abril verde

Importância do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

28 de abril é oficialmente o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às inúmeras vítimas de acidentes e doenças ocupacionais que acontecem a cada dia no mundo.

A data comemorativa é uma iniciativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) promovida com o objetivo de  minimizar o alto índice de acidentes e doenças ocupacionais. A proposta é promover eventos no mundo que divulguem informações e a conscientização dos riscos de acidentes de trabalho.

Estatística Mundial e Nacional da Segurança e Saúde no Trabalho.

  • Conforme dados da OIT, a cada 15 segundos um trabalhador morre em razão de acidente ou doença do trabalho e 160 colaboradores são vítimas de acidentes ocupacionais nestes mesmos 15 segundos.
  • Só no Brasil, segundo dados do Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social (AEPS) 2016, foram registrados cerca de 578,9 mil acidentes de trabalho, que comparado com 2015, essa estatística reduziu 6,98%.
  • De 2012 a 2017, o número chega a quase quatro milhões de Comunicados de Acidente de Trabalho (CATs) ao INSS que custaram mais de 26 bilhões de reais à Previdência Social. Isso só no Brasil. Imagine se  considerarmos o cenário internacional?!

Visão Geral da Segurança e Saúde no Trabalho.

Infelizmente, muitos colaboradores e empregadores ainda são leigos no assunto. Não possuem a devida consciência sobre os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Normalmente o foco da segurança está durante a ocupação em si, esquecendo-se de observar detalhes que envolvem o antes e o depois da atividade. Para entender melhor, veja alguns exemplos referentes à falta de procedimentos corretos de segurança no trabalho:

  • Deixar de efetuar  manutenção preventiva em equipamentos e máquinas industriais.
  • Não armazenar corretamente ferramentas e materiais de trabalho na construção civil.
  • Falta de limpeza,  organização e sinalização de ambientes, de modo geral.

Estes e outros fatores podem ser a causa de inúmeros incidentes no trabalho. Como o próprio nome diz, incidentes não acontecem toda hora; no entanto, quando eles acontecem, deixam graves consequências e não dá mais para voltar atrás, não é verdade?

Por isso, as iniciativas que visam promover uma cultura de segurança prevencionista devem ser tratadas como uma necessidade social e consideradas como um mecanismo fundamental para promover uma cultura de segurança do trabalho.

Tema do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Em 2018, o tema definido pela OIT para conscientização e aprofundamento de trabalhadores, empregadores, profissionais da área de SST e da sociedade em geral foi Geração Segura e Saudável.

Portanto, neste mês de Abril, a sociedade, o governo e as organizações privadas se unem para debater sobre o tema, que, particularmente; neste ano, associa-se ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), aborda a Segurança e Saúde do Trabalho, no objetivo de desenvolvimento sustentável n°. 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, e destaca duas metas:

  • 8.7. tomar medidas imediatas e eficazes para a eliminação de todas as formas de trabalho infantil até 2025.
  • 8.8. propõe ambientes de trabalho seguros e saudáveis para todos os colaboradores até 2030.
Crédito da arte: Ken Robinson/Global Goals

Dia Mundial da Segurança do Trabalho e a sua empresa.

Agora diz para gente, como sua empresa se organizou para responder a esta proposta? Ainda há tempo de preparar uma oportuna reflexão para o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Além de palestras, você pode elaborar um cronograma de ações, incluindo ginásticas laborais, gincanas, jogos, teatro, sorteios de brindes e o que mais sua criatividade lhe inspirar para aumentar o interesse e engajamento dos colaboradores. É uma atitude que contribui com a vida dos seus trabalhadores.

Veja outras idéias na Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – CANPAT, cujo objetivo é chamar a atenção para a prevenção de acidentes e adoecimentos que vitimam trabalhadores diariamente, no Brasil. Agenda lançada pelo Ministério do Trabalho que permanecerá até novembro de 2018.

O importante é aproveitar a oportunidade para ampliar a conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. Afinal, o uso adequado de EPI’s, procedimentos e medidas corretivas de segurança devem se tornar um HÁBITO na rotina das empresas de todo mundo, a começar pelo nosso país; a começar pela sua empresa.

Bons hábitos de segurança no trabalho preserva a integridade física do trabalhador, sua saúde e aumenta sua produtividade. Que sua empresa e seus respectivos colaboradores tenham um excelente e produtivo Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Comments:0

Deixe uma resposta