnSafety

O processo de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho basicamente é construído com uma visão do Ciclo PDCA e demanda a integração de um conjunto de atividades voltadas para atender os requisitos e exigências de Normas Regulamentadoras (NR’s), Normas Técnicas ou outras exigências sobre a Segurança e Saúde do Trabalho.

Para tornar o processo mais ágil e enxuto é proposto o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. Especificamente, destacamos o Sistema OnSafety, que é uma solução web e um APP proposto para automatizar o processo de Gestão de Segurança do Trabalho. Com a implantação da solução todos os profissionais têm o mesmo processo de coleta de dados dos ambientes de trabalho, registro de informações sobre trabalhadores, itens do checklist e tem acesso a diferentes funcionalidades que automatizam a coleta e análise de dados. A equipe de profissionais reduzirá problemas de comunicação e o tempo de elaboração dos relatórios.

A relação do Ciclo PDCA e os atributos do processo de Gestão de Segurança do Trabalho que são disponibilizados como funcionalidades na fase de Execução: Inspeção Visual, Auditoria da Segurança do Trabalho, Entrega e Controle de EPI’s e Emissão de Relatórios e Registro de Evidências, é ilustrada na Figura 4. Para a etapa de Controle no Sistema OnSafety também são disponibilizados um conjunto de Indicadores que apoiam a tomada de decisão dos profissionais da área de SST, gerados automaticamente, que permitem Agir sobre as ações Planejadas de SST.

ciclo pdca, segurança do trabalho
Figura 4 – Visão do Ciclo PDCA com o Sistema OnSafety

Para conhecer outros benefícios do OnSafety é só Experimentar Grátis. Todas as funcionalidades estão disponíveis gratuitamente para os usuários por 30 dias. Também podemos agendar uma apresentação virtual com a nossa Equipe OnSafety.

Referências

CHANG, J.I.; LIANG, C.L. Performance evaluation of processo safety management systems of paint manufacturing facilities. Journal os Loss Prevention in the Process Industries, v.22, p.398-402, 2009.

SALOMONE, R. Integrated Management Systems: experiences in Italian organizations. Journal Cleaner Production, v.16, p.1786-1806, 2008.

Comments:2

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.