Dicas para Reduzir Acidentes de Trabalho das Mãos e Dedos

Dicas para Reduzir Acidentes de Trabalho das Mãos e Dedos

Compartilhe

Banner acidentes de trabalho

As mãos e dedos dos trabalhadores são as partes do corpo mais atingidas em acidentes de trabalho, seguidos dos pés, mãos, joelhos, ombros e olhos. E, em função desse índice elevado de incidência e pelos impactos que causam na vida dos trabalhadores é fundamental implantar práticas que ajudam a reduzir acidentes de trabalho das mãos e dedos.

O SmartLab destaca que acidentes de trabalho envolvendo as mãos e os dedos no Brasil representam 29,7% das CAT registradas por ano. Isto é, apenas em 2022, foram cerca de 147 mil acidentes com trabalhadores que sofreram cortes, fraturas, esmagamento, escoriações, lesões ou até amputação de mãos e dedos.

As funções que mais sofreram acidentes de trabalho em mãos e dedos no período foram as relacionadas com atendimento hospitalar, registrados em 14,5% dos casos, hipermercados, 4,7%, frigoríficos, 2,8%, construção civil, 2,0%, administração pública, 1,95%, transporte rodoviário, 1,75% e restaurantes com 1,74%.

Todas as atividades destacadas acumularam cerca de 30% de registros de acidentes de trabalho e as principais causas são relacionadas com a falta de segurança e manutenção de máquinas e equipamentos, quedas do mesmo nível, exposição a agentes químicos e biológicos, em veículos de transporte, uso inadequado de ferramentas manuais, com motos, queda de altura, entre outros agentes causadores.

Uma das principais consequências do acidente de trabalho com as mãos e dedos dos trabalhadores é a incapacidade de executar atividades básicas e que impactam a rotina diária dos trabalhadores, criando limitações e desconforto na vida do trabalhador.

Garantir a segurança do trabalho das mãos e dedos torna-se fundamental para a qualidade de vida do trabalhador, redução dos custos de acidentes de trabalho e previdenciários das organizações e produtividade no ambiente de trabalho.

A implantação de um programa de ações preventivas é a melhor alternativa para reduzir os acidentes de trabalho. A seguir, destacamos um conjunto de dicas que possibilitam a segurança do trabalho das mãos e dedos.

Dicas de Segurança do Trabalho das Mãos e Dedos

A primeira dica é sempre manter as mãos e dedos limpos e usar luvas adequadas ao trabalhar em atividades manuais ou operacionais que oferecem algum tipo de perigo para o trabalhador como, por exemplo, perfuração, corte, amputações, queimadura, contaminação por contato com a pele, esmagamento, entre outras situações.

É necessário se certificar que existe uma área segura para trabalhar com máquinas e equipamentos. Além disso, instalar e verificar a manutenção de sistemas de segurança (comando elétricos, sensores, dispositivos pneumáticos ou mecânicos, de intertravamento e de emergências) em zonas de perigo de máquinas e equipamentos que podem provocar acidentes de trabalho com mãos e dedos.

Para construir e implantar um programa seguro das mãos e dedos no ambiente de trabalho e reduzir os acidentes de trabalho é necessário introduzir as seguintes práticas:

  • Utilizar sempre o EPI adequado para o tipo de risco ocupacional e aplicação recomendada pelo fabricante. Isso pode incluir luvas específicas para operações com produtos químicos como, luvas de Neoprene, Nylon, Látex, Fibras Naturais etc., todas com os registro de CA válido no Brasil.
  • Implantar medidas preventivas ou procedimentos de trabalho adequados que evitam os acidentes de trabalho. É necessário estabelecer uma cultura de melhoria contínua na segurança do trabalho.
  • Adotar práticas para uma boa higiene das mãos e remover qualquer objeto dos dedos que possa afetar a tarefa ou gerar desconforto no uso do EPI.
  • Instalar protetores para as mãos ou outros dispositivos necessários para garantir a segurança do trabalho.
  • Identificar as paradas de emergências de máquinas e equipamentos.
  • Usar ferramentas adequadas para as atividades realizadas na rotina de trabalho e garantir que foram dados treinamentos adequados sobre o uso, manutenção e armazenamentos das ferramentas e equipamentos de trabalho.
  • Realizar auditorias e inspeções de trabalho para verificar o cumprimentos de todos os requisitos das NR’s e identificar as não-conformidades nos procedimentos seguidos pelos trabalhadores durante a execução das atividades, dando uma atenção ao uso de mãos e dedos.
  • Introduzir intervalos de descanso durante a jornada de trabalho com atividades de alongamento para mãos e dedos.
  • Procurar o atendimento médico imediatamente para todas as situações em que ocorrer um corte, feridas abertas ou outros ferimentos nas mãos e dedos. Além disso, registrar as causas do acidente de trabalho e implantar ações corretivas.

A alta incidêndia de acidentes de trabalho com as mãos e dedos gera diversos impactos. Desta forma, é fundamental que existam esforços para estudar os fatores que provocam o acidente de trabalho. Além disso, é necessário que as ações preventivas sejam planejadas e avaliadas de uma forma mais efetiva por todas as partes envolvidas na SST.

Infográfico 7 atitudes que reduzem os acidentes de trabalho - banner