Os trabalhadores frequentemente estão expostos a um número elevado de fatores de risco que causam acidentes e doenças. No local de trabalho é possível, também, associar o comportamento e a conduta do trabalhador inadequada aos acidentes de trabalho. Neste caso, é um ato inseguro e as condições inseguras que contribuiram com a ocorrência do acidente de trabalho.
Os atos inseguros e as condições inseguras são caracterizadas de diferentes formas no ambiente de trabalho, comumente, são situações relacionadas com as pessoas e locais de trabalho que existem há muito tempo, são imperceptíveis, passam a ser normal e compreendem falhas relacionadas com a Segurança e Saúde do Trabalho (SST).
O profissional da área de SST deve considerar que o ato inseguro está relacionado diretamente com o trabalhador e sobre como ele compreende a relação homem-máquina, a segurança do trabalho, padronização, a análise de riscos, ações preventivas e respeito as limitações e condições físicas-humanas.
As condições inseguras são relacionadas com a organização, limpeza, educação, segurança e qualidade de vida do ambiente de trabalho. Isto é, é quando o trabalhador está exposto a equipamentos e máquinas sem proteção, instalações elétricas inadequadas, EPI’s inadequados, EPC’s, manuntenção inadequada, iluminação, entre outros agentes de risco.
Em destaque, são reunidas as lesões mais frequentes registradas em notificações de acidentes de trabalho nos últimos 10 anos. Observa-se que as principais lesões são corte, laceração, ferida contusa, com 20% de ocorrências, fratura, 18% dos casos, contusão e esmagamento, 14%, torção, 9% e lesão imediata com 8%, lesões que representam 69% dos casos comunicados com CAT.
Observa-se que os atos inseguros e as condições inseguras são situações que aumentam a frequência, a gravidade e a probabilidade de ocorrer acidentes. Para entender melhor os conceitos e as formas de evitar um ato inseguro e também as condições inseguras, preparamos este artigo, confira a seguir.
O que é um ato inseguro?
Um ato inseguro está relacionado diretamente ao comportamento e a conduta do trabalhador, toda vez que o trabalhador desrespeita procedimentos e realiza sua atividade de maneira incorreta, é um ato inseguro.
Alguns exemplos de atos inseguros são:
- Não seguir o que está disposto em sua Ordem de Serviço;
- Se negar a utilizar EPI’s;
- Utilizar os EPI’s de maneira incorreta e não cuidar deles;
- Utilizar máquinas e ferramentas inadequadamente;
- Desatenção em trabalhos perigosos;
- Acessar áreas sem uma Permissão de Trabalho;
- Exercer atividades sem a devida capacitação;
- Improvisar ou fazer uso de ferramenta inadequada à tarefa exigida;
- Consumir drogas, bebidas alcoólicas ou acessar redes sociais com muita frequencia durante a jornada de trabalho.
O que é uma condição insegura?
Já as condições inseguras são relacionadas ao ambiente de trabalho e não dependem do comportamento do trabalhador, sendo alheias à ele, todo ambiente desorganizado e que não cumpre os padrões de segurança gera condições inseguras.
Alguns exemplos de condições inseguras são:
- Ambiente de trabalho desorganizado;
- Excesso de ruído;
- Má iluminação;
- Falta de EPC’s;
- Edificações precárias;
- Máquinas e equipamentos defeituosos;
- Agentes de risco (ruído, vibrações, calor, radiação, poeiras, etc.) presentes no ambiente de trabalho.
Como evitar o ato inseguro?
Como vimos no artigo, um ato inseguro é uma situação gerada por comportamentos de colaboradores, portanto, a melhor maneira de evitar que eles ocorram é com instrução e cobranças.
Alguns meios para que isso ocorra podem ser:
- DDS: O DDS é o principal meio para evitar o ato inseguro, pois diariamente o trabalhador é instruído sobre procedimentos de segurança e é uma boa forma de manter os trabalhadores engajados com a SST;
- Treinamentos e capacitações: Treinamentos são mais esporádicos que os DDSs porém, são bem mais detalhados e são bem focados em situações de riscos, além disso são obrigações legais em diversas atividades;
- Ordem de Serviço: A Ordem de Serviço é um documento que serve como um guia de segurança para determinada atividade, ela define quais procedimentos de segurança devem ser tomados e se o trabalhador segui-la adequadamente, dificilmente atos inseguros serão cometidos;
- Auditorias comportamentais: Após os trabalhadores serem instruídos e treinados sobre como devem proceder em segurança suas atividades, é necessário garantir que eles estejam seguindo as instruções, para isso inspeções rotineiras podem ser feitas avaliando o comportamento dos trabalhadores em seus postos de trabalho;
Como evitar a condição insegura?
E, diferente do ato inseguro, a condição não compete aos comportamentos dos trabalhadores, são situações em que o trabalhador é exposto a riscos, sem ter como evitar apenas se cuidando mais.
Algumas maneiras de evitar as condições inseguras são:
- EPI’s e EPC’s: Providenciar os equipamentos de proteção adequados é indispensável para que as condições de trabalho sejam seguras, com eles os trabalhadores ficam protegidos dos riscos que sua função o expõe;
- Auditorias de segurança: Da mesma forma que inspeções podem garantir que os trabalhadores estão agindo de acordo com as normas de segurança, inspeções também podem ser usadas para averiguar os locais de trabalho e conferir se o ambiente está seguro;
- PGR, APR, LTCAT: Todos estes documentos que exigem uma inspeção minuciosa dos ambientes de trabalho e seus riscos são os principais meios para se evitar as condições inseguras, através deles, todos os riscos são identificados e ações para que eles sejam reduzidos ou eliminados são indicadas.