Atitudes que reduzem os acidentes de trabalho

Acidentes de trabalho: 7 atitudes para reduzi-los

O Acidente de Trabalho (AT) é definido como todo aconteci­mento inesperado e imprevisto, incluindo atos de vio­lência, derivado do trabalho ou com ele relacionado, do qual resulta uma lesão corporal, uma doença ou a morte de um ou vários trabalhadores. É o acidente que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa ou ainda, pelo serviço de trabalho de segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária. Destaca-se que é acidente de trabalho qualquer situação que decorra no local e horário de trabalho, contaminação e /ou deslocamento que provocou doença e/ou acidente e/ou lesão.

Dentre os agravos relacionados ao trabalho, o AT é considerado o mais grave, devido a sua elevada ocorrência. Dados estatísticos divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) indicam que no Brasil, entre o período de 2011-2013, o número absoluto de acidentes e doenças no trabalho se manteve estável, assim como número de óbitos. Em 2013, foram registrados 717.911 acidentes e 2.797 mortes, gerando custos de cerca de R$ 11 milhões ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O AT causa prejuízo aos trabalhadores e empregadores, gerando impacto sobre a produtividade, economia e sociedade. Os setores com maior ocorrência de acidentes de trabalho ou não-conformidade são: construção civil, frigoríficos e metal-mecânica, pertencentes à indústria de transformação, sendo responsáveis pelo maior número de óbitos por ano no Brasil.

7 atitudes que reduzem os acidentes de Trabalho

Nossa equipe reuniu dicas essenciais para você reduzir acidentes de trabalho em sua empresa. Confira agora mesmo!

Referências

CAVALCANTE, C. A. A.; COSSI, M. S; COSTA, R. R. O; MEDEIROS, S. M.; MENEZES, R. M. P. Análise Crítica dos Acidentes de Trabalho no Brasil. Revista de Atenção à Saúde, v. 13, n. 44, 2015, p. 100-109.

PROCHNOW, A.; MAGNAGO, T. S. B.; TAVARES, J. P.; BECK, C. L. C.; SILVA, R. M.; CERON, M. D. S.; CASTRO, R. R. Acidente de Trabalho: Uma Revisão Integrativa. Revista de Enfermagem da UFSM, vol. 2, n.1, 2012, pp. 156-164.

Comments:1

Deixe uma resposta