O que é SIPAT e como elaborá-la na sua empresa?

sipat

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
infográfico práticas SSTPowered by Rock Convert

O estresse na rotina de trabalho, problemas com saúde devido à má alimentação e até mesmo problemas em casa são alguns dos fatores que podem resultar em doenças e acidentes de trabalho, existem diversas formas de prevenção para estes fatores, porém existe uma que pode ser muito eficaz e aproveitada pelos trabalhadores, que é a SIPAT.

Deixar os trabalhadores cientes sobre os riscos ocupacionais e sobre a importância dos cuidados com a Segurança do Trabalho é indispensável para se ter um ambiente de trabalho seguro.

Para essa comunicação com os colaboradores, existem alguns agentes responsáveis, o empregador, a equipe do SESMT e a que mais se relaciona com os empregados, que é a CIPA.

Dentre as diversas atribuições da CIPA, está a de organizar a SIPAT, mas o que é a SIPAT, como ela funciona e como elaborar? É exatamente sobre isso que iremos tratar no post a seguir, confira!

O que é a SIPAT?

SIPAT é a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho, um evento que as empresas devem realizar uma vez ao ano. O evento consiste, como o próprio nome diz, em uma semana de atividades voltadas para a prevenção de acidentes e de doenças do trabalho.

Dentre as atividades que podem ser realizadas durante esta semana, estão palestras, dinâmicas em grupo, fornecimento de exames médicos, gincanas, exercícios, etc, tudo que for voltado para conscientização e a melhora da saúde e da segurança do trabalhador.

doutro examinando paciente

O que a legislação diz sobre?

Como citado um pouco acima, a organização da SIPAT é de responsabilidade dos membros da CIPA, sendo esta responsabilidade prevista pela NR 05 que diz:

A CIPA terá por atribuição:

o) promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT; “

Não é definido um número obrigatório de participantes, porém a participação de todos os funcionários é de suma importância para que a SIPAT seja realmente eficiente.

Também não existe um tema obrigatório à ser tratado todos os anos, apesar de estar disposto na NR 05 que a CIPA deve participar, anualmente, de campanhas de prevenção da AIDS, essas campanhas não necessariamente devem ocorrer durante a SIPAT.

Porém é comum que empresas aproveitem a semana de prevenção para já promover a campanha de prevenção contra o HIV.

Como funciona a SIPAT?

O evento deve possuir um tema específico, a cada ano deve ser abordado um tema novo e no decorrer da semana são realizadas atividades voltadas ao tema escolhido.

A SIPAT deve ocorrer, necessariamente, no decorrer de uma semana durante o expediente, uma vez a cada dia na semana do evento, deve ocorrer alguma atividade.

As atividades podem ser diversas, desde palestras, gincanas, rodas de conversa à exames médicos, educação financeira, conscientização sobre vícios, etc.

Como elaborar uma boa SIPAT?

A SIPAT, por ser mais dinâmica, é uma ótima oportunidade de cativar o trabalhador e atrair sua atenção para assuntos da Segurança do Trabalho, uma SIPAT bem organizada é um ótimo meio de fortalecer a Cultura de Segurança do Trabalho dentro da sua empresa.

1. Planeje com antecedência

Como o evento é anual, há muito tempo para seu planejamento, comece a planejar cedo, nas primeiras reuniões da CIPA já comece a tirar do papel, escolhendo o tema do ano, a data, para nas reuniões seguintes irem trabalhando em cima do que foi definido anteriormente.

2. Escolha os organizadores

Entre os cipeiros, defina quem serão os responsáveis pela organização do evento, uma pessoa proativa e organizada é o ideal para estar à frente da organização, porém se necessário, contrate uma empresa especializada em SST para organizar a semana.

3. Documente as reuniões

É de suma importância que a CIPA documente todas as reuniões que envolvam o planejamento da SIPAT, como é um evento obrigatório, ter tudo documentado é a comprovação que o evento ocorreu.

Banner acidentes de trabalhoPowered by Rock Convert

É importante também possuir uma lista de presença e das atividades que ocorreram durante o evento, como mais uma forma de comprovação.

4. Divulgue o evento dentro da empresa

A participação de todos é muito importante para o sucesso da SIPAT, faça uma boa campanha de divulgação, de preferência passe pessoalmente comunicando todos os colegas de trabalho sobre o evento.

É interessantes que durante a divulgação, se explique o que é a SIPAT e qual seu objetivo, pois em muitos casos, alguns trabalhadores podem nunca ter participado de uma ou realmente não saber do que se trata.

5. Traga especialistas sobre o tema escolhido

As atividades podem ser regidas por funcionários da própria empresa mesmo, como membros da CIPA, porém, trazer especialistas do assunto abordado pode gerar uma adesão maior.

Se uma das atividades é algum exercício, procure trazer um educador físico para ministrar, se for uma palestra sobre os acidentes de trabalho mais comuns, traga um profissional de SST de fora que faça uma boa apresentação, etc.

6. Procure patrocínios e parcerias

Quanto mais vantagens o evento oferecer ao trabalhador, melhor ele será, e dependendo da área de atuação da empresa, existem inúmeras vantagens que podem ser fornecidas por meio de parcerias e patrocínios.

Por exemplo, no caso de uma das atividades ser o fornecimento de um médico para aferir a pressão dos funcionários, o convênio médico da empresa pode fornecer este médico.

Clientes também podem ser convidados à participar, por exemplo, se você é de uma empresa de reparos, e presta serviços à uma clínica de psicologia, ela pode ser uma boa parceria para uma palestra sobre cuidados com a saúde mental.

Algumas empresas dão brindes ao fim da semana e buscar patrocínios é um ótimo meio para se conseguir algum brinde, como copos, chaveiros, etc.

7. Envolva os trabalhadores

Assim como o DDS, a SIPAT é onde você pode envolver o trabalhador nos cuidados coma SST da maneira mais direta possível, tornando estes cuidados em algo a mais dentro de sua rotina de trabalho

Portanto, não faça da sua SIPAT, só mais um bocado de palestras entediantes para os funcionários, procure trazer atividades que envolvam eles, como gincanas, dinâmicas em grupo, atividades físicas, exames, etc.

Claro que palestras também devem ocorrer durante o evento, porém para elas, peça sugestões, perguntas aos que estão assistindo, ao fim tire dúvidas de todos, transforme em algo que todos participem efetivamente.

8. Analise o evento realizado para planejar o próximo

Ao fim de cada evento, convoque uma conversa com todos que participaram, se possível monte uma pesquisa de satisfação, pedindo sugestões para o ano seguinte e o que acharam do evento que se passou.

A SIPAT deve ser voltada aos funcionários, portanto a opinião deles é de indispensável.

Quais os benefícios que a SIPAT pode trazer?

Por ser uma semana voltada à um certo tema, a SIPAT é uma ótima oportunidade de aprofundar os conhecimentos dos trabalhadores sobre os temas escolhidos, deixando-os conscientes e preparados para diversas situações.

O que é passado no evento, deve ser aplicado na rotina de trabalho e o fato dos colaboradores estarem informados, faz com que os cuidados com a SST sejam aplicados em todas as esferas.

Fora que demonstrar cuidado e preocupação com sua equipa, a deixa mais motivada e as conscientizações sobre cuidados com a saúde que podem ocorrer durante o evento, podem melhorar muito a qualidade de vida dos funcionários.

E por ser mais uma das medidas de prevenção de acidentes, a semana pode reduzir o número de ocorrências e de afastamentos, reduzindo gastos e aumentando a produtividade.

A conscientização é a melhor forma do trabalhador tomar os devidos cuidados, denunciar atos inseguros e transformar o ambiente de trabalho em um ambiente mais seguro e saudável.

Ajuda