Case de sucesso Cocamar

Cocamar economiza 70% do tempo com as inspeções de segurança

A história

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi fundada há mais de 50 anos na cidade de Maringá (PR) e, em 2018, possui mais de 13 mil cooperados, dos quais 75% são de pequeno porte, que unidos ganham escala, assistência técnica, infraestrutura de armazenagem, tecnologia, competitividade e a rentabilidade das suas plantações.

Foto aérea da Cocamar
Imagem retirada do site www.cocamar.com.br

A cooperativa comercializa bebidas e molhos, farelos e óleos vegetais, madeira tratada, café, fios, suplemento mineral, entre outros, das marcas Purity, Suavit, Café Maringá, Cocamar e Made in Roça. Possui mais de 70 unidades de negócio distribuídas nos Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul que garantem uma capacidade de recebimento, produção (beneficiamento), armazenamento e comercialização dos grãos de soja, milho, trigo, café e a plantação de laranjas dos diferentes cooperados.

O desempenho da Cocamar Cooperativa Agroindustrial vem sendo alcançado com ações de melhoria no atendimento do cooperado, a transparência com o mercado e a realização de constantes investimentos e treinamentos dos colaboradores. Esforços que foram reconhecidos e que levaram a conquistar diferentes prêmios de inovação. O crescimento econômico e industrial da Cocamar Cooperativa Agroindustrial também levou a aumentar o quadro de colaboradores que, em 2018, é formado por mais de 3.400 colaboradores, entre efetivos, trainees, estagiários e terceiros prestadores de serviços. Número expressivo que demanda um cuidado redobrado da qualidade de vida dos colaboradores e cooperados, principalmente, na área de saúde e segurança do trabalho.

Cultura de segurança

Na opinião do Coordenador da Segurança e Saúde da Cocamar, Elvis Pavan Gomes, se tornou fundamental para a empresa “implantar uma cultura de segurança do trabalho, conscientizar as pessoas sobre a importância de desenvolver as atividades de forma segura, inspecionar periodicamente o atendimento dos requisitos das Normas Regulamentadoras (NR’s), revisar os procedimentos operacionais de segurança do trabalho e resolver de forma ágil e eficiente as situações inseguras (não-conformes) que aumentam os riscos de acidentes de trabalho”.

A cultura inovadora da Cocamar Cooperativa Agroindustrial e a preocupação dos gestores motiva frequentemente a busca de novas práticas para gerenciar a saúde e segurança do trabalho e de tecnologias que promovam a cultura de segurança do trabalho. Neste sentido, em 2018, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial adquiriu a tecnologia OnSafety com o objetivo de melhorar o planejamento e a avaliação da Saúde e Segurança do Trabalho. A seguir, destacamos os principais benefícios percebidos pelos profissionais que atuam na área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente na Cocamar Cooperativa Agroindustrial.

Como era antes

A equipe de profissionais da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Cocamar é responsável por inspecionar todos os entrepostos, áreas administrativas, operacionais e industriais. Antes de adotar a tecnologia, a rotina dos profissionais sempre seguia os procedimentos de “ir no ambiente de trabalho, tirar fotografias, anotar as não-conformidades, em seguida, voltava para o seu local de trabalho (escritório), elaborava o relatório e aí levava o relatório para o gestor da unidade inspecionada assinar e tomar as ações”, consequentemente, consumia um tempo elevado na preparação do relatório e retardava o planejamento e implantação de ações corretivas.

O que mudou com o OnSafety

Para o coordenador da equipe, Elvis Pavan Gomes, “o uso da tecnologia OnSafety reduziu em torno de 70% do tempo que cada um dos técnicos gastava com as inspeções nos ambientes de trabalho e facilitou a comunicação entre os gestores dos locais de trabalho e a equipe de segurança do trabalho”. Também “automatizou a emissão dos relatórios das inspeções ou auditorias de segurança do trabalho, isto é, o técnico vai ao local faz a inspeção e gera o relatório automaticamente”.

O OnSafety permite inspecionar todas as NR’s consideradas críticas pelos profissionais que cuidam da Saúde e Segurança. Além disso, na plataforma foram inseridas Normas Brasileiras (NBR’s), publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e diferentes Normas de Procedimentos Técnicos (NPT’s), publicados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná (CPPR). Todos os requisitos cadastrados são disponibilizados para as unidades e indústrias da Cocamar e são inspecionados usando a tecnologia OnSafety.

No OnSafety a equipe realiza em média 20 inspeções por mês, chegando em alguns meses a executar 36 inspeções. O tempo gasto pela equipe entre iniciar e finalizar uma inspeção, com aproximadamente, 5000 itens é em média 20 horas. Índices que demonstram um aumento na produtividade e capacidade da equipe de profissionais quando comparado ao tempo gasto anteriormente para preparar um relatório, conforme a experiência do coordenador da área.

Nas inspeções da segurança do trabalho um dos principais benefícios observados está relacionado com a qualidade dos relatórios elaborados, visto que, nos pontos de melhoria são coletadas evidências (imagens), o que facilita posteriormente o desenvolvimento e planejamento das ações corretivas e preventivas da área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente na Cocamar.

O tempo de execução das atividades de inspeção da equipe de profissionais permitiu uma gestão da segurança do trabalho mais efetiva e aumento da frequência e quantidade de inspeções e avaliações de resultados das intervenções ou ações corretivas e preventivas adotadas.

Uma das principais demandas do coordenador da equipe, Elvis Pavan Gomes, é “usar a tecnologia para planejar e avaliar o plano de ações da saúde e segurança do trabalho”. Para atender esta demanda, a nossa Equipe OnSafety, desenvolveu e lançou recentemente o relatório de controle de Plano de Ações. É uma funcionalidade que além da equipe de profissionais das áreas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente também está sendo testada pelos Coordenadores de Controle de Qualidade na Cocamar Cooperativa Agroindustrial. O objetivo é integrar informações e adotar procedimentos padronizados de inspeção / auditoria e automatizar relatórios de ações de melhoria que envolvam as áreas.

O Plano de Ações é uma funcionalidade que permite desenvolver e organizar no ambiente de trabalho a ação corretiva para os itens não-conformes registrados pelos responsáveis, mantendo uma rastreabilidade do local de trabalho e item da NR’s, status e nível de prioridade da ação e responsável, entre outras informações propostas pelo Método 5W/2H.

Expectativas para o futuro

A expectativa para o próximo ano do coordenador da equipe é aumentar o uso do OnSafety na área de Saúde e Segurança do Trabalho, principalmente, para melhorar e automatizar o processo de Controle e Entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e o Controle de Treinamento de Colaboradores, conforme as exigências das NR’s. “São processos automatizados que a equipe de técnicos utilizará para localizar e rastrear o uso do EPI e verificar se o colaborar possuí autorização e os respectivos treinamentos válido para executar uma determinada atividade nos ambientes da Cocamar Cooperativa Agroindustrial”, conclui, Elvis Pavan Gomes.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.