A organização no ambiente de trabalho e sua importância

organizacao ambiente de trabalho capa

Compartilhe

Banner acidentes de trabalho

A organização no ambiente de trabalho é um princípio que contribui com o desempenho das atividades realizadas pelos trabalhadores no dia a dia das empresas e elimina perigos ou fontes de riscos ocupacionais. Ao valorizar a organização no ambiente de trabalho estamos promovendo de uma forma direta uma cultura de segurança e saúde do trabalho que tem como objetivo evitar acidentes de trabalho.

Ao introduzir a organização no ambiente de trabalho estamos consequentemente promovendo práticas relacionadas com diferentes áreas como, por exemplo, com a Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia da Qualidade, Engenharia de Processos e Operações, Administração e Gestão de Recursos Humanos. É um conjunto de práticas que são propostas para aumentar a produtividade dos trabalhadores de uma forma segura e saudável.

Uma análise do comportamento da produtividade das Pessoas Ocupadas (PO) por Horas Trabalhadas no Brasil, no período de 1995 a 2020, em cinco setores básicos da nossa economia, demonstra que o valor agregado dos trabalhadores nos processos da Indústria de Transformação, Construção Civil e Transporte é constante nos últimos 25 anos. E, os setores de Serviços e Agropecuário demonstram um crescimento do indicador no período.

O crescimento da produtividade nas atividades agropecuárias pode estar relacionado com as transformações tecnológicas que vem sendo inseridas no campo e na indústria e a menor participação de trabalhadores empregados pelo setor agropecuário. E, o setor de serviços está associado pela capacidade de absorver mais trabalhadores com pouca contribuição tecnológica.

Indicador Setorial de Produtividade do Trabalho – Anual de 1995 a 2020 – Fonte: IBRE (2021)

Trabalhar em um ambiente industrial ou organizacional desorganizado prejudica a produtividade dos trabalhadores, aumenta os níveis de exposição aos riscos ocupacionais, deixa o ambiente desconfortável e dificulta introduzir práticas da SST.

O senso de organização no ambiente de trabalho é promovido quando criamos processos padronizados para executar tarefas ou atividades, estabelecemos locais para armazenar EPI’s, ferramentas, equipamentos, materiais, produtos químicos, etc., reduzimos o deslocamento desnecessários dos trabalhadores, liberamos espaços e mantemos um local limpo e seguro.

Pensando na importância de reforçar o senso de organização no ambiente de trabalho e reunir informações ou dicas sobre como organizar o seu ambiente de trabalho, a nossa equipe preparou este post, acompanhe a seguir!

Por que manter a organização no ambiente de trabalho?

Como comentamos anteriormente, manter seu ambiente de trabalho organizado vai muito além de uma questão visual, uma vez que a organização garante condições de trabalho melhores e maior bem-estar para o trabalhador no seu dia a dia.

A falta de organização causa muita perda de tempo dos trabalhadores, por exemplo, quando é preciso encontrar algo como uma ferramenta, algum material necessário para o trabalho e esse objeto é deixado em qualquer lugar, leva um tempo até encontrar.

Além de perda de tempo, o ambiente desorganizado pode causar atrito entre os colaboradores justamente pelo fato da localização de ferramentas, equipamentos e pelo atraso na execução da atividade ou cumprimento das metas do ambiente de trabalho, gerando inclusive estresse no trabalhador. A organização também permite liberar uma área física no local, almoxarifado, armários, mesas, etc. Entre as principais contribuições que podemos associar para o trabalhador estão:

  • Aumentar a produtividade;
  • Otimização do tempo ou horas trabalhadas;
  • Focar na necessidade de espaços e controles necessários dos trabalhadores;
  • Bem-estar no local de trabalho;
  • Melhorar o relacionamento da equipe;
  • Contribuir com o desempenho da SST em atividades industriais críticas e
  • Redução de acidentes de trabalho.

A organização no ambiente de trabalho pode ser crucial para a segurança e saúde do trabalho, por exemplo, para evitar acidentes de queda do trabalhador, acidentes com equipamentos em manutenção e acidentes de queda de objetos de armários, prateleiras ou empilhamento excessivo. Além disso, é uma forma de eliminar a exposição do trabalhador as partes móveis de um equipamento, pontos de contaminação, sinalizar a localização de ferramentas, produtos químicos, locais de higienização, sinalização de limpeza e fluxos de circulação de pessoas.

infográfico cultura de segurança

O senso de organização no ambiente de trabalho inclusive se transformou em uma das práticas mais importantes para viabilizar a retomada das atividades em tempos de pandemia. Quando colocamos em prática a análise de riscos e o levantamento das principais fontes geradoras de perigos comumente vamos adotar medidas preventivas e procedimentos para estabelecer os fluxos de movimentação das pessoas no local e a localização, utilização e armazenamento dos objetos, evitando com isso a concentração de pessoas ou aglomerações.

Como organizar o ambiente de trabalho?

Aplique o Senso da Organização

Para criar um ambiente organizado a primeira atividade é aplicar uma avaliação para identificar objetos, ferramentas, equipamentos e/ou outros materiais que estão no ambiente de trabalho. A organização do ambiente de trabalho também está associada com o descarte de todos os materiais desnecessários, que aumentam a probabilidade de acidentes de trabalho. A avaliação do descarte deve ser realizada pensando nos seguintes critérios e ações a serem tomadas:

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃOAÇÕES DE MELHORIA
É usado pelo trabalhador toda horaDisponibilizar no próprio local de trabalho
É usado pelo trabalhador durante o dia ou execução da tarefaDisponibilizar em um local próximo ao local de trabalho
É usado pelo trabalhador pelo menos uma vez na semana ou quando necessário Armazenar no Almoxarifado, Sala de Ferramentas ou Equipamentos ou Local Adequado com Controle Visual
Não é usado pelo trabalhadorDescartar em local adequado ou Disponibilizar para outras áreas ou locais de trabalho
Critérios de Organizar e Melhorar o Ambiente de Trabalho

Para manter um ambiente de trabalho organizado é necessário avaliar a frequência da limpeza do local, as fontes de sujeira, falta de iluminação, sinalização dos equipamentos, ruídos excessivos, movimentação dos trabalhadores e definição de áreas de descarte de resíduos ou coleta de lixos gerados durante as operações que o trabalhador executa.

Organize o material de trabalho

Defina um local onde as ferramentas, equipamentos, EPI’s, fiquem sempre armazenados e divididos adequadamente. Adote práticas visuais para indicar o local, nome do objeto ou posição correta para manter armazenado de uma forma segura. Atenção deve ser dada para acessar os materiais em função do peso, distância, frequência de uso ou outros aspectos que limitam manter organizado o ambiente de trabalho. Nesta fase, da implantação do senso da organização para manter o local organizado é necessário conscientizar sobre a importância e treinar o trabalhador.

O mesmo vale para outras ferramentas de trabalho, até mesmo arquivos físicos e digitais. Lembre-se a falta de organização está associada com o tempo que nós perdemos ao procurar uma objeto, informação ou qualquer outro recurso que seja necessário para executar as nossas atividades de uma forma segura e saudável!

Tenha um bom controle de estoque

Ferramentas, equipamentos, EPI’s, materiais e informações podem se perder durante a jornada de trabalho sem que se saiba. Por exemplo, manter um controle de estoque dos EPI’s e cuidá-lo diariamente é um ótimo meio de garantir a manutenção e disponibilidade para o trabalhador.

Conscientize os trabalhadores

Apenas definir atitudes e locais de trabalho não adianta se todos da equipe não se comprometerem a seguir tudo certinho, portanto, diariamente e em momentos como DDS, SIPAT, esse é um tema bom a ser abordado.

Use um checklist de auditoria

Para monitorar se a organização no ambiente de trabalho está sendo cumprida de maneira correta, usar um checklist de inspeção relacionado a isso é uma ótima maneira de fazer isso rotineiramente e com auxílio da tecnologia ainda. Tudo isso na palma da sua mão e gerando relatórios automatizados para todas as áreas ou equipes envolvidas.

A organização no ambiente de trabalho também pode ser associada a outras práticas relacionadas com o descarte dos materiais, manutenção das ferramentas, equipamentos, procedimentos de limpeza, padronização das atividades, uso de EPI’s, adoção de procedimentos seguros, higiene pessoal, saúde do trabalhador, disciplina e autoavaliação.

Com a prática dos sensos fortalecemos a cultura de segurança e saúde do trabalho. E, para colocar em prática podemos iniciar com modelos de checklists de inspeção para avaliar os sensos e colocando em prática programas como o Programa 5S ou Lean Safety.

Infográfico 7 atitudes que reduzem os acidentes de trabalho - banner