Os principais riscos na construção civil e como evitá-los

capa riscos nas construcao civil

Compartilhe

Quando se trata de acidentes de trabalho, os trabalhadores da construção civil estão inseridos em uma das áreas mais críticas para se atuar, por ser uma área em que os trabalhadores comumente lidam com situações de perigo é sempre bom tratar dos riscos na construção civil.

A construção civil está entre os setores mais importante de uma economia por causa dos impactos que gera na contratação de mão-de-obra, demanda de tecnologias na construção civil, consumo de materiais, entre outros fatores. Neste sentido, é possível destacar megaobras relacionadas com a Copa do Mundo de 2022 e Olímpiadas.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho demonstram que somente de 2019 a 2021, mais de 24.000 CATs foram notificadas apenas na área da construção de edifícios, número alarmante considerando a subnotificação e o fato de que passamos por uma pandemia neste período.

Os riscos na construção civil são diversos e muitos têm um grau elevado como, por exemplo, podem ocorrer acidentes por Quedas, Acidentes com Objetos em Movimento, Choque Elétrico e Lesões com Máquinas e Equipamentos, daí a importância de tratar sobre este assunto e tomar cuidado com estes riscos, veja tudo sobre no nosso artigo a seguir.

Quais os principais riscos na construção civil?

Estes riscos são inúmeros, e vão desde os mais brandos aos mais graves, porém alguns podem ser considerados os mais comuns, pois infelizmente são os que mais acarretam acidentes.

Alguns dos principais riscos na construção civil são:

Quedas

Um dos principais problemas da construção civil é a diferença de altura. Esses acidentes  geralmente são fatais acima de cinco metros. Isso se deve à falta de equipamentos necessários, como âncoras e ferramentas para evitar o encalhe, além de plataformas e andaimes mal construídos ou desatualizados. 

E isso não ocorre apenas na construção de edifícios, demolições também podem causar acidentes graves. Para  não causar problemas, além dos equipamentos necessários para garantir a segurança dos trabalhadores, o treinamento deve ser realizado de acordo com a Norma Regulamentadora 35 (NR-35), que permite a realização de atividades em alturas superiores a 2 metros.

A Segurança e saúde do trabalho na construção civil - banner

Como evitar acidentes de trabalho em altura?

  • Uso de EPI’s contra quedas: Arnês, cinturão anti-queda com talabarte, cinto tipo paraquedista, etc;
  • Controle adequado dos EPI’s: Conferir se todos estão usando, manutenção, higienização, cuidado com a validade, etc;
  • Implantação de Sinalização de Segurança: Placas indicando buracos e as beiradas.
  • EPC’s contra quedas: Guarda-corpo nas beiradas, redes e cavaletes de proteção próximos a buracos, corrimãos.

Choque elétrico

Choques elétricos podem ser provenientes de cabos expostos ou de ambientes próximos onde os trabalhadores se movimentam muito. Acidentes envolvendo choque comumente são provenientes de instalações elétricas precárias, falta de sinalização e uso inadequado de EPIs.

Como evitar?

  • Capacitações conforme previsto nas NRs 10 e 12;
  • Não ligar diversos equipamentos na mesma extensão;
  • Checar o estado das fiações rotineiramente.

Queda de materiais e objetos 

Esta, como todas as outras situações, exige muita atenção, no ambiente da construção civil, há muita movimentação de objetos e materiais, por isso os materiais podem cair ou deslizar, e os trabalhadores correm o risco de serem atingidos. 

Muitas vezes essas quedas ocorrem devido a má organização do ambiente de trabalho.

Como  evitar?

  • Organizar o ambiente de trabalho e guardar materiais, ferramentas e objetos em locais adequados;
  • Uso de EPCs como barreiras.

Ruído

A exposição a ruídos acima de 85 dB por mais de 8 horas é realmente prejudicial e para ruídos acima de 95 dB, a exposição por mais de 2 horas também pode causar danos. Além disso, observa-se que cada vez mais estamos expostos a uma poluição sonora que produz efeito na nossa saúde.

Impactos do ruído nos ambientes de trabalho - banner

Os canteiros de obras são ambientes ruidosos e, em muitos casos, os trabalhadores estão expostos a ruídos que podem prejudicar sua audição, geralmente este ruído tem sua fonte sendo as máquinas e ferramentas de trabalho.

Como evitar?

  • Promover a manutenção de máquinas e equipamentos;
  • Isolamento da fonte do ruído com cabines isolantes;
  • Fornecimento de protetores auditivos.

Máquinas e equipamentos

No ambiente da construção civil, existem diversos tipos de máquinas e equipamentos que são utilizados, como serras, betoneiras, furadeiras, etc.. Quando esse tipo de maquinário não passa por uma análise ergonômica, não passa por manutenções regulares e são colocados operadores sem capacitação para usá-los oferecem muito perigo.

Como evitar acidentes de trabalho?

  • Realizar a manutenção regular destas máquinas e ferramentas;
  • Capacitação dos funcionários para o uso delas;
  • Proteger as partes que mais oferecem perigo, como engrenagens, etc.

Identificar para mitigar os riscos na construção civil é a solução

Todos estes meios de evitar os riscos que expomos, não podem ser definidos antes dos riscos serem identificados e analisados, portanto o principal meio de evitar os riscos na construção civil são inspeções constantes.

O trabalho da Segurança do Trabalho deve ser constante, inspecionar rotineiramente canteiros de obra, identificando riscos para assim evitá-los é o “segredo” para a redução dos acidentes de trabalho que infelizmente ainda são muito comuns neste setor.

Apesar de ser um trabalho constante, as inspeções não necessariamente precisam demandar tanto tempo de técnicos, hoje em dia diversas tecnologias podem agilizar este processo e auxiliar na manutenção da segurança dos ambientes de trabalho.