Case de sucesso Cocamar

Cocamar economiza 70% do tempo com as inspeções de segurança

A história

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi fundada há mais de 50 anos na cidade de Maringá (PR) e, em 2018, possui mais de 13 mil cooperados, dos quais 75% são de pequeno porte, que unidos ganham escala, assistência técnica, infraestrutura de armazenagem, tecnologia, competitividade e a rentabilidade das suas plantações.

cocamar-imagem-aerea
cocamar-imagem-aerea

A cooperativa comercializa bebidas e molhos, farelos e óleos vegetais, madeira tratada, café, fios, suplemento mineral, entre outros, das marcas Purity, Suavit, Café Maringá, Cocamar e Made in Roça. Possui mais de 70 unidades de negócio distribuídas nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul que garantem uma capacidade de recebimento, produção (beneficiamento), armazenamento e comercialização dos grãos de soja, milho, trigo, café e a plantação de laranjas dos diferentes cooperados.

O desempenho da Cocamar Cooperativa Agroindustrial vem sendo alcançado com ações de melhoria no atendimento do cooperado, a transparência com o mercado e a realização de constantes investimentos e treinamentos dos colaboradores. Esforços que foram reconhecidos e que levaram a conquistar diferentes prêmios de inovação. O crescimento econômico e industrial da Cocamar Cooperativa Agroindustrial também levou a aumentar o quadro de colaboradores que, em 2018, é formado por mais de 3.400 colaboradores, entre efetivos, trainees, estagiários e terceiros prestadores de serviços. Número expressivo que demanda um cuidado redobrado da qualidade de vida dos colaboradores e cooperados, principalmente, na área de saúde e segurança do trabalho.

Cultura de segurança

Na opinião do Coordenador da Segurança e Saúde da Cocamar, Elvis Pavan Gomes, se tornou fundamental para a empresa “implantar uma cultura de segurança do trabalho, conscientizar as pessoas sobre a importância de desenvolver as atividades de forma segura, inspecionar periodicamente o atendimento dos requisitos das Normas Regulamentadoras (NR’s), revisar os procedimentos operacionais de segurança do trabalho e resolver de forma ágil e eficiente as situações inseguras (não-conformes) que aumentam os riscos de acidentes de trabalho”.

A cultura inovadora da Cocamar Cooperativa Agroindustrial e a preocupação dos gestores motiva frequentemente a busca de novas práticas para gerenciar a saúde e segurança do trabalho e de tecnologias que promovam a cultura de segurança do trabalho. Neste sentido, em 2018, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial adquiriu a tecnologia OnSafety com o objetivo de melhorar o planejamento e a avaliação da Saúde e Segurança do Trabalho. A seguir, destacamos os principais benefícios percebidos pelos profissionais que atuam na área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente na Cocamar Cooperativa Agroindustrial.

Como era antes

A equipe de profissionais da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Cocamar é responsável por inspecionar todos os entrepostos, áreas administrativas, operacionais e industriais. Antes de adotar a tecnologia, a rotina dos profissionais sempre seguia os procedimentos de “ir no ambiente de trabalho, tirar fotografias, anotar as não-conformidades, em seguida, voltava para o seu local de trabalho (escritório), elaborava o relatório e aí levava o relatório para o gestor da unidade inspecionada assinar e tomar as ações”, consequentemente, consumia um tempo elevado na preparação do relatório e retardava o planejamento e implantação de ações corretivas.

O que mudou com o OnSafety

Para o coordenador da equipe, Elvis Pavan Gomes, “o uso da tecnologia OnSafety reduziu em torno de 70% do tempo que cada um dos técnicos gastava com as inspeções nos ambientes de trabalho e facilitou a comunicação entre os gestores dos locais de trabalho e a equipe de segurança do trabalho”. Também “automatizou a emissão dos relatórios das inspeções ou auditorias de segurança do trabalho, isto é, o técnico vai ao local faz a inspeção e gera o relatório automaticamente”.

O OnSafety permite inspecionar todas as NR’s consideradas críticas pelos profissionais que cuidam da Saúde e Segurança. Além disso, na plataforma foram inseridas Normas Brasileiras (NBR’s), publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e diferentes Normas de Procedimentos Técnicos (NPT’s), publicados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná (CPPR). Todos os requisitos cadastrados são disponibilizados para as unidades e indústrias da Cocamar e são inspecionados usando a tecnologia OnSafety.

No OnSafety a equipe realiza em média 20 inspeções por mês, chegando em alguns meses a executar 36 inspeções. O tempo gasto pela equipe entre iniciar e finalizar uma inspeção, com aproximadamente, 5000 itens é em média 20 horas. Índices que demonstram um aumento na produtividade e capacidade da equipe de profissionais quando comparado ao tempo gasto anteriormente para preparar um relatório, conforme a experiência do coordenador da área.

Benefícios nas Inspeções da Segurança:

Nas inspeções da segurança do trabalho um dos principais benefícios observados está relacionado com a qualidade dos relatórios elaborados, visto que, nos pontos de melhoria são coletadas evidências (imagens), o que facilita posteriormente o desenvolvimento e planejamento das ações corretivas e preventivas da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente na Cocamar.

O tempo de execução das atividades de inspeção da equipe de profissionais permitiu uma gestão da segurança do trabalho mais efetiva e aumento da frequência e quantidade de inspeções e avaliações de resultados das intervenções ou ações corretivas e preventivas adotadas.

Uma das principais demandas do coordenador da equipe, Elvis Pavan Gomes, é “usar a tecnologia para planejar e avaliar o plano de ações da saúde e segurança do trabalho”. Para atender esta demanda, a nossa Equipe OnSafety, desenvolveu e lançou recentemente o relatório de controle de Plano de Ações. É uma funcionalidade que além da equipe de profissionais das áreas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente também está sendo testada pelos Coordenadores de Controle de Qualidade na Cocamar Cooperativa Agroindustrial. O objetivo é integrar informações e adotar procedimentos padronizados de inspeção / auditoria e automatizar relatórios de ações de melhoria que envolvam as áreas.

O Plano de Ações é uma funcionalidade que permite desenvolver e organizar no ambiente de trabalho a ação corretiva para os itens não-conformes registrados pelos responsáveis, mantendo uma rastreabilidade do local de trabalho e item da NR’s, status e nível de prioridade da ação e responsável, entre outras informações propostas pelo Método 5W/2H.

Expectativas para o futuro

A expectativa para o próximo ano do coordenador da equipe é aumentar o uso do OnSafety na área de Saúde e Segurança do Trabalho, principalmente, para melhorar e automatizar o processo de Controle e Entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e o Controle de Treinamento de Colaboradores, conforme as exigências das NR’s. “São processos automatizados que a equipe de técnicos utilizará para localizar e rastrear o uso do EPI e verificar se o colaborar possuí autorização e os respectivos treinamentos válido para executar uma determinada atividade nos ambientes da Cocamar Cooperativa Agroindustrial”, conclui, Elvis Pavan Gomes.

Veja também o Infográfico desta matéria clicando AQUI.

Comments:2

  1. Obrigado por terem me enviado estas informacoes sobre a saude e seguranca no trabalho, estou tao agradecido e contente com os subtemas: cultura de seguranca, Beneficios nas inspencoes da seguranca e da expectativa para o futuro na onsafety.
    Eu gostaria fazer um curso de saude e seguranca no trabalho, sera possivel?

    1. Olá Gilson
      Algum tema específico de SST que você gostaria de se capacitar?
      Atualmente não ministramos treinamentos, mas podemos tratar de alguns temas específicos em nossas publicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ajuda