O que é o Presenteísmo e como evitá-lo?

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Nem sempre ter os trabalhadores presentes no ambiente de trabalho todos os dias é sinônimo de produtividade, muitas vezes os trabalhadores podem estar no local de trabalho mas sem desempenhar suas funções de forma eficiente, segura e produtiva, desconectados do trabalho, insatisfeitos, entre outras situações e todos esses casos são chamados de presenteísmo.

Os resultados de uma organização dependem do comprometimento, respeito dos valores, desempenho, segurança e saúde do trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores. Portanto, diagnosticar fatores de presenteísmo é fundamental para reverter os problemas, implantar ações efetivas e evitar que os fatores se manifestem nos outros profissionais.

No Brasil, em 2022, os eventos relacionados com a Pandemia COVID-19, o crescimento da informalidade no mercado de trabalho, as incertezas sociais e econômicas, entre outros fatores vem prejudicando o crescimento da produtividade. Dados do Observatório da Produtividade Regis Bonelli da FGV demonstram que a produtividade no primeiro trimestre de 2022 está abaixo do nível de 2013.

Taxa de Crescimento de Valor Adiconado (VA), do Pessoal Ocupado (PO), das Horas Habitualmente Trabalhadas e de Horas Efetivas Trabalhadas para Agragar Valor (e m% e em relação ao mesmo trismestre do ano anterior) – Brasil.
Fonte: Observatório da Produtividade Regis Bonelli da FGV

No painel de indicadores observa-se que o processo de recuperação do emprego e das horas habituais trabalhadas é lento, tendo registrado os piores resultados entre 2019 e 2021. Observa-se também que nas horas efetivas trabalhadas existe um distanciamento das outras medidas, tanto durante a pandemia como após a pandemia, decorrente da desaceleração econômica e crescimento da informalidade.

Cenário que pressiona as empresas e gera incertezas entre os trabalhadores. E, o trabalhador é o principal ativo que devemos cuidar no ambiente de trabalho. O presenteísmo é uma questão que pode ser evitada com ações relacionadas com a SST, por isso preparamos este artigo para falar um pouco sobre este assunto, confira a seguir.

O que é o presenteísmo?

Presenteísmo é uma condição caracterizada por um estado de presença física de um trabalhador que não está devidamente engajado no trabalho e está exposto a situações perigosas que podem provocar acidentes de trabalho. Ou seja, o trabalhador cumpriu sua agenda, mas demonstrou falta de dedicação, concentração e foco ou, em outras palavras, ele está no local de trabalho, mas o seu pensamento está em outro lugar.

Basicamente, é também uma forma de ausência do trabalho, pois mesmo estando presente no ambiente, o colaborador se vê incapaz de se dedicar às suas tarefas, podendo estar nessa situação por diversos motivos ou causas.

As causas do presenteísmo

As causas do presenteísmo podem ser as mais variadas, desde problemas no ambiente de trabalho a situações que envolvem a vida pessoal do trabalhador, sendo assim difícil de identificar as causas e o próprio presenteísmo.

No nível individual, o presenteísmo decorre de questões familiares e de saúde, ansiedade e depressão, insegurança, questões financeiras ou outros problemas sociais e econômicos. Em alguns, casos esses fatores não estão diretamente relacionados ao trabalho, mas podem prejudicar o desempenho profissional.

Os problemas no ambiente de trabalho relacionados ou que causam o presenteísmo podem ser:

  • Excesso de demandas: Devido às altas demandas repassadas ao trabalhador todos os dias, ele pode se sentir cada vez mais sufocado e achar que não pode entregar o que é solicitado. Isso pode levar a picos de estresse que podem afetar a psique e a capacidade de começar;
  • Insatisfação com o ambiente: Se a pessoa não tiver os desafios e responsabilidades que correspondam às suas habilidades ou ao que lhe foi oferecido no momento do recrutamento, ela pode se sentir frustrada. Sentir-se não reconhecido, ter problemas com a liderança ou insatisfação com os benefícios oferecidos podem ser motivos de comparecimento;
  • Clima organizacional inadequado: às vezes acontece que um funcionário simplesmente não concorda com o clima da empresa ou houve uma grande mudança que ele não se vê mais na nova forma de trabalhar na organização. Isso gera insatisfação e, como resultado, reduz a qualidade da entrega planejada;
  • Condições de trabalho inadequadas: Desde um ambiente de trabalho desorganizado à problemas ergonômicos, um ambiente inadequado pode desmotivar os trabalhadores, além de deixá-los inseguros.

A diferença entre presenteísmo e absenteísmo

Ambos são conceitos semelhantes, porém de estruturas bem diferentes.

No caso do absenteísmo, há também uma perda de comunicação entre o colaborador e seu trabalho, mas esta é caracterizada por uma ausência do local de trabalho. É quando o colaborador não comparece ao ambiente de trabalho por motivos físicos, emocionais, saúde, atrasos constantes, negligência, etc.

Por outro lado o presenteísmo é uma “ausência mental” onde o trabalhador está fisicamente presente no local de trabalho, porém, distante e com baixa concentração na hora de desempenhar as atividades ou funções. 

Em termos gerais é possível relacionar que quando as situações de absenteímo ou presenteísmo ocorrem no ambiente de trabalho será identificada a falta de produtividade e crescimento da probabilidade de registrar acidentes de trabalho.

Como identificá-lo?

Por ser uma condição do trabalhador que acontece lentamente e por não ser algo tangível, identificar a situação demanda tempo, conhecimento e ações pró-ativas para monitorar o comportamento, engajamento e comunicação dos trabalhadores. 

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Por isso, é importante monitorar e identificar sinais que ajudam a diagnosticar as causas do problema. Fique atento aos seguintes fatores ou atitudes do trabalhador na empresa:

Alterações Comportamentais

As mudanças comportamentais das equipes de trabalho são os primeiros sinais que problemas com a saúde ocupacional, ambiente de trabalho, relacionamentos ou simplesmente existem conflitos no local de trabalho que devem ser resolvidos.

O presenteísmo influencia principalmente nas atitudes como, por exemplo, trabalhadores com apatia nos resultados ou desafios da empresa, falta de interesse nas atividades, cansados ​​ou estressados. Os sintomas de fadiga física excessiva também podem ser um sinal.

Dificuldade para promover interações com os trabalhadores

As interações sociais no ambiente de trabalho são mecanismos para promover o desempenho da equipe, produtividade, inovação e troca de conhecimento no ambiente de trabalho. E, a falta de interação no local de trabalho é um sinal que precisamos agir e motivar a participação, colaboração, cooperação e comunicação mais transparente e coletiva.

Baixo desempenho na produtividade

Um dos maiores impactos é na produtividade dos funcionários. De uma hora para outra, ele começa a fazer uma tarefa de cada vez que faz três vezes. Esse momento ruim também é um grande sinal. No começo, sempre há desculpas, mas elas não escondem o problema por muito tempo.

Maior incidência de erros

Além da quantidade, a qualidade do trabalho também é afetada. Na falta desse engajamento e motivação, o profissional passa a ser descuidado com seu trabalho, comete erros e se limita ao mínimo que pode fazer para considerar tarefas concluídas.

Neste momento, o número de registros de acidentes de trabalho também é um sinal de alerta sobre o presentísmo no ambiente de trabalho. Fique atento a todos os sinais para evitar essas situações!

Como evitar o presenteísmo?

Defina papéis e responsabilidades

Outra causa do presenteísmo é a falta de propósito no trabalho. O que estou fazendo aqui? Qual é o meu papel neste projeto? Muitos profissionais fazem essa pergunta de tempos em tempos. É sua responsabilidade responder de forma realista e dar a todos um propósito.

Promova a Qualificação do Trabalhador

Ambientes de trabalho precisam ser seguros e saudáveis, para isso todos os trabalhadores devem ser orientados sobre o que fazer para manterem seus ambientes dessa forma. É necessário ir além de apenas instruções básicas e é para isso que existem os treinamentos em SST.

A importância de ter uma equipe treinada e capacitada para a manutenção de uma cultura de SST é grande, pois quando todos estão envolvidos, sensibilizados, apoiados e capacitados para criar ambientes mais seguros e saudáveis é possível reduzir os níveis de exposição aos riscos ocupacionais e implantar medidas de prevenção.

Mantenha a comunicação clara

Certifique-se sempre de que a comunicação dentro da empresa seja transparente, permitindo que todos falem o que pensam. Proporcionar uma oportunidade de discussão, para que os problemas, sejam eles quais forem, sejam apresentados e resolvidos, sem prejudicar a atuação do profissional.

Melhore o clima organizacional

Evite reviver um clima competitivo dentro da empresa. Tente encorajar a cooperação, valorizar cada membro do grupo. Certifique-se de que sua organização seja um bom lugar para trabalhar, com boas relações interpessoais, e que o prédio em si seja acolhedor.

Sempre dê feedback

O feedback é importante porque dá aos funcionários um retorno sobre seu trabalho. Você pode ver que a empresa está atenta ao seu desempenho, valoriza muito a entrega que ele faz e se preocupa em ajudá-lo a melhorar constantemente, avaliar seus pontos fortes e melhorar.

Garantir a qualidade de vida dos colaboradores

Incentivar ações e mudanças que tragam mais qualidade de vida aos colaboradores dentro e fora da empresa. Explicamos que problemas como ansiedade, depressão e estresse crescente, podem levar a uma manifestação. Portanto, evitar que essas situações apareçam é essencial para a motivação e o engajamento no trabalho.

Motive sua equipe

A equipe precisa de motivação para encontrar significado em seu trabalho. É importante que não seja apenas uma troca de renda, mas que todos percebam que estão produzindo um bom resultado. Isso promove a satisfação e o desejo de continuar fazendo algo que fará a diferença.

Ofereça programas com foco em ergonomia e saúde ocupacional

Também é importante introduzir programas focados em ergonomia e saúde ocupacional. Eles garantem que o local de trabalho seja adequado, confortável e agradável, sem efeitos negativos no corpo e na mente. Os cuidados com a saúde garantem o equilíbrio e o controle das condições clínicas que podem afetar a concentração e o engajamento.

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