Médico do Trabalho: Seu papel e sua importância

capa medico do trabalho

Compartilhe

9 dicas para implantar uma cultura de SST - banner

A saúde e a segurança dos trabalhadores são de suma importância para toda e qualquer empresa, com profissionais destinados para cada uma delas, sendo o Técnico em SST mais voltado à segurança e o Médico do Trabalho à saúde.

O Médico do Trabalho é um profissional especializado e apto para atuar na relação que existe entre os trabalhadores e seu trabalho, visando a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho e a promoção da saúde e qualidade de vida, conforme destacado pela ANAMT (Associação Nacional de Medicina do Trabalho).

O Médico do Trabalho tem um papel fundamental no bem-estar dos colaboradores, sendo ele o responsável por algumas práticas importantes para a manutenção de uma cultura de Segurança. Além disso, é um profissional ancorado em dois pilares: a Clínica e a Saúde Pública.

  • Dados publicados pela ANAMT, baseados, na quantidade de registros de Médicos do Trabalho, 13.343, em 2015, que correspondem a 4% do total de médicos especialistas, demonstram que a maior concentração dos profissionais é na Região Sudeste do Brasil.

A ANAMT também destaca que o Médico do Trabalho deve asssegurar ou facilitar aos trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho.

Sabendo da importância deste profissional, preparamos este artigo falando um pouco sobre, confira a seguir.

Quem é o médico do trabalho?

É um médico que possui uma especialização em medicina do trabalho, podendo adquiri-la através de uma residência médica ou por uma especialização em medicina ocupacional.

É ele quem atua na área de saúde ocupacional das empresas, realizando os exames ocupacionais e elaborando o PCMSO.

Qual é o papel do médico do trabalho?

O médico do trabalho deve ter um profundo conhecimento do trabalho, dos trabalhadores e relacionar a saúde e as atividades profissionais, garantindo a segurança e o bem-estar dos trabalhadores em seus ambientes ocupacionais.

Uma das responsabilidades do médico do trabalho é criar um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que estabelece uma série de definições relacionadas à saúde e segurança do trabalho, exames a serem realizados, cronogramas, laudos e exames de saúde, uma série de análises dentro de um programa específico. Outras atribuições do Médico do Trabalho são:

  • Prestar cuidados de saúde;
  • Realizar os exames ocupacionais;
  • Atender ou acompanhar um paciente que necessite de tratamento específico;
  • Fiscalizar o local de trabalho junto à equipe municipal, ou outros órgãos que atuam na área de Saúde Ocupacional;
  • Informar sobre doenças e acidentes relacionados ao trabalho;
  • Participar de atividades educacionais na empresa.

Quais exames ele realiza?

Para confirmar se o empregado possui condições físicas e/ou psicológicas para o trabalho, o médico do trabalho define o programa de avaliação do trabalho da empresa. Alguns dos procedimentos de controle da saúde realizados por este especialista são:

A Segurança e saúde do trabalho na construção civil - banner
  • Exame Admissional: realizado antes da contratação de um funcionário com carteira assinada;
  • Exames Periódicos: realizados em intervalos periódicos para avaliar a condição do trabalhador;
  • Exame de Retorno ao Trabalho: realizado quando o empregado se ausenta por 30 dias ou mais, por motivo de doença ou acidente;
  • Exame de Mudança de Função: realizado antes da mudança de função ou setor do funcionário que estará exposto a novos riscos após a transferência;
  • Exame Demissional: realizado quando um funcionário da empresa é demitido.

O ideal é que o médico sempre compare os dados do funcionário e faça pesquisas sobre os problemas que persistem nos locais de trabalho, incentivando determinadas ações para melhorar essas condições nas empresas.

A importância do médico do trabalho

Na busca da empresa pela saúde e qualidade de vida do empregado, o médico do trabalho tem um papel muito importante como ponte que levará o empregador a esse objetivo.

Um médico do trabalho trabalhará em um local que ficará encarregado de manter os trabalhadores saudáveis, para evitar problemas graves. No trabalho científico publicado pela ANAMT destaca que o médico do trabalho é um especialista formado com competências organizadas em seis domínios:

1) Profissionalismo ou Competência de Juízo Moral;

2) Análise da situação de saúde dos trabalhadores: diagnóstico dos principais problemas e necessidades; recursos, oportunidades e facilidades para atenção integral à saúde, em nível individual e coletivo;

3) Estudo do trabalho: avaliação, análise e intervenção sobre as situações de risco para a saúde e integridade do trabalhador, presentes ou potenciais, geradas pelo trabalho;

4) Formulação de políticas, organização da atenção integral à saúde dos trabalhadores e gestão integrada de Saúde, Segurança e Ambiente;

5) Promoção e Educação para a Saúde;

6) Competências Transversais: Comunicação e relações interpessoais; Gestão do conhecimento; Trabalho em equipe, liderança e mediação de conflitos.

É um profissional que deve ser preparado para acompanhar as mudanças no mundo do trabalho, desafios e oportunidades para identificar situações que pioram a saúde e a qualidade de vida do trabalhador. A saúde dos trabalhadores deve ser prioridade, eliminando situações de trabalho arcaicas que geram fatores de riscos ocupacionais e locais de trabalho perigosos.

infográfico cultura de segurança