Como preparar uma auditoria de segurança em 3 passos

checklist tablet e papel

Compartilhe

A auditoria em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é um procedimento preventivo que identifica os agentes de risco e propõe melhorias das condições de higiene, saúde e segurança ocupacional dos colaboradores no ambiente de trabalho e no post de hoje traremos como preparar uma auditoria de segurança.

De modo geral, uma auditoria avalia critérios ou questões relacionadas com a segurança e saúde, organização, limpeza, documentação, ordenação, padronização de atividades, manutenção e a auto-disciplina do operador. Além disso, a auditoria inspeciona o cumprimento das recomendações legislativas e diretrizes de gestão de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, dentre elas, podemos citar:

  • Normas Regulamentadoras (NR’s), conforme a atividade industrial.
  • Normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
  • Orientações da FUNDACENTRO.
  • Diretrizes de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente e SST de entidades nacionais e internacionais (ISO, TS, OIT etc.).
  • Procedimentos e normas internas da empresa vistoriada.

Para que serve uma auditoria de segurança em SST?

Saber como preparar uma auditoria de segurança é imprescindível e os benefícios de implantar e usar um sistema de avaliação de SST são:

  • Identificar riscos relacionados a funções ocupacionais.
  • Verificar o cumprimento de procedimentos de segurança preestabelecidos.
  • Prevenir gastos futuros por causa de afastamentos e acidentes do trabalho.
  • Zelar pela saúde e integridade física do colaborador no seu ambiente de trabalho.
  • Definir uma política geral da empresa sobre SST que seja divulgada para os trabalhadores, encoraje o envolvimento e comprometimento das subcontratadas e defina as responsabilidades.
  • Promover o desempenho na área de Saúde e Segurança do Trabalho.

Tipos de auditoria em SST.

Existem duas formas de como preparar uma auditoria de segurança, que pode ser interna ou externa. A escolha do tipo de auditoria depende do objetivo de cada empresa.

A auditoria interna é realizada pela própria organização para sugerir melhorias e reduzir situações não-conformes em SST. É um sistema de avaliação interno que demanda a formação e treinamento dos profissionais, a análise dos riscos, a definição de mecanismos de controle, o levantamento de requisitos e definição de mecanismos de controle. Que permite a manutenção e o desempenho dos requisitos exigidos para o ambiente de trabalho ou operações inspecionadas.

A auditoria externa tem dois objetivos. Como a auditoria interna, também visa melhorias e redução de situações não conformes em SST, porém, é realizada por uma empresa específica contratada para este tipo de avaliação dos requisitos mínimos exigidos para o ambiente de trabalho, saúde e segurança do trabalhador, operação de máquinas e equipamento, gestão da informação ou estratégia, entre outros aspectos.

Quando a auditoria externa é realizada por organizações independentes e acreditadas, normalmente, o propósito é obter uma certificação em SST.

Veja um Manual de Normas de Auditoria preparado pelo Ministério da Saúde que traz orientações quanto aos procedimentos pertinentes a uma auditoria.

Etapas de uma auditoria em SST

1. Planejamento.

Levanta-se os itens que serão  inspecionados conforme o ramo de atividade da empresa.

Pode-se preparar um checklist ou lista em tópicos para verificação das normas de SST vigentes nos ambientes que serão vistoriados.

2. Execução.

A partir de uma lista de tópicos ou através de um checklist, identifica-se as situações conformes, não conformes e como você irá preparar a auditoria de segurança.

Faz-se a análise das funções, máquinas, equipamentos, infraestrutura, ventilação, iluminação, temperatura, ruído e tudo que envolve o ambiente ocupacional.

Relata-se as peculiaridades observadas em campo, documenta-se o que foi evidenciado através de fotos, vídeos e relatórios.

3. Conclusão.

Os relatórios são realizados descrevendo detalhadamente cada atividade avaliada sob o foco das não conformidades identificadas.

Elabora-se um plano de ação a curto, médio e longo prazo para que as melhorias em SST sejam colocadas em prática; a começar pelas necessidades mais urgentes.

Efeitos de uma auditoria em SST.

A auditoria é válida para apontar as deficiências da empresa em SST para que a mesma tome medidas corretivas de seus processos. Mas vai além disso!

Com uma avaliação bem executada, é possível encontrar os pontos fortes da organização e evidenciá-los como diferencial da empresa em relação a outras organizações.

É possível potencializar os pontos fortes identificados através de um planejamento estratégico que visa melhor posicionamento da empresa no mercado.

Desta forma, a auditoria de SST é um dos primeiros passos para proporcionar vantagem competitiva de uma empresa; além de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

O que considerar em um auditoria de SST?

Em Saúde e Segurança do Trabalho os detalhes fazem toda diferença. Principalmente, porque cada empresa possui instalações próprias e peculiaridades específicas do ambiente de trabalho.

Quanto mais experiente for o auditor, mais estará atento aos detalhes quanto a execução de uma função num determinado ambiente.

De modo geral, citamos alguns dos principais itens observados em uma auditoria:

Quanto à Função

  • Levantar todos os riscos relacionados à execução de tarefas.
  • Observar se há medidas preventivas quanto a acidentes e doenças ocupacionais e se estão sendo cumpridas corretamente.
  • Verificar se os procedimentos internos estabelecidos pela empresa estão sendo aplicados.

Quanto ao Ambiente

  • Averiguar as condições de infraestrutura local, das instalações elétricas e sanitárias.
  • Analisar se os níveis de ruído, temperatura, ventilação e iluminação estão adequados.
  • Observar se o ambiente é ergonômico e possui layout imobiliário favorável à execução das funções.

Quanto aos Equipamentos, Máquinas e Ferramentas

  • Averiguar as condições das máquinas e ferramentas e se estão sendo utilizadas adequadamente.
  • Apurar como é feita a manutenção de máquinas e se está sendo feita no prazo correto.
  • Verificar as condições dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e observar se os mesmos são qualificados pelo INMETRO.

Quanto ao Colaborador

  • Averiguar o nível de conhecimento e instrução do colaborador quanto aos riscos  da atividade que desempenha.
  • Verificar se os profissionais possuem treinamentos para o exercício de suas funções.
  • Observar se os colaboradores fazem o uso correto dos EPIs.

Essas e outras características devem ser analisadas durante uma vistoria para que melhorias possam ser feitas no ambiente ocupacional para favorecer a saúde e segurança do trabalhado.

Vale ressaltar que a auditoria é o princípio para que se estabeleça uma cultura de segurança na empresa. O colaborador é fundamental neste processo; deve zelar pela vida dos outros funcionário e estar devidamente treinado para agir em casos de emergência.

Auditoria Digital em SST

A auditoria digital em Segurança e Saúde Ocupacional é uma solução tecnológica que padroniza todo trabalho de inspeção. É possível automatizar as auditorias sem perder a qualidade do processo.

Já em campo, no momento em que a auditoria está sendo realizada, é possível elaborar relatórios e efetuar o compartilhamento para a equipe em tempo real. O interessante da auditoria digital é o acesso fácil e rápido aos resultados da Segurança e Saúde Ocupacional de uma empresa.

Os dados podem ser mensurados, consultados e o desempenho do trabalho exercido em SST fica mais evidente para os setores. Nós do OnSafety mantemos os indicadores de itens conformes ou não-conformes sempre atualizados.

Além disso, incluímos em nosso sistema uma forma de prevenir gastos desnecessários através da previsão de multas ou penalidades estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

No OnSafety, as informações ficam seguras e podem ser consultadas a qualquer hora e em qualquer lugar. Tudo fica organizado e disponível num ambiente adaptado para informar os eventos de SST ao eSocial.

Vale a pena efetuar auditorias digitais em SST. Com a tecnologia você ganha tempo e aumenta a produtividade das organizações e torna mais eficiente o processo de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.