A investigação dos incidentes de trabalho é um aspecto fundamental para promover a segurança e saúde dos trabalhadores. Nas empresas qualquer incidente de trabalho é um evento perigoso que conforme a frequência, a gravidade e o nível de risco pode provocar uma acidente de trabalho grave com consequência severa e significativa para o trabalhador.
O incidente de trabalho é uma fonte de informações efetiva sobre a falta de segurança e saúde do trabalho e são eventos indesejados, que apesar de não trazer lesões ou danos significativos devem ser investigados. Entretanto, em diversos setores de trabalho observa-se que é comum subnotificar os incidentes de trabalho.
A subnotificação de incidentes decorre da falta de confiança no processo de coleta de dados, pela cultura de culpa do trabalhador e pela falta de oportunidades de feedback com os supervisores, encarregados ou profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Outros aspectos que podemos associar são as restrições de tempo disponível para relatar e pressões de produtividade.
Uma outra barreira associada a investigação de incidentes de trabalho é a falta de um processo de coleta e análise de dados. Relatos destacam que quando ocorre um acidente de trabalho provalvemente foi subestimado um incidente de trabalho ou simplesmente faltaram informações nos relatórios encaminhados para os tomadores de decisão das empresas.
A implantação de procedimentos adequados para tratar os incidentes de trabalho garante a segurança e saúde do trabalhador. Neste caso, é recomendado implantar formulários para descrever os incidentes e adotar práticas de coleta de informações sobre o evento indesejado como, por exemplo, por meio de entrevistas com os trabalhadores e inspeções no ambiente de trabalho.
As entrevistas com os trabalhadores e as inspeções no ambiente de trabalho são práticas efetivas que permitem coletar e analisar informações básicas para construir medidas preventivas e aumentar a saúde e segurança do trabalhador, além disso, reduzir os acidentes de trabalho. Tais práticas são detalhadas, a seguir!
Como Realizar a Investigação do Incidente de Trabalho?
A coleta das informações é um processo que deve considerar diversas fontes e tipos de informações durante a investigação dos incidentes de trabalho. Isto é, para melhorar a coleta dos dados é necessário conduzir uma investigação estruturada e baseada em métodos que garantem a qualidade das informações e subsidiam a tomada de decisão dos profissionais da SST.
Os profissionais da SST devem realizar esforços para coletar as informações em campo e utilizar métodos adequados que permitem explicitar as informações sobre como aconteceu, quando, porque aconteceu, onde, quem e qual é causa do incidente de trabalho.
Neste sentido, realizar entrevistas com os trabalhadores depois do incidente de trabalho é extremamente importante para eliminar as causas-raíz. Além disso, é um método que permite investigar o incidente de trabalho e coletar dados que subsidiam a tomada de decisão baseada em critérios.
Realizar Entrevistas com os Trabalhadores
As entrevistas com os trabalhadores devem ser estruturadas, simplificadas e focadas nos dados ou variáveis de análise que são importantes para tomar decisões e elaborar um plano de ações preventivas. É fundamental que sejam entrevistados trabalhadores com a mesma função, assim como, encarregados ou supervisores dos setores de trabalho.
Observa-se que as principais estratégias de entrevista e as perguntas da entrevista dos trabalhadores são amplamente padronizadas e bastante comum em todos os setores industriais. Entretanto, o que caracteriza uma boa entrevista no ambiente de trabalho é aquela que permite coletar e descrever os problemas e as causas do incidente de trabalho, caracterizadas a partir da própria atividade industrial.
É bastante comum estruturar questionário ou formulário de coleta de dados a partir de questões relacionadas com o trabalhador como, por exemplo, saúde, treinamento, experiência e dados sobre a idade. Além disso, perguntas relacionadas com as condições dos equipamentos, uso dos EPI’s, rotinas de trabalho, ambiente organizacional, entre outros fatores de risco.
Inspeções de Trabalho
A inspeção do trabalho é uma prática que permite analisar e identificar as fontes de perigo e os fatores do ambiente de trabalho que causam incidentes. Além disso, é possível determinar falhas de segurança no equipamentos, condições do ambiente de trabalho inadequadas, a falta de treinamento, atitudes inseguras, riscos ocupacionais, entre outros aspectos.
A coleta de informações por meio das inspeções de trabalho também é um processo que pode ser digitalizado a partir de tecnologias da SST que promovem a mobilidade e padronização das informações e dados reunidos durante a inspeção. Com isso, é possível melhorar a análise das fontes de perigo, aumentar a qualidade das informações e processar os dados de uma forma mais rápida e eficiente.
Durante a inspeção de trabalho é possível analisar aspectos organizacionais, as irregularidades relacionadas com os requisitos das Normas Regulamentadoras (NR’s), assim como, as condições operacionais que o trabalhador está exposto no ambiente de trabalho.
Por que é Importante a Investigação dos Incidentes?
A investigação dos incidentes de trabalho torna-se importante porque com os dados é possível obter informações para estabelecer ações corretivas e preventivas que promovem a formação dos trabalhadores, eliminam as fontes de perigo do ambiente de trabalho e monitoram as condições de trabalho.
A formação dos trabalhadores é uma ação educativa que ajuda a construir uma cultura de SST no ambiente de trabalho, assim como, com a identificação das fontes de perigo é possível realizar o levantamento preliminar de riscos e controlar os níveis de exposição dos trabalhadores. E, o mais importante está relacionado com possibilidade de reduzir a probabilidade de ocorrer acidentes de trabalho.