Riscos Físicos: Quais são e como se prevenir?

capa riscos fisicos

Compartilhe

Banner acidentes de trabalho

Todas as atividades profissionais oferecem riscos aos trabalhadores, riscos que são divididos entre químicos, biológicos, físicos, ergonômicos e mecânicos, com todos sendo encontrados nos mais variados ambientes de trabalho.

A prevenção destes riscos deve ser uma questão prioritária dentro das empresas, pois amenizando estes riscos, a probabilidade de acidentes de trabalho e/ou o trabalhador adquirir uma doença ocupacional diminui substancialmente. Neste caso, investimentos na Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) asseguram a qualidade de vida dos trabalhadores e promovem uma Cultura de Segurança do Trabalho.

Ao observar os grupos de agentes causadores de acidentes de trabalho no período de 2015 a 2018, considerando os dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho e registrados pela CAT, identifica-se que os agentes causadores Agente Físico, Máquinas e Equipamentos, Veículos de transporte e Ferramenta Manuais, são os que mais se destacaram na frequência, com 36%, em cerca de 1.866.277 de acidentes de trabalho.

Ranking dos Agentes Causadores de Acidentes de Trabalho – SmartLab (2020)

Como a segurança e saúde dos trabalhadores deve ser prioridade de qualquer empresa e todo risco deve ser reduzido ou eliminado, preparamos um post sobre os riscos físicos e como manter os trabalhadores protegidos no ambiente de trabalho.

banner ebooks riscos ocupacionais

O que é risco físico?

São todos os riscos que precisam do ar como meio de condução para se propagar, diferentemente dos biológicos e químicos, que dependem do contato direto do trabalhador, e os riscos físicos são por si só os agentes causadores como, por exemplo, ruídos, vibrações, temperatura, pressão, entre outros.

Quais são os riscos físicos?

Alguns riscos físicos são extremamente comuns, já outros são um pouco mais difíceis de serem encontrados nos ambientes de trabalho e eles podem ser separados entre alguns tipos.

Um levantamento realizado no Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (SmartLab) demonstra que no período de 2015 a 2018 foram registrados em médias 125.647 acidentes por ano relacionados com agentes físicos, veículos de transporte e máquinas e equipamentos.

Entre os setores com maior frequência de acidentes de trabalho como agente causadores o risco físico estão: o Comércio Varejista, Hospitais, Transporte rodoviário de carga, Abates de suínos, Construção Civil, a Administração pública, Restaurantes, Fabricação de açúcar, Comércio de ferragens, madeira e Fabricação de móveis de madeira, representando aproximadamente 25% dos registros ou aberturas de CAT, no período.

Número de Acidentes de Trabalho – Risco Físico – SmartLab (2020)

Todas as atividades industriais descritas estão provocando acidentes de trabalhos relacionados com a exposição ao ruído, vibrações, elevadas ou baixas temperaturas, entre outros agentes causadores.

Ruídos

Ruídos são os riscos físicos mais comuns, sendo oscilações provenientes de vibrações que se dissipam no ar e dependendo da intensidade podem prejudicar a audição dos colaboradores, podendo ser contínuos, intermitentes e variáveis.

Nas análises de risco são medidos quantitativamente, pois ao ultrapassar os 85 decibéis, podem causar surdez temporária ou permanente, além de problemas um pouco mais simples, como stress, aumento de pressão sanguínea e falta de atenção e concentração.

banner ruidos ambientes de trabalho

As principais fontes dos ruídos são equipamentos barulhentos e veículos, como betoneiras, serras, tratores, motores de máquinas, etc, porém dependendo de onde se trabalha, até mesmo o barulho do trânsito pode ser prejudicial.

Como prevenir?

As medidas de prevenção são relativamente simples de serem cumpridas e elas são:

  • Instalação de EPC’s como medidas redutoras do ruído;
  • Uso de EPI’s como protetores auriculares;
  • Isolamento acústico;
  • Revezamento de trabalhadores nos ambientes de trabalho;
  • Controle do tempo de exposição de cada trabalhador;
  • Procurar por equipamentos mais silenciosos.
banner demo epi

Vibrações

Um tipo de risco físico comum também, caracterizado por ser qualquer oscilação de um corpo, equipamento ou superfície sobre o corpo do trabalhador.

As vibrações podem ser localizadas ou de corpo inteiro e podem causar diversos danos ao trabalhador, indo desde simples formigamentos e dores musculares a problemas na coluna e osteoporose.

As fontes de vibrações são divididas entre as que causam as localizadas e as de corpo inteiro, sendo as principais de corpo inteiro veículos como caminhões e tratores, e das localizadas equipamentos como motosserras, britadeiras e furadeiras.

Como prevenir?

Algums medidas aque podem ser adotadas são:

  • Cuidados com a postura ao usar os equipamentos;
  • Revezamento dos funcionários que usam os equipamentos;
  • Intervalos para descanso dos trabalhadores;
  • Adequação do maquinário para redução das vibrações.

Temperatura

A exposição as variações da temperatura é um dos riscos físicos mais comuns, as temperaturas extremas, em ambos os casos de calor ou frio, também podem ser danosas à saúde do trabalhador.

No caso do calor, este risco pode ser encontrado em trabalhos a céu aberto com a incidência solar, em cozinhas nos fornos e fogões, na mineração através de fornalhas e em siderúrgicas nos maçaricos.

impactos do calor no ambiente de trabalho

Os danos que a exposição ao calor excessivo pode causar aos trabalhadores vão desde desidratação e insolações a problemas muito graves como queimaduras, câncer de pele e problemas na visão.

Como prevenir o calor?

Os meios de prevenção contra o calor excessivo são:

  • Utilização de EPI’s como luvas, botas e mangotes;
  • Medidas de proteção coletiva como o isolamento da fonte de calor;
  • Ventilação adequada do ambiente;
  • Utilização de protetor solar;
  • Intervalos nos momentos de maior incidência solar.

Já no caso do frio, ele pode ser encontrado, principalmente, em frigoríficos, na operação portuária com manuseio de cargas congeladas, trabalho a céu aberto em regiões frias, açougues e em qualquer ambiente que armazene alimentos congelados.

O frio excessivo pode levar os trabalhadores à hipotermia em casos graves de exposição, além de poder causar problemas na pele e no sistema respiratório.

Como prevenir baixas temperaturas?

Os principais meios de prevenção contra o frio são:

  • Uso de EPI’s como luvas, toucas e aventais que mantém a temperatura do corpo;
  • Intervalos durante a jornada de trabalho;
  • Monitoramento da temperatura do ambiente.

Umidade

Sendo um pouco menos comum, a umidade no ambiente de trabalho pode provocar quedas, deslizamentos, doenças no sistema respiratório e problemas na pele.

Este risco físico é encontrado principalmente em construções em locais alagados, lavanderias, lava jatos e frigoríficos, se caracterizando geralmente como um piso escorregadio.

banner frio ambiente de trabalho

Os principais danos que podem causar aos empregados são quedas e problemas respiratórios ou na pele ao haver contato direto com umidade contaminada.

Como prevenir?

Os meios de prevenção contra a umidade são simples:

  • Uso de EPI’s como luvas e botas de borracha;
  • Adoção de ralos para escoamento de água;
  • Uso de barreiras de contenção para se evitar deslizamento.

Pressão

A pressão já um dos riscos físicos menos comuns e pode ser dividida em duas, como é o caso da temperatura, podendo ser hiperbárica ou hipobárica.

A pressão hiperbárica ocorre quando o trabalhador exerce sua função em condições que a pressão do ambiente de trabalho é maior do que a pressão atmosférica, sendo os mergulhadores os profissionais mais comumente expostos a este tipo de pressão.

A pressão hiperbárica é extremamente perigosa, e pode causar desde dificuldade para respirar e fraqueza a paralisias, formigamentos e morte.

Além disso ao mergulhar, os tecidos do corpo do profissional absorvem o nitrogênio do gás comprimido, ao subir de volta à superfície seu corpo passa pelo processo de descompressão, no qual o nitrogênio se dissolve em seu corpo. Caso a subida seja rápida demais o nitrogênio pode ser expelido de forma rápida e atingir a corrente sanguínea, podendo formar bolhas que obstruem as artérias e envenenar o sangue, levando à morte.

Como prevenir pressão hiperbárica?

A prevenção neste caso depende de procedimentos específicos que são descritos no Anexo 6 da NR 15.

Já a pressão hipobárica é a que o trabalhador fica exposto quando está num ambiente com a pressão menor do que a pressão atmosférica, sendo mais comum a quem trabalha em grandes altitudes.

Este risco pode causar o rompimento dos tímpanos, rompimento de pequenos vasos sanguíneos causando sangramentos nasais e pelos ouvidos, dores de cabeça, náusea e desmaios.

Como prevenir pressão hipobárica?

A prevenção neste caso pode ser feita com estas duas medidas simples:

  • Ingestão de muita água;
  • Uso de bombas de oxigênio.

Radiações

A radiação também é um dos riscos físicos, sendo dividida em duas, a ionizante (provenientes de materiais radioativos) e a não ionizante (que são radiações simples como raios UV).

A radiação ionizante, como seu nome indica, é a radiação capaz de ionizar os átomos do corpo do trabalhador. A ionização é o processo no qual um átomo recebe uma carga positiva ou negativa, ou seja, perde ou ganha um elétron, e quando ocorre em tecidos vivos é capaz de alterar o funcionamento das células.

Por meio deste processo de ionização, este tipo de radiação causa câncer aos trabalhadores que forem expostos diretamente a ela, além de poder causar lesões na pele, osteoporose e além de doenças no próprio trabalhador, ela também pode causar problemas nas futuras gerações do mesmo, como câncer e deformidades em seus filhos ou netos.

As principais fontes de radiação ionizante são aparelhos que usam materiais radioativos em seu funcionamento, como máquinas de Raio X, e os próprios materiais radioativos, que podem ser encontrados em usinas nucleares e laboratórios.

Como prevenir a radiação ionizante?

As medidas de prevenção para este risco são:

  • Redução do tempo de exposição do trabalhador à fonte da radiação;
  • Uso de avental plumbífero (com chumbo para conter a radiação);
  • Barreiras físicas entre o profissional e a fonte;
  • Armazenamento e descarte adequado dos materiais.

Já a radiação não ionizante é uma radiação de baixa frequência, que não é capaz de interagir com os átomos de células vivas, porém ainda assim fornece perigos à saúde dos trabalhadores.

As principais são a radiação ultravioleta, presente na luz solar e em operações de solda, e o infravermelho presente em siderúrgicas. E, os principais riscos que este tipo de radiação podem fornecer à saúde são lesões nos olhos e na pele, catarata e câncer de pele.

Como prevenir a radiação não ionizante?

Os principais meios de prevenção são:

  • Uso de EPI’s como óculos de proteção e protetores faciais;
  • Uso de chapéus;
  • Roupas de manga longa;
  • Uso de protetor solar.

Avaliando os Riscos Físicos

O primeiro passo que os profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho devem realizar para reduzir os níveis de exposição dos trabalhadores aos riscos, independente se é físico, químico, biológico, ergonômico ou qualquer outro tipo, é adotar um procedimento que permita avaliar, registrar e monitorar e controlar os riscos ocupacionais.

A ISO 45001:2018 é reconhecida como uma norma internacional proposta para o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) e que permite reduzir os acidentes de trabalho, desenvolver e implantar uma política de SSO e elimina ou controla com medidas preventivas os riscos ocupacionais.

No Brasil também existe uma grande expectativa sobre o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para que o mesmo se torne uma prática comum e seja utilizado nas indústrias para reduzir o elevado índice de acidentes de trabalho.

Para o Center for Disease Control and Prevention (CDC) estabelecer mecanismos de controle para os níveis de exposição ocupacional é o método mais eficiente para a proteção dos trabalhadores. E, a própria agência internacional propõe estabelecer uma hierarquia como meio para determinar e implantar ações ou medidas preventivas.

Hierarquia de Controle de Riscos Ocupacionais

A ideia por trás é que as medidas de controle na parte superior da hierarquia são potencialmente mais eficazes e protegem mais do que as propostas na parte inferior. Adotar essa hierarquia normalmente leva à implementação de sistemas de prevenção mais seguros, onde o risco de doença ou lesão é substancialmente reduzido.

A tecnologia OnSafety é uma ferramenta que também pode agilizar e automatizar a identificação dos riscos ocupacionais, promover o controle de medidas preventivas e incentivar a Cultura de SSO na indústria. Nosso cliente, o Eng. Gilson Schroder da PROSEG, relata a experiência com o OnSafety em sua empresa de Assessoria em Segurança do Trabalho

Depoimento da PROSEG Segurança do Trabalho

Fique por Dentro da Nossa Tecnologia

O OnSafety está ajudando a melhorar o desempenho e a automatizar a Segurança e Saúde Ocupacional de vários clientes de diferentes setores industriais:  Agronegócios, Indústria de Alimentos, Construção Civil, Transportes, Assessorias, entre outros. Podemos agendar uma reunião para apresentar os benefícios do OnSafety, será uma conversa rápida e produtiva.

7 atitudes que reduzem os acidentes de trabalho - banner