Direcional Engenharia ganha tempo no processo de inspeção de SST

Direcional Engenharia

Compartilhe

A nossa equipe vai contar a história de sucesso da Direcional Engenharia que utiliza a tecnologia OnSafety para realizar inspeções nos ambientes de trabalho de uma forma mais rápida e segura! 

Mobilidade da Equipe de SST. Fonte: Direcional (2020).
Esta foto foi tirada antes da pandemia da COVID-19

A Direcional Engenharia aparece como uma das maiores construtoras do Brasil de acordo com o Ranking INTEC 2019, entidade que acompanha a evolução da construção civil há décadas. Com sede em Belo Horizonte, a companhia está listada no Novo Mercado, o mais elevado padrão de governança corporativa na bolsa de valores B3, antiga BM&FBovespa. 

Ao longo de seus 39 anos de fundação, superou a marca de 150 mil unidades entregues e incorporadas nos segmentos de médio e alto padrão e empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, além de hotéis e empreendimentos comerciais. 

A Direcional possui um método construtivo exclusivo que prevê a capacitação de equipes locais e proporciona a construção de duas torres, da fundação até o acabamento, em até 45 dias. As atividades no canteiro de obras alcançam 99,6% de industrialização.

É uma história de sucesso pautada nos valores corporativos relacionados com a humildade, o respeito ao ser humano, a eficiência, a disciplina e o comprometimento. A política de qualidade da Direcional é construir empreendimentos com qualidade, investindo na capacitação profissional das pessoas e na melhoria contínua dos processos, buscando a satisfação dos clientes. 

A estratégia de negócio da empresa associada também com a vontade e a necessidade de manter-se competitiva e inovadora está levando a construir uma história de sucesso e excelentes resultados. Em 2020, a Direcional está presente em 13 estados, atuando no mercado com responsabilidade, qualidade e, principalmente, compromisso de atender os prazos, reduzir custos e preservar um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus colaboradores. 

Metas e Objetivos

No mercado da Construção Civil a sua missão é prover soluções imobiliárias que atendam às necessidades dos clientes e acionistas, agindo de forma sustentável, realizadora e confiável. E sua visão é ser a empresa mais eficiente e admirada do mercado imobiliário pelos seus valores e rentabilidade. 

Obra Inspecionada com o OnSafety. Fonte: Direcional (2020).

Com este desafio de tornar viável as metas e objetivos da Direcional, principalmente, na área de Segurança e Saúde Ocupacional, é que, em 2019, o OnSafety foi adotado para o processo de inspeção dos ambientes de trabalho. 

A história da parceria entre a Direcional e o OnSafety tem como objetivo aumentar a agilidade de coletar informações nos Canteiros de Obras dar velocidade ao processo de análise e geração de relatórios relacionados com a Saúde e Segurança do Trabalho (SST). 

É a transformação de uma atividade manual em um processo automatizado, desde a coleta de dados até a assinatura do responsável técnico da frente de trabalho, que recebe informações para adotar medidas preventivas que eliminem e reduzam os níveis de exposição dos colaboradores aos riscos ocupacionais. Quer saber mais? dessa jornada tecnológica que a Direcional iniciou? Continue a leitura e veja como vem sendo construída essa parceria de sucesso!!!     

Agilidade e Confiabilidade dos Processos 

Em 2020, a Direcional atua em 54 Canteiros de Obra, distribuídos em diversos estados brasileiros. A equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) destaca que o desafio é grande, pois o pilar para o alcance dos resultados são as medidas prevencionistas realizadas por cada colaborador.

E, uma das principais práticas adotada pela Equipe de SST da Direcional, que é composta, entre engenheiros e técnicos, é a Inspeção ou Auditoria da Saúde e Segurança de Trabalho dos diferentes locais ou frentes de trabalho. É uma ação preventiva que chega a monitorar a exposição aos riscos ocupacionais de mais de 5.375 colaboradores por mês.

A equipe destaca que antes da implantação do OnSafety as inspeções eram realizadas de forma manual, utilizando um checklist padrão e a atividade de inspeção consistia em preencher o checklist e realizar registros fotográficos.

Finalizada a coleta de dados em campo, os profissionais retornavam para o escritório e iniciavam a atividade de elaboração dos relatórios, integrando as informações coletadas com as evidências dos registros fotográficos. Era uma forma de informatizar a gestão da Saúde e Segurança de Trabalho da Direcional que fazia muitos engenheiros e técnicos de SST perderem tempo e foco na elaboração de ações preventivas.

O trabalho não tinha terminado ainda, era também necessário que os profissionais retornassem à campo para coletar as assinaturas dos responsáveis da frente de trabalho e só então procediam o armazenamento do relatório nos arquivos físicos da Direcional, gerando também um custo para manter e controlar os documentos. 

Visão da Equipe de SSO da Direcional

Uma avaliação rápida pela Equipe do SESMT da Direcional aponta que processo manual demandava tempo dos profissionais de SST, cerca de 4 horas por inspeção/auditoria, e acarretava problemas do tipo, dificuldade de recuperação da informação, perda de prazos para organização do processo gerencial e elaboração dos indicadores de desempenho da SST. Isso gerava uma tomada de decisão atrasada e em muitos casos prejudicada pela falta de confiabilidade e qualidade da informação.

Com o desafio de ganhar tempo na coleta, análise e elaboração de relatórios da Saúde e Segurança do Trabalho dos 54 Canteiros de Obra e fornecer informações para toda a Equipe de SST da Direcional nasceu a parceria com o OnSafety. Além de automatizar o processo de Inspeção ou Auditoria da Saúde e Segurança de Trabalho, a tecnologia tem que oferecer confiabilidade, disponibilidade e integridade das informações reunidas de todos os locais de trabalho.

Identificação dos Riscos no Ambiente de Trabalho. Fonte: Direcional.
Esta foto foi tirada antes da pandemia da COVID-19

A Equipe do SESMT também destaca que “com a implantação do OnSafety, o processo de inspeção/auditoria passou a ser realizado em 30 minutos, já com a coleta de assinatura do responsável técnico pela frente de trabalho”, uma redução de aproximadamente 87 % do tempo, o que conferiu de fato maior agilidade, rapidez e confiabilidade aos processos. Um outro benefício mencionado pela Equipe do SESMT é que o OnSafety oferece um “dashboard de indicadores de SST que permite acompanhar e monitorar todas as ações realizadas pelo nosso time de SST em tempo real”. 

Resultados com as Inspeções Digitais

Em temos de volume de informação, a Equipe de SST da Direcional realiza em média, 12 inspeções diárias. Em cada uma dessas inspeções são monitorados cerca de 34 itens e registradas 30 evidências fotográficas. 

Por mês a Equipe SST conduz 340 inspeções, com o monitoramento de aproximadamente 11.500 itens de saúde e segurança do trabalho, registrando mais de 10.200 imagens que são utilizadas para uma análise mais adequada de riscos ocupacionais.  

Inspeção de SST no Ambiente de Trabalho. Fonte: Direcional (2020).
Esta foto foi tirada antes da pandemia da COVID-19

Outro resultado significativo da parceria OnSafety e Direcional é que com a implantação da tecnologia que automatiza o processo de inspeção a Equipe SST todo o trabalho é realizado em 170 horas/mês, sendo que no processo manual levariam mais de 1.360 horas/mês, gerando uma redução de mais de 87% do tempo que a Equipe SST gastava para preparar os relatório e indicadores de desempenho da SST na empresa.

O OnSafety trouxe maior produtividade, agilidade e eficiência para a equipe de SST e, ao aumentar a frequência das inspeções do ambiente de trabalho, leva mais saúde e segurança para mais de 5.375 vidas envolvidas nas atividades operacionais da Direcional

A expectativa da equipe da Direcional é que o OnSafety continue atuando para tornar os processos de SST mais ágeis, sólidos e consistentes, tornando a Indústria 4.0 uma realidade para os profissionais de SST. 

A Equipe OnSafety está entusiasmada com o sucesso dos nossos clientes! Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Deixe registrado ali nos comentários! 🙂

Veja no nosso blog de Segurança do Trabalho outras histórias que demonstram os benefícios que são alcançados com a tecnologia na Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho.

E você, ainda está esperando o quê para agilizar a entrega dos seus relatórios e melhorar a tomada de decisão em SST na sua empresa? Corre e experimenta o OnSafety!!!

Um abraço e até a próxima!