A auditoria em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é um procedimento preventivo que identifica os agentes de risco e propõe melhorias das condições de higiene, saúde e segurança ocupacional dos colaboradores no ambiente de trabalho e no post de hoje traremos como preparar uma auditoria de segurança.
De modo geral, uma auditoria avalia critérios ou questões relacionadas com a segurança e saúde, organização, limpeza, documentação, ordenação, padronização de atividades, manutenção e a auto-disciplina do operador. Além disso, a auditoria inspeciona o cumprimento das recomendações legislativas e diretrizes de gestão de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, dentre elas, podemos citar:
- Normas Regulamentadoras (NR’s), conforme a atividade industrial.
- Normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
- Orientações da FUNDACENTRO.
- Diretrizes de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente e SST de entidades nacionais e internacionais (ISO, TS, OIT etc.).
- Procedimentos e normas internas da empresa vistoriada.
Para que serve uma auditoria de segurança em SST?
Saber como preparar uma auditoria de segurança é imprescindível e os benefícios de implantar e usar um sistema de avaliação de SST são:
- Identificar riscos relacionados a funções ocupacionais.
- Verificar o cumprimento de procedimentos de segurança preestabelecidos.
- Prevenir gastos futuros por causa de afastamentos e acidentes do trabalho.
- Zelar pela saúde e integridade física do colaborador no seu ambiente de trabalho.
- Definir uma política geral da empresa sobre SST que seja divulgada para os trabalhadores, encoraje o envolvimento e comprometimento das subcontratadas e defina as responsabilidades.
- Promover o desempenho na área de Saúde e Segurança do Trabalho.
Tipos de auditoria em SST.
Existem duas formas de como preparar uma auditoria de segurança, que pode ser interna ou externa. A escolha do tipo de auditoria depende do objetivo de cada empresa.
A auditoria interna é realizada pela própria organização para sugerir melhorias e reduzir situações não-conformes em SST. É um sistema de avaliação interno que demanda a formação e treinamento dos profissionais, a análise dos riscos, a definição de mecanismos de controle, o levantamento de requisitos e definição de mecanismos de controle. Que permite a manutenção e o desempenho dos requisitos exigidos para o ambiente de trabalho ou operações inspecionadas.
A auditoria externa tem dois objetivos. Como a auditoria interna, também visa melhorias e redução de situações não conformes em SST, porém, é realizada por uma empresa específica contratada para este tipo de avaliação dos requisitos mínimos exigidos para o ambiente de trabalho, saúde e segurança do trabalhador, operação de máquinas e equipamento, gestão da informação ou estratégia, entre outros aspectos.
Quando a auditoria externa é realizada por organizações independentes e acreditadas, normalmente, o propósito é obter uma certificação em SST.
Veja um Manual de Normas de Auditoria preparado pelo Ministério da Saúde que traz orientações quanto aos procedimentos pertinentes a uma auditoria.
Etapas de uma auditoria em SST
1. Planejamento.
Levanta-se os itens que serão inspecionados conforme o ramo de atividade da empresa.
Pode-se preparar um checklist ou lista em tópicos para verificação das normas de SST vigentes nos ambientes que serão vistoriados.
2. Execução.
A partir de uma lista de tópicos ou através de um checklist, identifica-se as situações conformes, não conformes e como você irá preparar a auditoria de segurança.
Faz-se a análise das funções, máquinas, equipamentos, infraestrutura, ventilação, iluminação, temperatura, ruído e tudo que envolve o ambiente ocupacional.
Relata-se as peculiaridades observadas em campo, documenta-se o que foi evidenciado através de fotos, vídeos e relatórios.
3. Conclusão.
Os relatórios são realizados descrevendo detalhadamente cada atividade avaliada sob o foco das não conformidades identificadas.
Elabora-se um plano de ação a curto, médio e longo prazo para que as melhorias em SST sejam colocadas em prática; a começar pelas necessidades mais urgentes.
Efeitos de uma auditoria em SST.
A auditoria é válida para apontar as deficiências da empresa em SST para que a mesma tome medidas corretivas de seus processos. Mas vai além disso!
Com uma avaliação bem executada, é possível encontrar os pontos fortes da organização e evidenciá-los como diferencial da empresa em relação a outras organizações.
É possível potencializar os pontos fortes identificados através de um planejamento estratégico que visa melhor posicionamento da empresa no mercado.
Desta forma, a auditoria de SST é um dos primeiros passos para proporcionar vantagem competitiva de uma empresa; além de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
O que considerar em um auditoria de SST?
Em Saúde e Segurança do Trabalho os detalhes fazem toda diferença. Principalmente, porque cada empresa possui instalações próprias e peculiaridades específicas do ambiente de trabalho.
Quanto mais experiente for o auditor, mais estará atento aos detalhes quanto a execução de uma função num determinado ambiente.
De modo geral, citamos alguns dos principais itens observados em uma auditoria:
Quanto à Função
- Levantar todos os riscos relacionados à execução de tarefas.
- Observar se há medidas preventivas quanto a acidentes e doenças ocupacionais e se estão sendo cumpridas corretamente.
- Verificar se os procedimentos internos estabelecidos pela empresa estão sendo aplicados.
Quanto ao Ambiente
- Averiguar as condições de infraestrutura local, das instalações elétricas e sanitárias.
- Analisar se os níveis de ruído, temperatura, ventilação e iluminação estão adequados.
- Observar se o ambiente é ergonômico e possui layout imobiliário favorável à execução das funções.
Quanto aos Equipamentos, Máquinas e Ferramentas
- Averiguar as condições das máquinas e ferramentas e se estão sendo utilizadas adequadamente.
- Apurar como é feita a manutenção de máquinas e se está sendo feita no prazo correto.
- Verificar as condições dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e observar se os mesmos são qualificados pelo INMETRO.
Quanto ao Colaborador
- Averiguar o nível de conhecimento e instrução do colaborador quanto aos riscos da atividade que desempenha.
- Verificar se os profissionais possuem treinamentos para o exercício de suas funções.
- Observar se os colaboradores fazem o uso correto dos EPIs.
Essas e outras características devem ser analisadas durante uma vistoria para que melhorias possam ser feitas no ambiente ocupacional para favorecer a saúde e segurança do trabalhado.
Vale ressaltar que a auditoria é o princípio para que se estabeleça uma cultura de segurança na empresa. O colaborador é fundamental neste processo; deve zelar pela vida dos outros funcionário e estar devidamente treinado para agir em casos de emergência.
Auditoria Digital em SST
A auditoria digital em Segurança e Saúde Ocupacional é uma solução tecnológica que padroniza todo trabalho de inspeção. É possível automatizar as auditorias sem perder a qualidade do processo.
Já em campo, no momento em que a auditoria está sendo realizada, é possível elaborar relatórios e efetuar o compartilhamento para a equipe em tempo real. O interessante da auditoria digital é o acesso fácil e rápido aos resultados da Segurança e Saúde Ocupacional de uma empresa.
Os dados podem ser mensurados, consultados e o desempenho do trabalho exercido em SST fica mais evidente para os setores. Nós do OnSafety mantemos os indicadores de itens conformes ou não-conformes sempre atualizados.
Além disso, incluímos em nosso sistema uma forma de prevenir gastos desnecessários através da previsão de multas ou penalidades estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).
No OnSafety, as informações ficam seguras e podem ser consultadas a qualquer hora e em qualquer lugar. Tudo fica organizado e disponível num ambiente adaptado para informar os eventos de SST ao eSocial.
Vale a pena efetuar auditorias digitais em SST. Com a tecnologia você ganha tempo e aumenta a produtividade das organizações e torna mais eficiente o processo de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.