Papel da SST no desenvolvimento sustentável

O Papel da Segurança do Trabalho no Desenvolvimento Sustentável

A Equipe OnSafety assume o compromisso de definir ações na sua estratégia de negócio que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente, aqueles que são relacionados com a Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho.

Nosso desafio é desenvolver tecnologias que promovam nos ambientes de trabalho a redução do número de acidentes de trabalho, a melhoria na saúde e segurança do trabalhadores, o desempenho produtivo do trabalhador e a redução dos custos por acidentes e doenças profissionais nas indústrias.

Inicialmente preparamos dois blogs: 1) O Papel da Segurança e Saúde no Trabalho no Desenvolvimento Sustentável; 2) Agenda da SST para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil), que descrevem a relação e importância da SST com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e apresentam iniciativas ou ações definidas no Brasil para promover resultados positivos na saúde e segurança do trabalhador.

Desenvolvimento Sustentável

Em setembro de 2015, 193 representantes dos Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e aprovaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Especificamente, o Brasil se comprometeu a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos, conforme consta no documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

A Agenda 2030 é um plano de ação mundial para as pessoas que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e destaca 169 metas para erradicar a pobreza, buscar a fome zero no planeta, promover a boa saúde e bem-estar, a educação de qualidade, a igualdade de gênero, o fornecimento de água limpa e saneamento, a energia acessível e limpa, emprego digno e crescimento econômico, promover a indústria, inovação e infraestrutura, entre outros, dentro dos limites do planeta.

objetivos sustentáveis
objetivos sustentáveis

Os temas propostos demandam um processo de negociação mundial que envolve quatro dimensões e tem como objetivos engajar e conscientizar atores-chave da sociedade (Governos Locais, Setor Privado e Sociedade Civil):

  1. Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.
  2. Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.
  3. Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.
  4. Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

Neste contexto, a Segurança e Saúde do Trabalho está diretamente relacionada com o ODS 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico, que visa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos. Uma das principais metas é:

8.8 Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas com emprego precário.

Um outro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado com a SST é o que visa estabelecer estratégias para promover a indústria, a inovação e a infraestrutura dos países (ODS 09). Entre as principais ações que podemos destacar para a SST é aumentar significativamente o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) que visam promover e preservar a saúde e segurança dos trabalhadores.

A tecnologia para a SST é sempre um elemento que provoca resultados positivos quando é introduzida de uma forma adequada em ambientes organizacionais e promove a Cultura de Segurança do Trabalho.

A Plataforma Agenda 2030 é um convite para que o governo, a sociedade, as empresas, as academias e você, busquem ações para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. Neste caso, nosso desafio é desenvolver tecnologias que ajudem aos profissionais no ambiente de trabalho a adotar ações preventivas que reduzam a exposição aos riscos ambientais e diminuam os acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Conheça o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST)

O Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST), criado, em 2012, é uma resposta às orientações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quanto à saúde e segurança do trabalho.

O projeto foi elaborado pela Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho, que envolve a participação de membros representantes de três grupos da sociedade: o governo, a classe dos trabalhadores e a classe dos empregadores. A coordenação do programa fica sob a responsabilidade dos representantes do governo e ocorre por meio de um sistema de rodízio anual.

membros da comissão tripartite de SST

As principais ações propostas pelo PNSST visam:

  • Promover a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores.
  • Prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
  • Evitar mortes.
  • Eliminar e  reduzir os riscos à saúde existentes nos ambientes laborais.
  • Dar assistência aos acidentados.

Todo os dias devemos buscar ações que promovam o desempenho na área de SST na nossas indústrias. Resultados que devemos comemorar em memória as inúmeras vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que são registrados a cada dia, hora e minuto no mundo.

Uma data comemorativa é o dia 28 de Abril, iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) promovida com o objetivo de relembrar e minimizar o alto índice de acidentes e doenças ocupacionais. A proposta é promover eventos no mundo que divulguem informações e a conscientização dos riscos de acidentes de trabalho.

Para continuar nossa discussão sobre a relação e a importância da SST com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável apresentamos a Agenda da SST para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil.

Fique por Dentro da Nossa Tecnologia

Veja como a nossa tecnologia ajuda a melhorar o desempenho da área de SST na indústria no Canal OnSafety. Também podemos agendar uma reunião para apresentar os benefícios do Sistema OnSafety, será uma conversa rápida e produtiva, é só agendar com um representante da nossa Equipe OnSafety.

Comments:1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ajuda