Estatísticas e pessoas apertando as mãos

Radar da Inspeção do Trabalho

Estatísticas da Segurança e Saúde do Trabalho do Brasil

Preparamos uma série de 5 publicações relacionadas com as estatísticas da Segurança e Saúde do Trabalho do Brasil e hoje vamos tratar do radar da inspeção do trabalho.

São dados que estão disponíveis em várias agências ou instituições que fiscalizam e/ou monitoram a frequência, gravidade e impacto dos acidentes de trabalho, e que reunimos com o objetivo de promover uma Cultura de Segurança do Trabalho.

Radar da Inspeção do Trabalho

O objetivo da Inspeção do Trabalho no Brasil é “assegurar a todos os brasileiros o efetivo acesso ao direito social ao trabalho” e as estatísticas de fiscalização estão divididas em 9 módulos ou grupos: 1) Vínculos Empregatícios; 2) Recolhimento do FGTS; 3) Cotas de Aprendizagem; 4) Cotas de Pessoas com Deficiências (PcD); 5) Atributos da Segurança e Saúde do Trabalho (SST); 6) Acidentes de Trabalho; 7) Trabalho Escravo; 8) Trabalho Infantil e 9) Autuações.

Em 2018, as estatísticas relacionadas com a inspeção de todos os grupos, publicadas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).

Elas demonstram que seis estados: SP (17%), MG (11%), RJ (10%), RS (9), PR (6%) e BA (6%), responderam por 60% das infrações registradas (autos de infração lavrados), isto é, cerca de 135 mil, de um total de 228.443,00 autuações.

O Radar também indica que nas indústrias os principais desafios são relacionados, principalmente, com o controle das informações do FGTS (24,6%), da Fiscalização (12,8%), Registros do Trabalhador e CTPS (12,1%), atender os requisitos da NR-18 (8,6%) e Descanso do Trabalhador (8,0), que representam 66,1% do total de autuações realizadas pela SIT, em 2018.

Destaca-se também que as principais atividades industriais autuadas são: 1)° Comércio: Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas; 2º) Indústria de Transformação; 3º) Construção Civil; 4º) Alojamento e Alimentação e 5º) Transporte, Armazenagem e Correios, respondendo por 72% do total de autuações, ou seja, 163.210,00, em 2018.

Importância das informações encontradas pela inspeção do trabalho

As informações disponibilizadas pela Inspeção do Trabalho de uma forma geral são importantes para orientar e desenhar ações e controlar procedimentos internos, principalmente, dos setores mais autuados no Brasil, que contribuam com o contínuo avanço na melhoria dos direitos sociais e trabalhistas e evitem penalidades financeiras e comerciais nas industriais.

A Equipe OnSafety apresenta uma análise específica das informações relacionadas com a Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e o objetivo é promover uma tomada de decisão e um planejamento de ações preventivas mais robusta e focada nos desafios que existem para promover uma Cultura de Segurança do Trabalho, em 2019.

A continuação da nossa Série Estatísticas da SST, saí na próxima semana e vamos falar sobre o Infográfico dos Acidentes de Trabalhos. Não perca!

Enquanto isso, veja como a nossa tecnologia ajuda a melhorar o desempenho da área de SST na indústria no Canal OnSafety. Quer saber mais sobre o OnSafety? Fale com um dos nossos atendentes!

Comments:4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.