Como a OnSafety Ajudou a Eliminar a Falta de EPIs no Almoxarifado na Novalata?

Novalata - Case de Sucesso

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Vamos relatar a história de sucesso da Novalata que utiliza a tecnologia OnSafety para o controle digital de entrega e devolução de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) utilizando assinatura eletrônica, de forma rápida e segura. É um processo digital que gerou impacto positivo nas atividades de reposição do almoxarifado e disponibilidades do EPI para o trabalhador.

A Novalata é uma das principais fornecedoras de embalagens metálicas do Brasil, setor que emprega formalmente mais de 244 mil trabalhadores e faturou 41,1% do total de U$ 738,1 milhões de dólares advindo das exportações de embalagens em 2022, conforme dados da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).

A história da Novalata iniciou nos anos 90, com a missão de atender pequenos produtores de tintas e solventes. Com o passar do tempo a empresa cresceu e aumentou sua participação no mercado, passando a atender médias e grandes empresas.

A empresa possui 3 unidades industriais, localizadas em São Paulo, que fornecem soluções em embalagens metálicas para os setores imobiliários, reparos automotivos, solventes/diluentes, industrial e promocional. Além disso, possui certificações que possibilitam segurança aos clientes e atendimento diferenciado, sendo a maior consumidora de folha de flandres da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com o maior parque litográfico deste mercado.

A Novalata é uma empresa comprometida com a sustentabilidade, possui parceria com empresas que fazem o recolhimento e descarte consciente e ecológico dos refugos da produção (aço, plástico e produtos químicos). Além disso, possui parceria com a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (ABEAÇO), entidade que regula o processo de reciclagem do aço.

A Novalata investe continuamente em P&D e no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), tendo como principais objetivos aumentar a participação no mercado e a satisfação dos clientes e melhorar os resultados operacionais.

Alinhado com o processo de inovação e sustentabilidade da Novalata, em 2021, surgiu a parceria com o OnSafety com o objetivo de dar agilidade às entregas de EPI’s e organizar de uma forma padronizada a documentação relacionada com a Fichas de Controle de Entrega dos EPI’s para os trabalhadores, que eram disponibilizadas no papel, contribuindo inclusive com a sustentabilidade devido a redução do uso de papel neste processo

Um dos requisitos era adquirir uma tecnologia que substituísse o processo manual por processo digitalizado que assegurava a assinatura das fichas de EPI’s, melhorava o controle de estoques e melhorava o monitoramento dos indicadores (dashboard) relacionados ao Controle de EPI’s. Além disso, era necessário controlar a documentação e atender as exigências destacadas pela Norma Regulamentadora 06 – Equipamentos de Proteção Individual (NR-06).

Confira a seguir como a Novalata vem ganhando agilidade, confiabilidade e rastreabilidade no controle de entrega e devolução de EPI’s. Ainda, como está utilizando a tecnologia para melhorar o controle e disponibilidade dos EPI’s no almoxarifado e promover a Cultura de SST no ambiente de trabalho.

O Processo de Controle de Entrega e Devolução de EPIs

A Novalata possui uma equipe de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) que conta com 3 profissionais, sendo 1 Engenheiro e 2 Técnicos de Segurança do Trabalho, que são responsáveis por gerenciar as atividades de segurança do trabalho, coordenar as equipes de trabalho, elaborar documentos técnicos e programas de prevenção, promover e controlar treinamentos, realizar inspeções nos ambientes de trabalho, promover a cultura de segurança, controlar entrega de EPI’s e outros. É uma equipe de SSO que busca procedimentos, métodos e tecnologias que automatizam o processo de Gestão de Saúde e Segurança e os auxilia a promover a cultura de segurança na empresa.

Nas unidades industriais da Novalata o fluxo de controle de entrega e devolução de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) é realizado pelos almoxarifes.São solicitados e entregues EPI’s para mais de 300 colaboradores que recebem bota, botina, calça, calçado baixo, creme protetor, luva para proteção, manga, óculos, protetor auditivo, respirador, máscara semifacial filtrante e outros. Mensalmente são realizadas, em média, mais de 2000 entregas de EPI’s.

Antes da implantação do OnSafety, o processo de controle de entrega de EPI’s consistia no preenchimento manual de uma ficha de controle com informações sobre o nome e função do trabalhador, data de entrega, tipo do EPI, quantidade, número do Certificado de Aprovação (CA), motivo da entrega e assinatura por parte da empresa e do trabalhador.

A entrega de EPI’s era um processo manual, lento e oneroso, em que não havia um controle de estoque eficiente, pois havia excesso de alguns tipos de EPI’s e falta de outros. Além disso, gerava um consumo elevado de papel e demandava custos de armazenamento das Fichas de Controle de Entrega dos EPI’s.

O Gestor de Processos, Anderson Ascenço destaca que, antes da implantação do OnSafety:

“os principais desafios em relação ao Controle de EPIs eram: i) controlar o estoque dos EPIs, garantindo o atendimento da demanda, sem que faltasse EPIs no dia a dia e que não houvesse um excesso desnecessário, ou seja, manter os níveis de estoque de EPIs controlados; ii) coletar a assinatura dos trabalhadores na ficha de EPI no momento da entrega e, iii) a falta de entendimento do trabalhador sobre a importância de efetuar a troca dos EPIs vencido mesmo que eles estejam em boas condições.”

A implantação do OnSafety possibilitou a descentralização do processo de controle de entrega e devolução de EPIs, sendo possível o acesso das informações de qualquer lugar, proporcionando a melhoria do processo de Gestão de Saúde e Segurança.

O Gestor de Processos, Anderson relata que, “as fichas podem ser preenchidas imediatamente no ato da entrega de forma prática e rápida, mesmo que não seja no almoxarifado, pois, conseguimos realizar a entrega direto na produção por meio de um celular onde colaborador assina no ato do recebimento”.

É um processo de controle de entrega e devolução prático e rápido, que permite mobilidade ao almoxarife e assegura o preenchimento correto da ficha de EPI, o controle e acompanhamento do estoque em tempo real, acompanhamento dos EPis entregues e os que estão vencendo e agilidade na busca das fichas de EPI’s. Facilidades que tornam mais efetivo o processo de controle de entrega de EPI’s e confiável o atendimento dos requisitos da NR 06 na equipe de SST.

Impactos do OnSafety no Almoxarifado da Novalata

O OnSafety também ajudou a melhorar o planejamento e reposição de EPI’s no almoxarifado, pois, pelo relato dos gestores da SST, com a digitalização do processo de entrega de EPI’s:

…“é possível ter uma média de consumo de EPIs, contribuindo para uma compra mais dentro das necessidades, pois antes sobrava muito EPI de um tipo e outros faltavam. Hoje dificilmente falta algum EPI, só se for muito específico, como óculos de segurança com grau ou sapato de segurança com número muito maior ou menor do que o padrão.”.

Na opinião do Gestor de Processos, Anderson, a mobilidade também permitiu melhorar a gestão visto que “agora as fichas podem ser preenchidas imediatamente no ato da entrega de forma prática e rápida, inclusive mesmo que não seja no almoxarifado, conseguimos realizar a entrega direto na produção por meio de um celular onde colaborador assina. Bem mais prática e rápido.” Além disso, o OnSafety permite que os responsáveis do almoxarifado possam realizar outras atividades no ambiente de trabalho, em função do tempo que é economizado com a entrega dos EPI’s usando a tecnologia.

A expectativa da equipe da Novalata é que o OnSafety continue oferecendo uma solução de excelência para o Controle de Entrega de EPIs e que possa ampliar os tipos de leitores homologados para a biometria.