As máquinas e os equipamentos utilizados nas rotinas de trabalho são extremamente importantes e facilitam o trabalho operacional, além disso são utilizadas para automatizar tarefas. No entanto, as máquinas e equipamentos apresentam inúmeros riscos que precisam ser controlados ou até eliminados e para isso precisamos entender melhor a importância dos requisitos de segurança descritos na NR-12.
Diariamente diversos profissionais operam diversos tipos de máquinas e equipamentos em suas jornadas de trabalho, o que os expõem aos mais variados tipos de riscos mecânicos, riscos físicos e ergonômicos. São exposições ocupacionais que provocam acidentes, reduzem a produtividade, aumentam os custos de produção e prejudicam o ambiente de trabalho.
Entre os principais riscos adiconais que devem ser considerados estão as substância perigosas que apresentam riscos à saúde ou integridade física do trabalhador, vibrações, ruído, calor, combustíveis, superfícies aquecidas acessíveis e radiações ionizantes e não ionizantes.
O Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil demonstra que as irregularidades relacionadas com a NR-12 representam 5,24% das autuações no Brasil, isto é, são autuadas em média 8.489 empresas por ano. É um ação de fiscalização que ajuda a reduzir as irregularidades e a prevenir acidentes de trabalho causados por máquinas e equipamentos.
As características dos acidentes de trabalho registrados demonstram que as máquinas e equipamentos, que respondem por 14,8% dos registros por ano, causam lesões nos trabalhadores do comércio, abatedouros, construção civil, hospital, fábricas, entre outros. Além disso, as principais lesões são fraturas, cortes e esmagamentos que ocorrem nos dedos, mãos, braços e pernas dos trabalhadores.
Sabendo da importância da gestão de segurança em máquinas, justamente o assunto que a NR-12 aborda, preparamos este artigo para falar sobre esta norma tão presente no dia a dia das empresas.
A NR 12 – Segurança de Trabalho em Máquinas e Equipamentos
A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) tem como objetivo definir: “referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes…”
A NR-12 cobre todas as fases que envolvem o uso de máquinas e equipamentos, desde a sua fabricação, montagem, instalação, limpeza, manunteção, inspeção, importação, comercialização ou mesmo exposição e desativação e desmonte da máquina ou equipamentos.
Na NR-12 são dispostas medidas de proteção para serem adotadas pelos trabalhadores e gestores de segurança no uso de máquinas e equipamentos. E, as medidades de proteção são adotadas considerando o arranjo físico e instalações do local de trabalho além disso, a sequencia das medidas de proteção devem ser adotadas seguindo uma ordem de prioridade:
- Medidas de Proteção Coletiva – EPCs: Instalação de sistemas para isolar máquinas ou seus locais que possam apresentar riscos para todas pessoas;
- Medidas administrativas ou medidas de organização do trabalho: capacitar e treinar os funcionários sobre os procedimentos internos da empresa e uso da máquina e equipamento, de uma maneira periódica e manter o registro destes treinamentos e o controle de seus vencimentos;
- Medidas de Proteção Individual – EPIs: Fornecimento de equipamentos de proteção individual adequados aos riscos que a máquina fornece ao trabalhador que a opera.
A Segurança de Trabalho em Máquinas e Equipamentos também passa pela instalação de Dispositivos Elétricos, Dispositivos de Partida, Acionamento e Parada. Além disso, instalação de Sistemas de Segurança e Dispositivos de Paradas de Emergência, conforme as características funcionais e técnicas das máquinas e equipamentos instalados na indústria.
Como realizar a proteção de máquinas e equipamentos?
A proteção das máquinas e equipamentos tem como objetivo tornar a operação e manutenção mais segura. Tal objetivo é alcançado a partir da implantação de diferentes tipos de proteções de máquinas e equipamentos, como, por exemplo:
Barreiras físicas
São proteções que envolvem partes perigosas das máquinas, que possuem o objetivo de evitar que o trabalhador entre em contato diretamente com essas partes, como por exemplo:
- Proteções sobre engrenagens;
- Proteções sobre peças móveis e pontos de esmagamento;
- Barreira entre a máquina e o operador no caso de risco de ejeção de detritos.
Dispositivos de segurança
Os dispositivos de segurança também são um tipo de barreira, porém, não físicas, eles consistem em sistemas, controles e acessórios que procuram impedir o contato do colaborador com peças perigosas da máquina também, alguns exemplos são:
- Botões de parada de emergência;
- Sensores que param a máquina caso alguma parte do corpo se aproxime de partes perigosas;
Localização
Outra forma de proteger os trabalhadores contra estes riscos mecânicos é posicionar máquinas ou suas partes móveis perigosas que não sejam acessíveis aos trabalhadores ou que representem um perigo a uma distância segura. Consiste também em deixar os painéis de operação a distância e protegidos.
Barreiras de conscientização
Não impedem literalmente o contato do operador com os riscos potenciais, mas serve para conscientizar e deve ser utilizada em conjunto com as demais, as mais comuns são as sinalizações.
Outro meio que pode ser encaixado nesse tipo de barreira, são as capacitações para o uso das máquinas, através delas, os operadores saberão lidar com seus instrumentos de trabalho da maneira mais segura e adequada.
A importância da NR 12 e da proteção de máquinas e equipamentos
Manter um local de trabalho seguro, especialmente em ambientes industriais e de produção, requer a proteção de máquinas. A seguir, destacamos pontos-chave que devem ser considerados para melhorias e investimentos na proteção de máquinas e equipamentos, conforme os requisitos destacados na NR-12:
- Prevenção de lesões: Ao reduzir os riscos associados às máquinas, a proteção das máquinas pode reduzir o risco de lesões ou morte, bem como o risco de problemas crônicos de saúde, como perda auditiva e LER ou DORT;
- Conformidade com a lei: Como já vimos durante todo o artigo, manter máquinas e equipamentos protegidos atende a NR-12, mas não somente ela, ações para mitigar riscos são exigidas em diversas legislações;
- Aumento da produtividade: Quando os funcionários se sentem confortáveis, sua produtividade aumenta. Com a proteção adequada das máquinas, os funcionários podem se concentrar em suas tarefas sem se preocupar com riscos potenciais.
- Reduzir o impacto financeiro negativo: Manter o trabalhador longe de acidentes, evita gastos, seja com cuidados médicos, com processos ou multas, além disso, máquinas protegidas exigem menos paradas para consertos, fazendo da máquina em si mais produtiva e menos custosa;
- Melhor controle de qualidade: As garantias das máquinas ajudam a prevenir problemas de controle de qualidade e evitar erros não intencionais que podem afetar a qualidade dos produtos fabricados.