O Clima Organizacional e sua Importância para a Saúde dos Trabalhadores

Texto alt: Mãos de diferentes pessoas se unindo em um gesto de colaboração sobre uma mesa de trabalho, que contém notebook, papéis com gráficos e um caderno. No canto superior esquerdo, o logo da OnSafety. Na parte inferior da imagem, uma faixa verde contém o texto: "Segurança Além do EPI: O Papel do Clima Organizacional na Saúde Mental".

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Um ambiente de trabalho adequado pode ser muito vantajoso para qualquer empresa, pois promove bem-estar, saúde e segurança, enquanto o oposto pode causar problemas como o estresse e a ansiedade. Para isso, os cuidados com o Clima Organizacional são fundamentais para a saúde mental dos trabalhadores. 

Ambientes de trabalho com um Clima Organizacional adequado tornam as empresas mais produtivas e podem até mesmo impactar no número de afastamentos do trabalho. Além disso, com a atualização da NR 01, promover um Clima Organizacional mais seguro será fundamental para atender as novas exigências legais para a SST.

Neste artigo, vamos abordar a importância do Clima Organizacional, qual é o impacto na saúde dos trabalhadores e como isso se relaciona com a Segurança do Trabalho, confira a seguir.

O que é o Clima Organizacional?

O Clima Organizacional é um conceito que se refere à atmosfera que se cria dentro de uma empresa ou organização. É influenciado por vários fatores, como a cultura da empresa, os líderes, a gestão de pessoas, as relações interpessoais entre os trabalhadores, a organização do ambiente físico de trabalho, a segurança dos trabalhadores, entre outros fatores associado ao ambiente de trabalho.

Experimentos conduzidos com trabalhadores em uma fábrica, em 1927, por Elton Mayo, demonstraram que “modificações nas configurações físicas e sociais do ambiente de trabalho podem provocar mudanças emocionais e comportamentais significativas nos trabalhadores como, por exemplo, fadiga, acidentes de trabalho, turnover e redução no desempenho e produtividade”.

Todas as decisões tomadas pela gestão da empresa influenciam em como os trabalhadores percebem seu ambiente de trabalho e suas relações ali dentro, com esta percepção podendo ser negativa ou positiva.

Como criar um clima organizacional positivo?

Promover o Clima Organizacional exige um esforço contínuo e interdisciplinar. As empresas devem adotar uma abordagem holística, que abrange desde a comunicação interna até o reconhecimento dos trabalhadores.

Entre as estratégias eficazes pode ser destacada a Comunicação Transparente. Neste caso, incentive o diálogo entre líderes e trabalhadores. Crie canais de comunicação eficazes, como reuniões regulares, pesquisas de clima e momentos de integração, para que todos se sintam incluídos e possam expressar suas opiniões e preocupações.

É necessário formar uma Liderança Inspiradora e Acessível. Os líderes devem ser bem capacitados e adotar atitudes adequadas de comportamento, demonstrando empatia, respeito e reconhecimento. São indivíduos que devem estar abertos a feedbacks e dispostos a apoiar o desenvolvimento de suas equipes.

Crie momentos de Reconhecimento e Valorização dos Trabalhadores. Celebre as conquistas individuais e coletivas. Ofereça feedbacks construtivos e reconheça o bom desempenho por meio de programas de recompensas, promoções e oportunidades de desenvolvimento.

A Promoção do Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional deve ser incentiva entre os trabalhadores. Ofereça horários flexíveis, opções de trabalho remoto, incentivo a prática de exercícios e programas de bem-estar.

Uma Cultura de Respeito e Inclusão Social deve ser criada para que todos os trabalhadores se sintam valorizados e respeitados, independentemente de sua origem, gênero, orientação sexual ou outras características. Combata o preconceito e a discriminação em todas as suas formas.

É fundamental Investir no Desenvolvimento Profissional. Neste caso, ofereça oportunidades de aprendizado e crescimento para que os trabalhadores possam desenvolver suas habilidades e alcançar o máximo desempenho.

Quais os impactos?

O Clima Organizacional impacta diretamente em vários fatores do cotidiano dos trabalhadores, podendo impactar de forma positiva ou negativa. Entre os Impactos Positivos podemos destacar que os trabalhadores se sentem motivados e engajados, a comunicação é aberta e transparente e a liderança é adequada e acessível.

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Ao promover o Clima Organizacional geramos impactos relacionados com o trabalho em equipe, promove-se um senso de comunidade e pertencimento, reduzem os índices de absenteísmo, presenteísmo, rotatividade e o número de afastamentos por acidentes e doenças ocupacionais.

Entre os problemas reais ou Impactos Negativos que a empresa pode enfrentar ao deixar de promover um bom Clima Organizacional se destacam as situações de trabalhadores desmotivados e desengajados, erros na comunicação, dificuldade de acessar a liderança, comumente, autoritária e centralizadora.

O trabalho em equipe é prejudicado por conflitos, a existência de um clima de competição e desconfiança. Em diversos ambientes de trabalho os impactos negativos são traduzidos em altos índices de absenteísmo e rotatividade, nível de estresse elevado dos trabalhadores, altos índices de doenças e acidentes e de afastamentos.

A importância dos cuidados com o clima organizacional 

Um bom Clima Organizacional é crucial, estabelecendo uma base para um ambiente de trabalho positivo, assim os trabalhadores se sentem valorizados, motivados e engajados, o que leva a inúmeros benefícios para a empresa e para os trabalhadores.

Trabalhadores seguros e saudáveis são mais propensos à maior produtividade e isto combinado à lideranças bem capacitadas e acessíveis, pode levar a atitudes inovadoras por parte dos trabalhadores. Além disso, os trabalhadores satisfeitos com o Clima Organizacional, terão chances bem menores de saírem da empresa.

O Clima Organizacional é crucial para a saúde mental dos trabalhadores, influenciando diretamente na visão que eles têm de seus colegas, líderes e da própria organização em si. 

A relação com a SST e a nova NR 01

A relação entre Clima Organizacional, a nova NR 01 e a SST é fundamental para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros. A nova NR 01, ao incluir a avaliação e gestão de riscos psicossociais, estabelece uma conexão direta com o clima organizacional.

A relação dos Riscos Psicossociais e Clima Organizacional é fundamental porque a NR 01 passará a exigir que as empresas identifiquem e gerenciem riscos psicossociais, como estresse, assédio e sobrecarga de trabalho. Esses riscos impactam diretamente o clima organizacional, podendo gerar ambientes negativos, com baixa motivação e alta rotatividade.

Um Clima Organizacional adequado pode amenizar e até mesmo evitar os efeitos dos riscos psicossociais, promovendo o bem-estar dos trabalhadores e a prevenção de doenças ocupacionais e psicossociais.

A SST originalmente sempre focou nos riscos ocupacionais clássicos (químico, físico, biológico, ergonômico e mecânico), mas a nova NR 01 passa a incluir os riscos psicossociais, reconhecendo a importância dos cuidados com saúde mental no trabalho e que o trabalho também é um dos causadores desses distúrbios.

Um bom Clima Organizacional contribui para a eficácia das ações de SST, pois trabalhadores engajados e motivados estarão mais dispostos a cumprir com as normas de segurança e exercer suas funções com a devida atenção.

Gestão Integrada do Clima Organizacional e a SST

A gestão integrada de Clima Organizacional e a SST é essencial para criar ambientes de trabalho saudáveis e seguros. Isso envolve a implementação de políticas e práticas que promovam a comunicação, o fornecimento de orientações aos trabalhadores, a adequação dos ambientes de trabalho, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e a prevenção de riscos psicossociais.

A nova NR 01 vem para reforçar que as empresas precisam começar a se preocupar com a saúde mental dos trabalhadores e que está diretamente ligado a um bom Clima Organizacional.

A nova NR 01 fortalece a importância do Clima Organizacional na SST, exigindo que as empresas adotem uma abordagem mais abrangente da SST, que inclua a prevenção de riscos psicossociais e a promoção do bem-estar dos trabalhadores.

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