Trabalhar faz parte da vida de basicamente toda e qualquer pessoa, fato que nos faz passar cerca de um terço do nosso tempo dentro do nosso ambiente de trabalho e isso acaba exigindo uma atenção maior a este aspecto.
Os indicadores publicados no Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil (SIT, 2020), demonstra que, em 2020, foram realizadas mais de 38 mil fiscalizações em SST e notificadas mais de 42 mil irregularidades em diferentes segmentos industriais, principalmente, hipermercados e supermercados, com 21.54%, Comércio varejista de produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário, 15.13%, Construção de edifícios, 14.08%, Postos de Combustíveis, 9.30%, Lojas de ferragens, madeira e construção, 6.28% e hospitais com 6.04% de não-conformidades em SST.
Neste caso, são ambientes de trabalho que deixaram de garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO (1070592), implementar o PPRA (1090429), submeter o trabalhador a exame médico admissional (1070088), instalar sistemas de segurança em zonas de perigo de máquinas e/ou equipamentos (2120771), submeter o trabalhador a exame médico periódico (1070096) e de fornecer aos empregados gratuitamente EPI adequado ao risco em perfeito estado de conservação e funcionamento (2060248), entre outros requisitos das Normas Regulamentadoras (NR’s).
Como sempre destacamos por aqui, os trabalhadores são o maior patrimônio das empresas, investir na segurança do trabalho, cuidar da saúde e bem-estar são atitudes essenciais para alcançar bons resultados nos ambientes de trabalho.
Observa-se que um dos principais fatores que influenciam na saúde dos trabalhadores é o ambiente de trabalho, por isso, os ambientes devem ser seguros, limpos, organizados, atender os requisitos normativos da Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e saudáveis, vendo isso como uma necessidade de organizações e oportunidades para os profissionais da área de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), iremos tratar sobre o assunto neste artigo, siga a seguir.
O que é o ambiente de trabalho?
Um ambiente de trabalho engloba os níveis de exposição aos riscos ambientais, relacionamentos das pessoas, procedimentos operacionais, cultura organizacional e fatores ambientais que influenciam as atividades dentro de um escritório, de uma fábrica, hospital, etc. É caracterizado pelo espaço da organização, onde ficam os trabalhadores, máquinas e equipamentos, os materiais que serão transformados, os estoques e outros componentes dos sistemas de produção.
O que é um bom ambiente de trabalho?
Independente do tipo de indústria é necessário buscar desenvolver e manter um bom ambiente trabalho. E, diversos fatores influenciam para isso e podem ser identificados de acordo com a área de atuação. Para os profissionais da área de SST é básico e necessário conhecer, aprender e ensinar as práticas e requisitos de segurança e saúde determinados nas Normas Regulamentadoras (NR’s).
O primeiro ponto a se observar em um bom ambiente de trabalho é se ele se adequa aos trabalhadores, para que eles fiquem confortáveis e seguros, para que dai eles possam dar seu melhor e realizar suas atividades.
Mas como o ambiente pode se adequar aos trabalhadores? Para isso, o ideal é que antes de tudo, todos os riscos sejam identificados e prevenidos, um bom ambiente de trabalho, acima de tudo deve ser seguro, e a partir disso só tende a melhorar. Uma dica para o levantamento dos riscos, definição do plano de ações e monitoramento da SST é usar a tecnologia OnSafety, que disponibiliza, por exemplo, a funcionalidade de Condições Ambientais – Fatores de Riscos.
Em um ambiente de trabalho é necessário também ir além da segurança, por exemplo, o aspecto organizacional é de extrema importância, as relações entre os trabalhadores deve ser harmoniosa, o ambiente deve estar livre de pressões desnecessárias, horários podem ser flexíveis, etc., tudo que contribua ao bem-estar e reduza o estresse.
Além disso tudo, questões ambientais simples como uma boa iluminação, uma espaço arejado, móveis confortáveis e isolamentos acústicos são extremamente benéficos.
Vantagens de um bom ambiente de trabalho
Como já podemos notar, definir o que seria um ambiente de trabalho é algo que vai além de uma única definição, abrangendo o uso de um procedimento formalizado de análise de riscos e implantação de ações preventivas e corretivas da SST, que quando adotadas, trazem diversas vantagens à empresa, sendo algumas:
Trabalhadores satisfeitos
Um ambiente de trabalho com trabalhadores que não conversam entre si, que trabalham sob extrema pressão, é extremamente prejudicial tanto para o desempenho da empresa quanto para a saúde dos trabalhadores.
O fato de passarmos grande parte de nosso tempo no ambiente trabalho, traz a tona o quão importante é manter este ambiente o mais amigável e saudável possível, fazendo com que os trabalhadores se sintam motivados a desempenhar sua função livre de estresse e de cobranças desnecessárias.
Estudos apontam que colaboradores felizes são 12% mais produtivos e podem vender até 37% a mais, ao mesmo tempo que trabalhadores insatisfeitos tem sua produtividade reduzida.
Trabalhadores saudáveis e seguros
É inegável que um ambiente de trabalho organizado, com iluminação adequada, bem ventilado, com equipamentos com manutenção em dia e apropriados e com boas instalações contribuem diretamente na qualidade de vida dos colaboradores.
Além de que boa parte da manutenção de um bom ambiente de trabalho passa pela cultura de SST, o que garante a saúde e segurança de todos no ambiente. Um bom ambiente de trabalho é um ambiente seguro e livre de riscos.
A junção de todos estes fatores fazem muito bem aos colaboradores, as questões de infraestrutura, como uma boa iluminação, podem evitar inúmeras doenças e as questões de Segurança do trabalho, como o uso correto de equipamentos pessoais e coletivos, evitam a ocorrência de acidentes.
Crescimento do trabalhador
A empresa também pode contribuir para o crescimento profissional de seus trabalhadores, as capacitações e treinamentos, além de os manterem preparados para qualquer adversidade que possa ocorrer durante a jornada, fornecem um crescimnto profissional.
Ao promover e fornecer workshops, cursos, debates, treinamentos, etc, de desenvolvimento profissional, segurança, entre outros, ambos os lados se beneficiam. Tanto para o empregador, que estará investindo em um colaborador mais capacitado, quanto para os trabalhadores, que enxergarão seriedade e comprometimento com toda a equipe.
Sentimento de pertencimento
Trabalhadores inseridos num bom ambiente de trabalho, se sentem motivados a trabalhar e ao verem que a empresa realmente se preocupa com eles, que sua interação com os colegas e superiores é boa e saudável, eles passam a criar um sentimento de pertencimento.
É de suma importância que os trabalhadores se sintam parte dos processos da empresa, para que assim deem o seu melhor para atingir seus objetivos e contribuir com os da empresa.
Dicas para um bom ambiente de trabalho
Estimule o respeito e não competitividade entre os trabalhadores
Uma relação de competitividade entre os colaboradores pode ser extremamente maléfica para a empresa, deixando o clima do ambiente pesado e desagradável, levando muitos trabalhadores a se desligarem da empresa por não se sentirem confortáveis neste tipo de ambiente.
É fundamental ficar claro que os colaboradores não são adversários uns dos outros, eles devem trabalhar em parceria para que os resultados atingidos correspondam às metas da organização.
Cada um deve respeitar o trabalho do outro, independentemente do nível dentro da hierarquia da empresa. O fato de ocupar um cargo mais elevado e mais bem remunerado não dá a ninguém o direito de desvalorizar o trabalho de outra pessoa.
Dê atenção à segurança dos trabalhadores
O crescimento dos índices, tanto em número de acidentes de trabalho, morte e benefícios concedidos se tornam métricas que motivam cada vez mais a fiscalização do ambiente de trabalho por diversos agentes. Neste cenário, a falta de investimentos na Segurança do Trabalho é considerada a principal causa para ter estatísticas elevadas de acidentes de trabalho.
Evitando acidentes, você evita também afastamentos e autuações trabalhistas, além de que, um trabalhador seguro e consciente dos riscos ao qual está exposto é um trabalhador mais confiante e motivado para suas tarefas.
Ouça e mantenha uma boa comunicação dentro da empresa
Ouvir diferentes opiniões também garantirá um melhor ambiente de trabalho. Encoraje os trabalhadores a expor suas ideias e darem sugestões para que haja uma comunicação plena e efetiva em seu ambiente de trabalho.
As informações devem ser passadas de maneira eficiente e os trabalhadores devem ter uma comunicação entre si, uma equipe que não conversa, acaba sendo uma equipe desmotivada, sem sensação de pertencimento.
Estimule essa comunicação com práticas como o DDS, comemoração de metas batidas e reuniões em datas comemorativas e confraternizações.
Trabalhe em equipe por uma boa causa
Leve a boa comunicação da equipe para fora do escritório. Proponha um trabalho voluntário em asilos e orfanatos ou arrecadação de dinheiro para os mais necessitados. Mostre que vocês também podem se unir para fazer bem para os outros. Reconheça o bom trabalho e dedicação deles.