Estatísticas e pessoas apertando as mãos

Radar da Inspeção do Trabalho

Preparamos uma série de 5 publicações relacionadas com as estatísticas da Segurança e Saúde do Trabalho do Brasil. São dados que estão disponíveis em várias agências ou instituições que fiscalizam e/ou monitoram a frequência, gravidade e impacto dos acidentes de trabalho, e que reunimos com o objetivo de promover uma Cultura de Segurança do Trabalho.

Radar da Inspeção do Trabalho

O objetivo da Inspeção do Trabalho no Brasil é “assegurar a todos os brasileiros o efetivo acesso ao direito social ao trabalho” e as estatísticas de fiscalização estão divididas em 9 módulos ou grupos: 1) Vínculos Empregatícios; 2) Recolhimento do FGTS; 3) Cotas de Aprendizagem; 4) Cotas de Pessoas com Deficiências (PcD); 5) Atributos da Segurança e Saúde do Trabalho (SST); 6) Acidentes de Trabalho; 7) Trabalho Escravo; 8) Trabalho Infantil e 9) Autuações.

Em 2018, as estatísticas relacionadas com a inspeção de todos os grupos, publicadas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), demonstram que seis estados: SP (17%), MG (11%), RJ (10%), RS (9), PR (6%) e BA (6%), responderam por 60% das infrações registradas (autos de infração lavrados), isto é, cerca de 135 mil, de um total de 228.443,00 autuações.

O Radar da Inspeção do Trabalho também indica que nas indústrias os principais desafios são relacionados, principalmente, com o controle das informações do FGTS (24,6%), da Fiscalização (12,8%), Registros do Trabalhador e CTPS (12,1%), atender os requisitos da NR-18 (8,6%) e Descanso do Trabalhador (8,0), que representam 66,1% do total de autuações realizadas pela SIT, em 2018.

Destaca-se também que as principais atividades industriais autuadas são: 1)° Comércio: Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas; 2º) Indústria de Transformação; 3º) Construção Civil; 4º) Alojamento e Alimentação e 5º) Transporte, Armazenagem e Correios, respondendo por 72% do total de autuações, ou seja, 163.210,00, em 2018.

As informações disponibilizadas pela Inspeção do Trabalho de uma forma geral são importantes para orientar e desenhar ações e controlar procedimentos internos, principalmente, dos setores mais autuados no Brasil, que contribuam com o contínuo avanço na melhoria dos direitos sociais e trabalhistas e evitem penalidades financeiras e comerciais nas industriais.

A Equipe OnSafety apresenta uma análise específica das informações relacionadas com a Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e o objetivo é promover uma tomada de decisão e um planejamento de ações preventivas mais robusta e focada nos desafios que existem para promover uma Cultura de Segurança do Trabalho, em 2019.

Conheça 3 Questões Críticas para a Promover a CULTURA de SST
.

A continuação da nossa Série Estatísticas da SST, saí na próxima semana e vamos falar sobre o Infográfico dos Acidentes de Trabalhos. Não perca!

Enquanto isso, veja como a nossa tecnologia ajuda a melhorar o desempenho da área de SST na indústria no Canal OnSafety. Também podemos agendar uma reunião para apresentar os benefícios do OnSafety? Será uma conversa rápida e produtiva, CLIQUE AQUI.

Comments:1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.