A Tecnologia na Segurança do Trabalho

Tecnologia e Cultura da Segurança do Trabalho

Compartilhe

ebook tecnologia na sst

É difícil citar algo do nosso dia a dia que não envolva tecnologia, hoje em dia ela é tão inserida no nosso cotidiano que podemos encontra-la em qualquer lugar e para qualquer situação que imaginarmos, das nossas casas ao nosso trabalho, e com SST não é diferente, a tecnologia na segurança do trabalho já é realidade e traz diversos benefícios.

O avanço tecnológico cada vez maior vem mudando nossos costumes, o tempo necessário para ligar para um ponto de táxi e aguardar ele chegar foi reduzido para um clique e em poucos minutos um uber já está na porta da sua casa e isso se estende para qualquer atividade rotineira.

As novas tecnologias são extremamente úteis e nos economizam tempo, agilizam processos e são simples de usar, da casa ao trabalho ela está do nosso lado, sistemas automatizados já são amplamente utilizados em diversas áreas profissionais há tempos e porque não utiliza-los na Segurança do Trabalho?

trabalhador mexendo em smartphone

Tecnologia no estabelecimento de uma Cultura de Segurança

A tecnologia é sempre um elemento que provoca resultados positivos quando é introduzida de uma forma adequada em ambientes organizacionais.

A área de Segurança e Saúde do Trabalho pode melhorar as condições de trabalho a partir do uso de várias tecnologias como, por exemplo, implantar uma iluminação adequada na indústria, exaustores, dispositivos de automatização até a aquisição de um software que ajude a melhorar a gestão de informações da área.

O principal objetivo de promover a Cultura de Segurança do Trabalho é criar uma atmosfera no ambiente organizacional na qual os trabalhadores são conscientes sobre os riscos envolvidos no trabalho, participam do processo de prevenção e avaliação e evitam atitudes ou situações inseguras.

O uso de uma tecnologia cria mudanças em várias dimensões ou aspectos tratados nas rotinas de trabalho dos profissionais. Por exemplo, a formação e qualificação dos trabalhadores é potencializada com o uso de Ambientes Virtuais de Ensino. Na plataforma do INBEP são disponibilizados vários módulos on-lines específicos de treinamento para profissionais da área.

Outra plataforma interessante é a Safety with Smile que oferece filmes de desenho animado  sobre o efeito das práticas inseguras no ambiente de trabalho, vídeos gratuitos que reforçam o aprendizado no trabalhador.

A tecnologia também é utilizada para simular as operações industriais e rotinas de trabalho, em um cenário virtual que melhora o aprendizado do trabalhador, simula as situações de riscos e consolida conhecimentos teóricos, reduzindo com isso o número de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

Algumas iniciativas de Tecnologia 3D (AR) já estão disponíveis para atender necessidades de diferentes indústrias: Oniria, ForgeFx Simulations e EON Reality.

A adoção de sistemas de gestão também pode ser extremamente benéfica na área, aplicativos, como o OnSafety, automatizam inúmeras funções que antes eram feitas á mão e demandavam muito tempo.

Os aplicativos de gestão já notificam quando EPI’s devem ser trocados, registram inspeções e entregas de equipamentos por meio de biometria, registram a CAT e enviam diretamente ao eSocial, geram relatórios, registram todas as informações necessárias para a gestão de SST, reduzindo muito o tempo gasto com isso e o volume de papéis e fichas que precisavam ser armazenados.

painel com registro de inspeções
Exemplo do registro de inspeções no sistema OnSafety

Principais benefícios da tecnologia na Segurança do Trabalho

  • Automatiza o processo de comunicação entre os membros da equipe de Segurança do Trabalho ou colaboradores da empresa;
  • Eliminam o tempo gasto na preparação dos relatórios, através da geração de relatórios automáticos e aumentam a produtividade da equipe de trabalho;
  • Agiliza a avaliação de riscos ou situações perigosas para os trabalhadores;
  • Reduz a probabilidade de erro no processamento de informações ou avaliação do elevado número de requisitos exigidos pela legislação;
  • Reduz o tempo de processamento dos dados coletados em campo, aumenta a produtividade dos profissionais e garante a comunicação dos gestores, engenheiros e técnicos da área de Segurança do Trabalho;
  • Monitora em tempo real o desempenho da área de Segurança e Saúde do Trabalho;
  • Automatiza e agiliza todo o processo de entrega, troca e devolução dos EPI’s e registra todas as ações;
  • Agiliza todo o processo de inspeção de segurança, registrando os fatores de risco por diversos meios (escrito, foto, etc) e já dando a oportunidade de criar um plano de ação para anular os riscos.

Influencias da Internet e da tecnologia nos dias atuais

As pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que o acesso à internet nos domicílios cresceu nos últimos anos. A inclusão digital acontece principalmente por meio de dispositivos móveis, isto é, um smartphone ou tablet para acessar a web.

Uso de tecnologias na Segurança e Saúde do trabalho - banner

Em 2015, foram mais de 114 milhões de brasileiros acessando a internet e é previsto que esse número seja cerca de 132 milhões, em 2020, que representará mais de 60% da população.

A agência internacional Statis destaca que no Brasil, em 2016, em média os usuários ficaram conectados na internet 25.7 horas por mês. No mesmo período, as vendas por e-commerce foram em torno de US$ 16.6 bilhões e para 2020 é previsto que o valor seja de US$ 26.4 bi.

Outra mudança nos usuários está relacionada com a forma de navegar pela internet, praticamente, acontece por meio de Apps – software projetados para rodar em smartphones, tablets ou outros dispositivos móveis. Em junho de 2016, apenas na Google Play e Apple App Store estavam disponíveis para download 2,2 e 2 milhões de softwares, respectivamente.

Interessados nos valores econômicos desse mercado, a agência estimou que os usuários americanos, em 2015, gastaram mais de 90% do tempo conectado nos dispositivos acessando Apps e 10% navegando na web.

Nos setores das indústrias também se observa que cada vez mais as máquinas e equipamentos estão se conectando com a internet. Isto é, temos mais dados disponíveis em qualquer lugar e a qualquer momento. A agência internacional que analisa o comportamento tecnológico IHS estima mais de 20 milhões de máquinas e equipamentos conectados em 2019.

Dispositivos-conectados
Figura 1 – Quantidade de Dispositivos Conectados na Internet por Setor

E o uso de tecnologias se torna cada vez mais abrangente com a “Internet das coisas“, um conceito que se refere à conexão de objetos convencionais à internet, como carros, geladeiras, etc. Ou seja, basicamente tudo já pode se conectar à rede, registrar e transmitir dados.

Isso só nos mostra como já não existem barreira para a implantação de novas tecnologias e como elas podem ser úteis em diversas esferas da nossa vida, principalmente no trabalho.

Tecnologias Disponíveis para a Segurança do Trabalho

O cenário e comportamento dos usuários apresentam um futuro promissor e possibilitam a criação de soluções inovadoras para diferentes setores da economia.

Especificamente, na Segurança do Trabalho, a implantação de um software torna-se obrigatória agora com a chegada do eSocial. Iniciativa que cria uma nova era digital no dia-a-dia dos profissionais e favorece a Cultura de Segurança no Trabalho nas organizações.

Para gerenciar e buscar um padrão de desempenho na área de Segurança do Trabalho é necessário automatizar a análise de informações dos trabalhadores, a análise de riscos, acidentes de trabalho, entre outros dados obrigatórios que já são reunidos pelos profissionais da área.

A agilidade de tomar decisões também demanda a integração das informações, o envio de relatórios digitais, mobilidade e disponibilidade em tempo real.

Com muita facilidade a tecnologia já gera benefícios em práticas organizacionais de diversas esferas, e ao relacionarmos todo este panorama com a Cultura de Segurança do Trabalho, um software de gestão já pode automatizar inúmeras funções organizacionais da área, reduzindo drasticamente o tempo gasto no controle da SST e tornando os ambientes de trabalho mais seguros de maneira muito mais simples em comparação com processos manuais.

As principais tecnologias disponíveis no mercado (Sistemas web e Apps) para a área de Segurança do Trabalho foram recentemente avaliadas pela nossa Equipe. Observa-se que é um mercado que cresce todos os dias e, consequentemente, em pouco tempo você e a sua equipe de profissionais vão se deparar com a necessidade de selecionar um software.