Como manter a saúde mental em dia no Home Office?

Como manter a saúde mental em dia no Home Office?

Compartilhe

9 dicas para implantar uma cultura de SST - banner

Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a globalização e as mudanças tecnológicas vêm alterando os padrões de trabalho (metas de produtividade) e de emprego (trabalho digital) da sociedade e as transformações (uso da tecnologia) estão influenciando a saúde do trabalho como, por exemplo, as doenças mentais associadas ao trabalho mais comuns são a depressão, o transtorno de pânico, a neurose profissional, o alcoolismo crônico, a ansiedade, o estresse, a síndrome do esgotamento profissional (burnout) e o suicídio.

Estatísticas do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (SmartLab) demonstram que no Brasil, que não necessariamente os estados com a maior densidade populacional concentram os afastamentos solicitados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por Transtornos Mentais e Comportamentais (CID-10 Códigos F00 – F99). Especificamente, a distribuição de doenças mentais é definida a partir de São Paulo com 25% dos casos, Minas Gerais com 17%, Rio Grande do Sul com 7%, Rio de Janeiro registra 7%, Santa Catarina 7%, Pernambuco 6% e Bahia com 4%, que totalizam 73% dos registros no período de 2018.

Ranking dos Estados com Maior Registro de Afastamentos de Trabalhadores por Doenças Mentais

Os altos níveis de desemprego, em particular na ausência de medidas adequadas de proteção social, também podem ter consequências indesejáveis para a saúde mental dos trabalhadores.

A pandemia de Covid-19, que começou a ser registrada no fim de 2019, na China, nos colocou em situações atípicas desde março de 2020, no Brasil. Uma das principais ações é o isolamento social para se reduzir o contágio, o que acabou transformando o fato de trabalhar de casa a realidade de muitas pessoas e manter a saúde mental no Home Office pode não ser tão fácil.

Trabalhar de casa nos afeta de diversas formas, além de ser uma grande quebra de rotina, o fato de estarmos em quarentena, isolados em nossas casas, nos influência ainda mais e ficar isolado e sem interações sociais por muito tempo pode ser devastador para nossa mente.

Como o isolamento social é o melhor meio de combate ao vírus e deve continuar nos próximos meses de 2021, o trabalho remoto foi adotado como medida nas empresas para evitar que interrompam suas atividades por completo e reduzir a exposição dos funcionários ao vírus, porém, os cuidados com a saúde do trabalhador devem ser redobrados.

Recentemente, a nossa Equipe OnSafety, destacou uma lista de recomendações ergonômicas que tornam o nosso espaço de trabalho mais confortável e nos ajudam a nos sentir melhor quando trabalhamos por muito tempo sentados e isolados nas nossas residências.

Saúde Mental no Trabalho

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma saúde mental depende da ausência de doenças mentais e da eliminação de situações que levam a aumentar os níveis de estresse associado ao trabalho. Para o Ministério da Saúde (MS) “estatísticas apontam que uma a cada cinco pessoas no trabalho podem sofrer de algum problema de saúde mental. Os problemas vão impactar diretamente no ambiente de trabalho, causando perda de produtividade e faltas ao trabalho, entre outros”.

No Brasil, entre 2012 e 2018, foram concedidos mais de 777.444 benefícios, isto é, em média mais de 111 mil trabalhadores se afastam dos seus ambientes de trabalho ou das empresas por doenças mentais e comportamentais. E, 32 ocupações representam 50% dos registros, entre os quais temos o vendedor de comércio varejista, alimentador de linha de produção, faxineiro, auxiliar de escritório em geral, assistente administrativo, operador de caixa, servente de obras, técnico de enfermagem, vigilante, entre outros.

Ranking com as 32 Ocupações com mais Afastamentos por Doenças Mentais – Fonte: SmartLab (2020)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também alerta que uma em cada quatro pessoas sofrerá com um transtorno da mente ao longo da vida. Apesar dos números, são raras as empresas que mantêm um programa de saúde psicológica e emocional para seus empregados.

Uma reportagem da CBN Saúde destaca que apenas 18% das empresas mantêm um programa para cuidar da saúde mental dos trabalhadores. É destacado que nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante. Metade (47%) sofre de algum nível de depressão, recorrente em 14% dos casos. Os dados são da última pesquisa da Isma-BR, representante local da International Stress Management Association, organização sem fins lucrativos dedicada ao tema.

A saúde mental depende de vários fatores no ambiente de trabalho como, por exemplo, a organização do trabalho, a submissão a chefias autoritárias, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência crescente de produtividade. Para o Ministério da Saúde “o assédio moral, quando um superior ou um colega de trabalho submete o trabalhador a constrangimentos ou humilhações de forma repetida e prolongada, também pode causar danos mentais.”

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) orienta que no ambiente das organizações é necessário reconhecer sinais de depressão dos trabalhadores como, a tristeza excessiva, a falta de esperança, a perda de interesse em atividades que antes traziam prazer e as modificações de apetite e hábitos de sono. Também é recomendado que o colaborador busque ajuda quando necessário e apoie quem esteja precisando de ajuda, converse com seu empregador sobre suas necessidades emocionais e pratique o autocuidado e a capacidade de se adaptar a novas situações.

A própria OIT reforça a necessidade de agências e atores governamentais adotarem mecanismos que garantam direitos fundamentais para os trabalhadores como, por exemplo, um salário adequado, limites de horas de trabalho e garantam um ambiente de trabalho com Saúde e Segurança Ocupacional (SSO).

Empresas devem estar alinhadas com as novas demandas e adotar estratégias voltadas para o Desenvolvimento Sustentável. A proteção da saúde mental dos trabalhadores deve ser incluída no âmbito da Segurança e Saúde do Trabalho e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, Meta n. 8 na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

A Segurança e saúde do trabalho na construção civil - banner

É fundamental promover ambientes de trabalho seguros para todos os trabalhadores e, além do ambiente seguro, devemos buscar a proteção da segurança física dos trabalhadores, se estendendo ao seu bem estar mental e psicológico. Lembre-se, realizar investimento em saúde mental do trabalhador é bom para a saúde e bom para a economia da própria empresa.

Os riscos do Home Office à saúde mental

O isolamento social é a ausência de interações sociais, contatos e relações com família, amigos e vizinhos. O estresse causado pela situação pode trazer problemas sérios à saúde, tanto mentais quanto físicos.

Fique atento com a saúde do trabalhador e a sua própria saúde quando trabalhar em casa, porque mesmo vivendo cada vez mais conectados por meio da tecnologia e das redes sociais, psicólogos e especialistas afirmam que o isolamento ainda nos afeta, ainda mais por ser inevitável e ser no meio de uma pandemia.

O fato de ter que reduzir o deslocamento, evitar aglomerações, ficar mais tempo as vezes isolado em casa, ver uma drástica queda de movimento nas ruas e ter que enfrentar os mais diversos tipos de informação ou notícias, fatores somados ao fato de estarmos lidando com um inimigo difícil de se combater e invisível, pode nos trazer medo, ansiedade e angústia.

E, além de tudo isso, os profissionais que estão Home Office enfrentam os riscos ocupacionais, que em casa são acentuados e têm de lidar com isso de uma forma mais individual.

Cuidados com a saúde mental e principalmente com ergonomia, devem ser atenuados neste período, para se evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais, por isso separamos algumas dicas para se manter saudável neste período.

É importante adotar uma atividade física e atividades mentais como, por exemplo, de meditação e da psicoterapia. Em casos críticos é necessário, mas depende da intensidade, duração e ocasião do sofrimento mental, a ajuda de especialistas (terapia, psiquiatria ou médico) para lidar com a situação.

Como manter a saúde mental no Home Office

Nossa mente é diretamente influenciada pelo meio em que estamos e pelas nossas ações, portanto dê atenção ao local escolhido para trabalhar e administre bem o tempo.

Além da saúde mental, cuidados com a ergonomia são essenciais para se evitar dores no corpo e possíveis problemas a longo prazo, não trabalhe do sofá e muito menos deitado, escolha uma escrivaninha ou mesa, mantenha a tela do computador sempre a altura dos olhos e use cadeiras com encosto.

Estamos passando por um momento difícil para todos no qual ficar em casa é a alternativa mais segura, portanto, se puder fique em casa, mas não se esqueça dos cuidados com a saúde de dentro dela. Com esse objetivo, montamos um infográfico com 8 dicas básicas para se manter bem neste período incomum que estamos passando, confira o material e utilize a sua própria saúde metal para buscar o bem-estar, usando as suas próprias habilidades sociais e cognitivas.

São 8 dicas que ajudam a manter uma vida mais saudável, recuperar-se do estresse rotineiro, evitar acidentes de trabalho, manter a qualidade do seu trabalho e produtividade e, principalmente, a nossa saúde mental, mesmo que em situações de estresse mental.

Mantenha-se saudável no Home Office durante a quarentena

Os profissionais da Segurança e Saúde Ocupacional podem contribuir com a elaboração de programas que permitam monitorar a saúde mental dos trabalhadores. Iniciando com atividades que permitam identificar sinais de estresse, alcoolismo e abuso de drogas entre os trabalhadores como, por exemplo, aplicando um questionário que permita caracterizar o nível de estresse, práticas esportivas, peso, clima organizacional e horas de sono do trabalhador.

Com as informações e a colaboração de outros profissionais especialistas na área de Saúde Mental também é possível estabelecer um programa para os trabalhadores e reduzir os afastamentos por doenças relacionadas com as doenças mentais e comportamentais.

A nossa Equipe OnSafety também adotou o teletrabalho e todos nossos profissionais tem a oportunidade de buscar atividades que reduzam o estresse e ajudem a encontrar o melhor ritmo de trabalho. Adotamos como prática uma conversa virtual pelo Google Hangout de 20 minutos duas vezes por dia para manter um contato e atualizar as atividades realizadas em diferentes períodos! Isso vem nos ajudando a manter uma integração e o monitoramento da saúde mental de todos!

Fique Ligado no OnSafety

Neste período de isolamento social, por causa do Coronavírus, todos os membros da Equipe OnSafety vem adotando o home oficce como uma medida preventiva. Contamos com diversas ferramentas que permitem um contato seguro e ágil com nossos clientes, fornecedores, usuários, leitores, tais como o nosso app, site e e-mail. Nossos colaboradores também estão disponíveis para reuniões por videoconferência, e-mail, telefone e whatsapp.

infográfico cultura de segurança