Na hora de preparar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) perguntas como o que fazer e quais temas abordar são comuns. Afinal, a SIPAT na indústria é uma grande oportunidade para criar uma cultura de segurança. O êxito do evento só depende de uma boa organização.
A SIPAT é uma obrigatoriedade legal que deve ser repetida a cada ano nas empresas. O evento ocorre pelo menos uma hora por dia durante uma semana completa e no período de trabalho.
Conforme a NR 5, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é responsável por elaborar a SIPAT juntamente com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Além de ampliar o conhecimento dos funcionários, o objetivo do evento é permitir que a empresa, como um todo, adquira novos hábitos preventivos relacionados à segurança no ambiente de trabalho.
Neste post, vamos dar algumas ideias para que você possa planejar bem a SIPAT e atingir os resultados esperados.
O que devo programar na SIPAT?
Tudo vale, desde que as atividades planejadas mantenham a abordagem de assuntos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho – SST.
O tema por si já é bem sério, por isso uma boa sugestão é iniciar a SIPAT com humor para “quebrar o gelo”. Isso vai permitir que os funcionários fiquem mais abertos e receptivos ao que será desenvolvido.
Palestras são comuns no cronograma. No entanto você pode usar a criatividade para alcançar os objetivos da empresa e ao mesmo tempo tornar a SIPAT muito mais agradável.
Ginásticas laborais, gincanas, jogos, teatro, sorteios de brindes são alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas no evento de modo a gerar mais envolvimento dos colaboradores.
Quais temas devo abordar na SIPAT?
A escolha do tema do evento tem que vir de encontro com a necessidade da empresa. O assunto deve estar relacionado com a realidade do funcionário e o seu cotidiano no ambiente de trabalho.
O primeiro passo para a definição do tema é ouvir sugestões. Pode-se apresentar três ideias e fazer uma enquete para selecionar a opção que mais atrair a atenção dos funcionários.
[wm_row bg_attachment=”” bg_color=”#d9efa0″ padding=”10px”]
Alguns temas como sugestão para sua SIPAT.
- Segurança e produtividade como alicerces no trabalho.
- Quem melhor do que você para cuidar da saúde e segurança do trabalho?
- Pequenas falhas que podem ser fatais no ambiente de trabalho.
- EPC: zelo pelo bem que é de todos!
- EPI: aquilo que é seu, você cuida!
- Um único ato inseguro em instantes pode afetar várias vidas.
- O trabalho em três passos: antes, durante e depois.
- Na hora do trabalho; brincadeiras e piadas à parte.
- Gambiarra: maior vilã da segurança do trabalho.
- Promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho.
[/wm_row]
Como é o meu público?
Outro detalhe importante é saber exatamente qual o nível de conscientização dos funcionários em relação à SST.
Não adianta preparar algo superficial e que não acrescenta nada de novo. A SIPAT não pode ser cansativa, pelo contrário, tem que ser interessante e deve agregar valor à vida profissional dos trabalhadores.
O que considerar e como planejar a introdução da SIPAT?
1. Antecipação.
Não deixe para planejar tudo de última hora. Como o evento é anual, já dá para ir abordando o assunto durante as reuniões da CIPA. É possível definir com antecedência a data, o local, os horários, os palestrantes, os oradores, a programação e os recursos materiais da SIPAT.
2. Custo.
Como tudo na vida gera uma despesa, com a SIPAT não é diferente! Apresente para a direção um orçamento que vá de encontro com o padrão da empresa. É claro que é possível economizar com algumas iniciativas simples como conseguir patrocínios ou através de parcerias.
3. Equipe e Coordenador.
Defina a equipe da SIPAT entre os cipeiros e coloque uma pessoa responsável, treinada e proativa para estar à frente da organização do evento ou, se necessário, contrate uma equipe especializada.
4. Checklist.
Faça uma lista com as tarefas que deverão ser executadas durante todo o período de preparação da SIPAT para que nenhum detalhe importante passe despercebido.
5. Divulgação.
Coloque faixas na fachada da empresa, espalhe cartazes em lugares de comum acesso e utilize os meios de comunicação digitais para divulgar o evento.
6. Registro.
Deixe as ações da CIPA documentadas em ATA para a segurança da empresa e futuras consultas. Não se esqueça de preparar para o dia da SIPAT uma lista de presença para a assinatura dos participantes e de tirar fotos.
7. Imprevistos.
Prepare-se para as adversidades. Por mais planejado que tenha sido o evento alguns contratempos podem acontecer. Nesta hora, resolva o problema e utilize-se do bom humor para contornar a situação.
No final da SIPAT entregue um questionário para os participantes e avalie a qualidade do evento. Elabore também uma pergunta dissertativa para que você possa recolher sugestões de melhorias e de temas para a próxima SIPAT.
[wm_marker color=”green”]Agora é com você! Tenha uma ótima SIPAT.[/wm_marker]