Sono no volante: Como evitar o cansaço durante a viagem

Sono no volante_ Como evitar o cansaço durante a viagem

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No mundo, o Brasil tem o agronegócio como uma das principais cadeias produtivas e esse domínio nos torna um dos maiores produtores de alimentos e exportadores de soja, carne, café e açúcar. Também temos um parque industrial instalado e um mercado interno com um grande potencial de produção e consumo, respectivamente. Neste cenário, interromper os suprimentos ou a logística de transporte do agronegócio representa um dos maiores riscos e gargalos para o Brasil e no mundo, visto que deixaríamos de abastecer várias cadeias produtivas.

Na logística de suprimento e/ou de abastecimento além da infraestrutura, tecnologia, informações, custo e equipamentos, um fator crítico é a saúde do motorista profissional. E durante a pandemia do COVID-19 ficou mais evidente que precisamos desenvolver urgentemente um plano que permita introduzir ações de prevenção, educação viária, monitorar a saúde e definir medidas que reduzam os riscos à saúde de motoristas durante o tempo que permanecer e após o coronavírus.

Amazon exige que transportadoras orientem os motoristas dos prestadores de serviços – Fonte: businessinsider (2020).

O tempo de permanência do motorista de veículo de carga pesada ou de passageiros no volante durante a pandemia do Covid-19 provavelmente está aumentando em função da própria demanda de mercadorias e paralisação de outros meio de deslocamento no Brasil. Para evitar a propagação do Covid-19, as transportadoras estão adotando diferentes orientações para evitar a contaminação e/ou propagação da doença entre os motoristas.

Uma situação bastante comum e relatada pelos motoristas de carga é que a medida que “horas de viagem já se passaram, já anoiteceu e dentro de algumas horas irá amanhecer novamente, é inevitável que o cansaço chegue, os olhos pesam, as sinalizações da pista vão ficando embaçadas” e o perigo aumenta exponencialmente, e em situações como essa: o sono no volante é inevitável e perigoso.

É comum que motoristas enfrentem em viagens à lazer esse fatores e para quem trabalha com transportadoras e tem sua rotina na estrada torna-se mais frequente, perigoso e crítico. Independente do motivo que leva a dirigir é importante evitar o cansaço no volante para que os riscos de acidentes de trabalho ou de trânsito sejam reduzidos.

O sono combinado com a direção é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado ou usar celular ao mesmo tempo que dirige e acarreta em um grande risco de acidentes. Este post é sobre como evitar o sono no volante e atender os requisitos para o descanso e jornada de trabalho, principalmente, nos profissionais que atuam como autônomos, em transportadoras ou cooperativas de transporte rodoviário. Continue conosco e faça as suas contribuições e/ou críticas nas nossas redes sociais ou na página do OnSafety.

Recomendações para motoristas de caminhão durante a pandemia

Os riscos do sono no volante

No Brasil, as rodovias demonstram um número elevado de acidentes rodoviários pelo transporte de cargas, em 2018, representaram 60%, e aumentaram os custos operacionais das empresas em 26,7%, consequentemente, gerando prejuízos para a sociedade. E, em 33,9% dos casos são acidentes que ocorreram em plena noite.

São acidentes que provocam um número elevado de vidas perdidas, mais de 5.100 vidas, só em 2017, um custo logístico e impactos sociais negativos. A pesquisa realizada pela CNT também identifica que as dez melhores ligações rodoviárias do país passam por São Paulo e são constituídas de rodovias concessionadas. A conservação e melhoria da malha rodoviária também é item básico para evitar acidentes nas rodovias.

Visão dos Impactos dos Acidentes em Rodovias no Brasil – Fonte: CNT (2018).

O sono no volante já é a segunda maior causa de acidentes nas nossas rodovias, uma combinação que pode ser tão perigosa quanto beber e dirigir. Uma pesquisa realizada com 615 motoristas profissionais no Egito demonstrou que a maior taxa de acidentes acontecem com motoristas que dormem menos de 6 horas-diárias. Também identificou que motorista que dirigem mais de 8 horas contínuas registraram cerca de 31% de acidente. E, nas situações que o motorista totaliza mais de 15 horas no volante o índice de acidentes é de 42% (Factors Affecting Accidents Risks among Truck Drivers In Egypt).

Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) apontam que ele é o responsável por 30% das mortes e 20% dos acidentes em todas as vias do país.

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), entre 2012-2018, os veículos de transporte e as motocicletas foram 21% dos agentes causadores dos acidentes de trabalho.

grupo de agentes causadores 2012-2018
Painel de Agentes Causadores de Acidentes de Trabalho – Veículos de Transportes

Estatísticas que abrangem os trabalhadores de transportadoras e afins, indicando a tamanha exposição a riscos de acidente de trabalho que estes trabalhadores enfrentam diariamente.

Em muitos casos as jornadas de trabalho são longas e adentram noites e madrugadas, tornando basicamente impossível o sono não bater em algum momento e aumentando a possibilidade de um acidente.

Uma da principais iniciativas para regulamentar a atividade do motorista profissional é a Lei Nº 13.103, de 2 de março de 2015, também conhecida como a “Lei do Motorista”. E entre os principais pontos a nossa equipe destaca aqueles relacionados com a Jornada de Trabalho e o Descanso do motorista que trabalha com o transporte rodoviário de carga ou passageiros.

Jornada de Trabalho

A jornada diária de trabalho do motorista profissional de transporte rodoviário de carga é de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias. É uma jornada de trabalho caracterizada por:

  • Não ultrapassar 5 (cinco) horas e meia contínuas no exercício da condução.
  • No total de horas é considerado o tempo em que o motorista empregado estiver à disposição do empregador, excluídos os intervalos para refeição, repouso e descanso e o tempo de espera.
  • É assegurado ao motorista profissional empregado intervalo mínimo de 1 (uma) hora para refeição.
  • O serviço extraordinário superior será pago com o acréscimo de no mínimo 50% à da renumeração normal (valor/hora).

Descanso do Motorista

Para os profissionais do transporte de cargas é destacado que:

  • Sejam observados 30 (trinta) minutos para descanso dentro de cada 6 (seis) horas na condução de veículo de transporte de carga.
  • O condutor é obrigado, dentro do período de 24 (vinte e quatro) horas, a observar o mínimo de 11 (onze) horas de descanso, que podem ser fracionadas, usufruídas no veículo e coincidir com os intervalos mencionados no item anterior, observadas no primeiro período 8 (oito) horas ininterruptas de descanso. 

O controle da Jornada de Trabalho e o Descanso certamente contribui para reduzir a probabilidade de sono quando dirigi e os riscos inerentes e adicionais à saúde de motoristas de cargas que trafegam em rodovias brasileiras. Além disso, ajuda a melhorar a rotina de trabalho no dia a dia do profissional como, por exemplo, a própria manutenção e segurança do veículo, a forma como dirige, a aumentar a atenção as informações da rodovia e controlar os procedimentos de embarque e desembarque de mercadorias.

Dicas de como evitar o sono na estrada

Cuidar da saúde dos motoristas é uma obrigação para os profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho que atuam nas transportadoras ou nas cooperativas de transporte rodoviário de carga. Já os autônomos devem ser orientados e fiscalizados também pelos órgãos competentes da área e os próprios contratantes devem exigir o cumprimento dos requisitos básicos da área de Segurança e Saúde do Trabalho.

Além de treinamentos adequados para conduzir o veículos, realizar manutenção básica preventiva, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), segurança viária e treinamento de contenção de produtos químicos e primeiros socorros, entre outros, é necessário adotar práticas que reduzam os efeitos do sono ou transtornos que levam a ter um descanso inadequado do motorista.

Durma bem na noite anterior

Uma boa noite de sono antes da viagem faz com que a probabilidade de acidente diminua muio. Devido ao fato de que o cansaço do motorista interfere diretamente em seus reflexos e noção de força.

Nestes casos o motorista tem dificuldades em conduzir em linha reta, seu tempo de resposta para desviar de algo ou pisar no freio é reduzido e o pé pesa mais no acelerador.

Portanto antes de pegar a estrada ou de seguir viagem, durma por no mínimo 8 horas e no caso de ter que dormir na estrada, pare em locais seguros, como em postos de gasolina, em pedágios ou próximo a cidades.

Escolha um bom horário para viajar

Cada um sabe de suas condições físicas, portanto, não escolha os horários que você sente sono para a viagem, porém é recomendável que não se viaje após ao meio dia e ao fim da noite, horários mais comuns do corpo relaxar o sono chegar.

Dê prioridade para viajar pela manhã, se possível durma cedo na noite anterior e saia um pouco antes do sol nascer, para passar o dia na estrada, se for necessário conduzir a noite, redobre a atenção e se sentir sono pare.

Faça paradas

É muito comum que os caminhoneiros tenham de enfrentar grandes distâncias na estrada com um curto prazo de entrega para a carga, o que os acaba levando a tentar conduzir por longos períodos de tempo, porém isso é um erro.

Planeje a viagem de acordo com o tempo de entrega da carga e com as paradas, se você tem 10 horas de viagem por exemplo, reserve alguns minutos de cochilo após 4 horas de corrida.

Faça também pequenas paradas para alongar e beber água.

Não faça uso de remédios que podem estimular o sono

Alguns remédios podem afetar o corpo neste quesito, ao ingerir qualquer um antes de dirigir, leia a bula e veja se há contra indicação em conduzir máquinas pesadas.

O mesmo é válido para produtos naturais que causam sonolência, como o maracujá e em situações mais atípicas, a camomila ou outras substâncias que estimulam ou prejudicam as atividades do cérebro como, por exemplo, rapé, estimulantes naturais (catuaba, guaraná, ginseng etc), rebite ou bolinha, maconha (cannabis sativa), cocaína e/ou crack.

Evite o uso do cigarro (convencional, cigarro de palha, charutos, outros) e consumo de bebidas alcoólicas durante o período de descanso.

*obs. O cuidado no consumo de substâncias também é válido para o contrário, é comum que motoristas recorram ao uso de substâncias, ilegais ou legais, que inibem o sono porém que podem trazer efeitos colaterais mais perigosos quando combinadas com o volante.

Planejamento da Viagem ou Trajeto

Realize um planejamento prévio do trajeto ou distância que vai ser percorrida com a carga, a jornada de trabalho diária e semanal, a previsão de paradas para descanso e o tempo que o motorista permanecerá fora da sua residência ou afastado da sua família.

Monitorar desconfortos, dores ou qualquer mal-estar que o motorista sente durante a viagem, o uso de remédios contínuos e o tipo de doença ou transtorno mental (depressão, ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia, bipolaridade, outras) do motorista pré-diagnosticada. Informações que ajudam a elaborar planos mais efetivos para as horas de descanso.

A tecnologia OnSafety também é uma ótima ferramentar para melhorar a gestão da segurança e saúde do trabalho dos motoristas. É a ferramenta que te ajuda a controlar os exames dos motoristas, EPI’s, treinamentos e inclusive acompanhar o cumprimento de rotinas diárias de inspeção veicular.

Cuidados Durante o Covid-19 com os Motoristas

No período do Covid-19 é fundamental que os profissionais da área também adotem procedimentos para evitar a infecção do próprio motorista com o vírus. Estimular por meio de campanhas o uso de procedimentos individuais (aquisição de álcool gel em 70%, higienização do veículo, uso de máscara facial), redobrar as práticas de higiene nos locais de espera, descanso e repouso e monitorar possíveis sintomas do motoristas (febre monitorada 24 horas antes de iniciar uma jornada ou quando retornar para empresa depois da viagem).

Também é fundamental continuar mantendo o distanciamento e isolamento social, principais medidas para combater e reduzir os efeitos da pandemia Covid-19. Esforços que todos devemos seguir para que o nosso transporte logístico de cargas não tenha que parar e, consequente, deixar de abastecer supermercados, hospitais, farmácias, entre outros serviços essenciais para a população.

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