PCA: O que é o programa de conservação auditiva?

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O Programa de Conversação Auditiva (PCA) é um conjunto de ações ou medidas preventivas contínuas e sistemáticas que são propostas para evitar, no contexto ocupacional, o surgimento ou agravamento da Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIRO).

O ambiente de trabalho pode provocar a exposição do trabalhador a diferentes riscos ocupacionais e essa exposição coloca a saúde dos trabalhadores em risco. Entre os diferentes riscos ocupacionais a exposição ao ruído em ambiente de trabalho provoca a perda auditiva. É uma lesão ocupacional causada frequentemente na audição do trabalhadores, gerando impactos temporários ou em muitas situações permanentes.

Para reduzir e eliminar a perda auditiva nós temos o PCA. Ruídos são comuns em diferentes ambientes de trabalho e é considerado como uma das principais causas de perda auditiva dos trabalhadores. Neste caso, é necessário que este risco seja eliminado e controlado com medidas relacionadas como, por exemplo:

  1. Monitorar a exposição a níveis de pressão sonora elevados. Para acessar os limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente consultar a NR 15 – Atividades e Operações Insalubres.
  2. Implantar medidas de controle de engenharia e administrativas.
  3. Monitorar a saúde dos trabalhadores com exames de audiometria.
  4. Usar Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
  5. Inserir a formação profissional e incentivar os trabalhadores a adotar medidas preventivas à saúde.
  6. Conservar registros e histórico da avaliação e monitoramento do ruído no ambiente de trabalho.
  7. Avaliar a eficiência e eficácia do PCA.

A necessidade de prevenir e controlar a perda auditiva ocupacional decorrente da exposição aos níveis de pressão sonora elevados e melhorar a qualidade de vida do trabalhador indicam a importância do desenvolvimento e avaliação do PCA no ambiente de trabalho. Para caracterizar um pouco mais os impactos e a proposta do PCA preparamos o artigo a seguir, confira.

O Que é o PCA?

O PCA ou Programa de Conservação Auditiva consiste em um conjunto de ações que tem como objetivo a preservação da audição em trabalhadores que ficam expostos a ruídos elevados durante a jornada de trabalho. No ambiente ocupacional a exposição a um nível de pressão sonora de 85dB (A), em média, por oito horas diárias de trabalho é um fator de risco que deve ser controlado ou eliminado.

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O conjunto de ações é composto por diversas medidas, como o uso de EPIs e EPCs, análise dos ruídos e exames periódicos audiométricos, entre outras recomendações e medidas preventivas que devem ser registradas no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Como qualquer programa de saúde e segurança do trabalho, o PCA deve ser contínuo, melhorado e deve ser implementado em todos os setores da empresa que a pressão sonora ultrapassar os limites de tolerância estabelecidos pela NR 15 – Atividades e Operações Insalubres.

Quando Deve ser Elaborado o PCA?

Nos ambientes de trabalho e a qualquer momento que é identificado um ruído acima do Limite de Tolerância, o PCA, é necessário para alcançar a efetiva prevenção da perda auditiva ocupacional. A análise de riscos por meio da “técnica dosimetria” é proposta para avaliar a média aritmética ponderada que considera o nível de ruído, em decibéis (dB), e o tempo de exposição (horas).

Ou seja, sempre que o ruído no ambiente estiver acima de 80 dB, o programa deve ser elaborado, implantado e gerenciado no ambiente de trabalho.

Como Elaborar o PCA?

O Programa de Conservação Auditiva, como dissemos, é um processo contínuo e possui algumas etapas a serem seguidas para que seja eficiente.

Análise do Ambiente de Trabalho

O primeiro passo para criar um PCA é conhecer e entender as operações da sua empresa. Determine os riscos que seus funcionários enfrentam e os riscos que essas operações representam. 

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Por exemplo, examine ambientes onde os profissionais estarão expostos a ruídos acima de 80 decibéis.

Realize Audiometrias

Todos os colaboradores expostos a ruídos devem ter audiometrias realizadas em seus exames ocupacionais, é importante que sejam realizadas desde o admissional e em todos os periódicos para que a situação da audição seja acompanhada rotineiramente.

Capacite os Trabalhadores 

Todos os trabalhadores devem estar cientes do ruído que pode ocorrer em seu ambiente de trabalho. Esta é uma iniciativa importante não só para a equipe de SST, mas para todos os colaboradores. 

Observe que os trabalhadores devem relatar ruídos irritantes. Também devem ser feitos esforços para usar os equipamentos de proteção individual corretamente designados e para  facilitar a realização de testes audiométricos periódicos de acompanhamento.

Forneça EPI’s e Implante EPC’s

A “vantagem” dos ruídos é que não é tão difícil mitigar este risco, por se tratar de um risco mecânico que se dá por meio de ondas, alguns tipos de EPC’s e EPI’s para isolamento acústico são extremamente efetivos.

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Portanto, o fornecimento de protetores auditivos eficientes e em perfeitas condições é uma obrigação para que o PCA seja eficiente, além disso, quando possível, a instalação de isolamento acústico em máquinas e locais que fornecem ruídos também é indicada.

Quem Desenvolve o PCA?

O programa deve ser desenvolvido por profissionais com conhecimento sobre os componentes do PCA, processo de implantação e manutenção do PCA, bem como, ter qualificação na legislação pertinente a Segurança e Saúde do Trabalho. Entre os profissionais que podem estabelecer os procedimentos, estabelecer requisitos sobre EPI´s, EPC’s e/ou contratação de serviços de terceiros, estão:

A avaliação do programa precisa ser realizada frequentemente como, por exemplo, por meio de auditorias que consideram os resultados alcançados ou impactos de todas as medidas de prevenção proposta no PCA.

Os Impactos do PCA no Ambiente de Trabalho

Este programa é extremamente importante principalmente pelo fato de que ele faz parte da manutenção da saúde e bem estar dos trabalhadores, reduzindo problemas auditivos e possíveis casos de PAIRO (Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional).

Pelo fato de manter a saúde dos trabalhadores em dia, o PCA acaba sendo também um responsável pela redução de afastamentos e absenteísmos, além de ser um programa que também ajuda a combater o estresse no trabalho. A perda auditiva em muitos casos afeta inclusive a comunicação do trabalhador uma vez que passa a ter dificuldade de captação de som.

E por fim, manter um PCA é estar em dia com as obrigações de SST, visto que é um programa obrigatório previsto pelo Anexo II da NR 07

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