No mundo, o Brasil tem o agronegócio como uma das principais cadeias produtivas e esse domínio nos torna um dos maiores produtores de alimentos e exportadores de soja, carne, café e açúcar. Também temos um parque industrial instalado e um mercado interno com um grande potencial de produção e consumo, respectivamente. Neste cenário, interromper os suprimentos ou a logística de transporte do agronegócio representa um dos maiores riscos e gargalos para o Brasil e no mundo, visto que deixaríamos de abastecer várias cadeias produtivas.
Na logística de suprimento e/ou de abastecimento além da infraestrutura, tecnologia, informações, custo e equipamentos, um fator crítico é a saúde do motorista profissional. E durante a pandemia do COVID-19 ficou mais evidente que precisamos desenvolver urgentemente um plano que permita introduzir ações de prevenção, educação viária, monitorar a saúde e definir medidas que reduzam os riscos à saúde de motoristas durante o tempo que permanecer e após o coronavírus.
O tempo de permanência do motorista de veículo de carga pesada ou de passageiros no volante durante a pandemia do Covid-19 provavelmente está aumentando em função da própria demanda de mercadorias e paralisação de outros meio de deslocamento no Brasil. Para evitar a propagação do Covid-19, as transportadoras estão adotando diferentes orientações para evitar a contaminação e/ou propagação da doença entre os motoristas.
Uma situação bastante comum e relatada pelos motoristas de carga é que a medida que “horas de viagem já se passaram, já anoiteceu e dentro de algumas horas irá amanhecer novamente, é inevitável que o cansaço chegue, os olhos pesam, as sinalizações da pista vão ficando embaçadas” e o perigo aumenta exponencialmente, e em situações como essa: o sono no volante é inevitável e perigoso.
É comum que motoristas enfrentem em viagens à lazer esse fatores e para quem trabalha com transportadoras e tem sua rotina na estrada torna-se mais frequente, perigoso e crítico. Independente do motivo que leva a dirigir é importante evitar o cansaço no volante para que os riscos de acidentes de trabalho ou de trânsito sejam reduzidos.
O sono combinado com a direção é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado ou usar celular ao mesmo tempo que dirige e acarreta em um grande risco de acidentes. Este post é sobre como evitar o sono no volante e atender os requisitos para o descanso e jornada de trabalho, principalmente, nos profissionais que atuam como autônomos, em transportadoras ou cooperativas de transporte rodoviário. Continue conosco e faça as suas contribuições e/ou críticas nas nossas redes sociais ou na página do OnSafety.
Os riscos do sono no volante
No Brasil, as rodovias demonstram um número elevado de acidentes rodoviários pelo transporte de cargas, em 2018, representaram 60%, e aumentaram os custos operacionais das empresas em 26,7%, consequentemente, gerando prejuízos para a sociedade. E, em 33,9% dos casos são acidentes que ocorreram em plena noite.
São acidentes que provocam um número elevado de vidas perdidas, mais de 5.100 vidas, só em 2017, um custo logístico e impactos sociais negativos. A pesquisa realizada pela CNT também identifica que as dez melhores ligações rodoviárias do país passam por São Paulo e são constituídas de rodovias concessionadas. A conservação e melhoria da malha rodoviária também é item básico para evitar acidentes nas rodovias.
O sono no volante já é a segunda maior causa de acidentes nas nossas rodovias, uma combinação que pode ser tão perigosa quanto beber e dirigir. Uma pesquisa realizada com 615 motoristas profissionais no Egito demonstrou que a maior taxa de acidentes acontecem com motoristas que dormem menos de 6 horas-diárias. Também identificou que motorista que dirigem mais de 8 horas contínuas registraram cerca de 31% de acidente. E, nas situações que o motorista totaliza mais de 15 horas no volante o índice de acidentes é de 42% (Factors Affecting Accidents Risks among Truck Drivers In Egypt).
Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS) apontam que ele é o responsável por 30% das mortes e 20% dos acidentes em todas as vias do país.
Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), entre 2012-2018, os veículos de transporte e as motocicletas foram 21% dos agentes causadores dos acidentes de trabalho.
Estatísticas que abrangem os trabalhadores de transportadoras e afins, indicando a tamanha exposição a riscos de acidente de trabalho que estes trabalhadores enfrentam diariamente.
Em muitos casos as jornadas de trabalho são longas e adentram noites e madrugadas, tornando basicamente impossível o sono não bater em algum momento e aumentando a possibilidade de um acidente.
Uma da principais iniciativas para regulamentar a atividade do motorista profissional é a Lei Nº 13.103, de 2 de março de 2015, também conhecida como a “Lei do Motorista”. E entre os principais pontos a nossa equipe destaca aqueles relacionados com a Jornada de Trabalho e o Descanso do motorista que trabalha com o transporte rodoviário de carga ou passageiros.
Jornada de Trabalho
A jornada diária de trabalho do motorista profissional de transporte rodoviário de carga é de 8 (oito) horas, admitindo-se a sua prorrogação por até 2 (duas) horas extraordinárias ou, mediante previsão em convenção ou acordo coletivo, por até 4 (quatro) horas extraordinárias. É uma jornada de trabalho caracterizada por:
- Não ultrapassar 5 (cinco) horas e meia contínuas no exercício da condução.
- No total de horas é considerado o tempo em que o motorista empregado estiver à disposição do empregador, excluídos os intervalos para refeição, repouso e descanso e o tempo de espera.
- É assegurado ao motorista profissional empregado intervalo mínimo de 1 (uma) hora para refeição.
- O serviço extraordinário superior será pago com o acréscimo de no mínimo 50% à da renumeração normal (valor/hora).
Descanso do Motorista
Para os profissionais do transporte de cargas é destacado que:
- Sejam observados 30 (trinta) minutos para descanso dentro de cada 6 (seis) horas na condução de veículo de transporte de carga.
- O condutor é obrigado, dentro do período de 24 (vinte e quatro) horas, a observar o mínimo de 11 (onze) horas de descanso, que podem ser fracionadas, usufruídas no veículo e coincidir com os intervalos mencionados no item anterior, observadas no primeiro período 8 (oito) horas ininterruptas de descanso.
O controle da Jornada de Trabalho e o Descanso certamente contribui para reduzir a probabilidade de sono quando dirigi e os riscos inerentes e adicionais à saúde de motoristas de cargas que trafegam em rodovias brasileiras. Além disso, ajuda a melhorar a rotina de trabalho no dia a dia do profissional como, por exemplo, a própria manutenção e segurança do veículo, a forma como dirige, a aumentar a atenção as informações da rodovia e controlar os procedimentos de embarque e desembarque de mercadorias.
Dicas de como evitar o sono na estrada
Cuidar da saúde dos motoristas é uma obrigação para os profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho que atuam nas transportadoras ou nas cooperativas de transporte rodoviário de carga. Já os autônomos devem ser orientados e fiscalizados também pelos órgãos competentes da área e os próprios contratantes devem exigir o cumprimento dos requisitos básicos da área de Segurança e Saúde do Trabalho.
Além de treinamentos adequados para conduzir o veículos, realizar manutenção básica preventiva, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), segurança viária e treinamento de contenção de produtos químicos e primeiros socorros, entre outros, é necessário adotar práticas que reduzam os efeitos do sono ou transtornos que levam a ter um descanso inadequado do motorista.
Durma bem na noite anterior
Uma boa noite de sono antes da viagem faz com que a probabilidade de acidente diminua muio. Devido ao fato de que o cansaço do motorista interfere diretamente em seus reflexos e noção de força.
Nestes casos o motorista tem dificuldades em conduzir em linha reta, seu tempo de resposta para desviar de algo ou pisar no freio é reduzido e o pé pesa mais no acelerador.
Portanto antes de pegar a estrada ou de seguir viagem, durma por no mínimo 8 horas e no caso de ter que dormir na estrada, pare em locais seguros, como em postos de gasolina, em pedágios ou próximo a cidades.
Escolha um bom horário para viajar
Cada um sabe de suas condições físicas, portanto, não escolha os horários que você sente sono para a viagem, porém é recomendável que não se viaje após ao meio dia e ao fim da noite, horários mais comuns do corpo relaxar o sono chegar.
Dê prioridade para viajar pela manhã, se possível durma cedo na noite anterior e saia um pouco antes do sol nascer, para passar o dia na estrada, se for necessário conduzir a noite, redobre a atenção e se sentir sono pare.
Faça paradas
É muito comum que os caminhoneiros tenham de enfrentar grandes distâncias na estrada com um curto prazo de entrega para a carga, o que os acaba levando a tentar conduzir por longos períodos de tempo, porém isso é um erro.
Planeje a viagem de acordo com o tempo de entrega da carga e com as paradas, se você tem 10 horas de viagem por exemplo, reserve alguns minutos de cochilo após 4 horas de corrida.
Faça também pequenas paradas para alongar e beber água.
Não faça uso de remédios que podem estimular o sono
Alguns remédios podem afetar o corpo neste quesito, ao ingerir qualquer um antes de dirigir, leia a bula e veja se há contra indicação em conduzir máquinas pesadas.
O mesmo é válido para produtos naturais que causam sonolência, como o maracujá e em situações mais atípicas, a camomila ou outras substâncias que estimulam ou prejudicam as atividades do cérebro como, por exemplo, rapé, estimulantes naturais (catuaba, guaraná, ginseng etc), rebite ou bolinha, maconha (cannabis sativa), cocaína e/ou crack.
Evite o uso do cigarro (convencional, cigarro de palha, charutos, outros) e consumo de bebidas alcoólicas durante o período de descanso.
*obs. O cuidado no consumo de substâncias também é válido para o contrário, é comum que motoristas recorram ao uso de substâncias, ilegais ou legais, que inibem o sono porém que podem trazer efeitos colaterais mais perigosos quando combinadas com o volante.
Planejamento da Viagem ou Trajeto
Realize um planejamento prévio do trajeto ou distância que vai ser percorrida com a carga, a jornada de trabalho diária e semanal, a previsão de paradas para descanso e o tempo que o motorista permanecerá fora da sua residência ou afastado da sua família.
Monitorar desconfortos, dores ou qualquer mal-estar que o motorista sente durante a viagem, o uso de remédios contínuos e o tipo de doença ou transtorno mental (depressão, ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia, bipolaridade, outras) do motorista pré-diagnosticada. Informações que ajudam a elaborar planos mais efetivos para as horas de descanso.
A tecnologia OnSafety também é uma ótima ferramentar para melhorar a gestão da segurança e saúde do trabalho dos motoristas. É a ferramenta que te ajuda a controlar os exames dos motoristas, EPI’s, treinamentos e inclusive acompanhar o cumprimento de rotinas diárias de inspeção veicular.
Cuidados Durante o Covid-19 com os Motoristas
No período do Covid-19 é fundamental que os profissionais da área também adotem procedimentos para evitar a infecção do próprio motorista com o vírus. Estimular por meio de campanhas o uso de procedimentos individuais (aquisição de álcool gel em 70%, higienização do veículo, uso de máscara facial), redobrar as práticas de higiene nos locais de espera, descanso e repouso e monitorar possíveis sintomas do motoristas (febre monitorada 24 horas antes de iniciar uma jornada ou quando retornar para empresa depois da viagem).
Também é fundamental continuar mantendo o distanciamento e isolamento social, principais medidas para combater e reduzir os efeitos da pandemia Covid-19. Esforços que todos devemos seguir para que o nosso transporte logístico de cargas não tenha que parar e, consequente, deixar de abastecer supermercados, hospitais, farmácias, entre outros serviços essenciais para a população.
Fique por Dentro da Nossa Tecnologia
Veja como a nossa tecnologia ajuda a melhorar o desempenho da área de SST na sua indústria no Canal OnSafety. Também podemos agendar uma reunião para apresentar os benefícios do Sistema OnSafety, será uma conversa rápida e produtiva.