Ir para o conteúdo
  • Home
  • Funcionalidades
  • Blog
  • Login
  • Sobre nós
Menu
  • Home
  • Funcionalidades
  • Blog
  • Login
  • Sobre nós
Pesquisar
Agendar Demonstração

O que é eSocial? Entenda como funciona de maneira simples

  • Teodoro
O que é eSocial

Compartilhe

eBook: Conectando o eSocial e a Segurança e Saúde do trabalho - banner

O Sistema eSocial surgiu para centralizar informações trabalhistas e previdenciárias das organizações e consequentemente facilitar a vida dos empregadores, empregados e governo. É uma forma de melhorar a comunicação e o cumprimento da legislação pertinente! E, entender como funciona o eSocial de uma maneira simples é um desafio, não é mesmo?

Desde que o Sistema eSocial foi proposto para a sociedade, em 2012, começaram a surgir grandes dificuldades e incertezas para todas as partes envolvidas. A proposta de implantação passou por alterações no cronograma do eSocial, atrasos na publicação de documentos e na última alteração foram inclusive retirados eventos, principalmente, da Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

Neste post nosso objetivo é trazer para os profissionais da SST informações atualizadas e pertinentes sobre o eSocial de uma maneira simples e resumida. Os principais pontos que vamos abordar e entender como funciona o eSocial são:

  • O que significa eSocial?
  • História do eSocial.
  • Quais empresas devem usar?
  • Para que serve?
  • Relacionando a Área de SST com o sistema.
  • Módulos dentro do eSocial.

Confira!

O que significa eSocial?

O eSocial é a integração das informações sob as perspectivas fiscais, previdenciárias e trabalhistas que demanda adotar tecnologias para padronizar a transmissão, integrar rotinas de trabalho dos processos gerenciais (custos, financeiro, recursos humanos, produção), validar informações e centralizar os dados da empresa.

História do eSocial

Tudo começou no dia 22 de Janeiro de 2007 quando foi criado o chamado SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, considerado como uma prévia do eSocial.

Pensando em estender para a área trabalhista, em 2012, o Governo resolveu ampliar o SPED com informações trabalhistas e previdenciárias. Sendo assim, foram criados o eSocial e EFD- Reinf, no intuito de idealizar o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Depois de vários cronogramas apresentados que alteraram a implantação do eSocial e, principalmente, os eventos da Segurança e Saúde do Trabalho, em outubro de 2021, as Grandes Empresas (Grupo 1) de fato começaram a enviar informações sobre os Eventos da SST para o eSocial.

Neste contexto, é necessário que o profissional da área de SST entenda sobre a responsabilidade que existe sobre a coleta, envio e validação das informações dos trabalhadores e eventos da SST no âmbito do eSocial.

Quais empresas devem usar?

A INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1863, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018 esclarece sobre quais empresas devem usar e prestar as informações ao Sistema eSocial:

  • Grupo 1 – Empresas com faturamento anual acima de R$78 milhões.
  • Grupo 2 – Demais empresas
  • Grupo 3 – Empresas do Simples Nacional
  • Grupo 3 – Pessoas Físicas: os empregadores e contribuintes pessoas físicas, exceto os empregadores domésticos; e
  • Grupo 4 – Órgãos públicos.
Cronograma Atualizado do eSocial – Portaria SEPRT/RFB n° 71, de 20 de junho de 2021.

Para implantar o eSocial nas organizações é importante ficar atento e monitorar as datas do cronograma de implantação dos eventos relacionadas com a SST no eSocial. Também é necessário preparar a documentação, emitir o certificado que autoriza o envio de informações pelos profissionais e avaliar e adquirir o melhor software para enviar as informações.

Para que serve?

A plataforma garante maior segurança jurídica, com um ambiente de negócio que beneficia a todos, principalmente àquelas empresas que trabalham em conformidade com a legislação. 

A comunicação entre a empresa e os atores do ambiente nacional (FGTS, MTPS, RF) é realizada por um único canal e deve seguir os seguintes princípios:

  • Viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas;
  • Racionalizar e simplificar o cumprimento de obrigações;
  • Eliminar a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas;
  • Aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias; e
  • Conferir tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte.

O Sistema eSocial é desenvolvido e implantado na empresa com as premissas de estabelecer uma gestão compartilhada e uma única prestação da informação dos eventos.

Com a implantação dos Eventos da SST é possível acreditar que o Sistema de fiscalização e autuação do Ministério do Trabalho se tornará mais abrangente, efetivo e será realizado de forma remota. Cenário que promoverá mudanças nas rotinas de trabalho das empresas, sistemas de tecnologias e qualidade das informações coletadas sobre as atividades operacionais, ambiente de trabalho, riscos e saúde do trabalhador.

Usar um Sistema de Informações (software) confiável e preparado para gerenciar informações sobre os eventos da SST será fundamental para evitar atrasos e erros nas informações encaminhadas nos eventos da SST. Além disso, é recomendado que a empresa de contabilidade ou prestador de serviços contábeis não assuma a responsabilidade de enviar os eventos da SST!

Relacionando o Sistema eSocial com as Práticas da SST

  • Identifique os Eventos de SST – torna-se fundamental identificar os eventos específicos e complementares que demandam atividades e exigem informações sobre SST da empresa. Prática que ajudará a preparar a empresa para a implantação do eSocial.
  • Promova o Treinamento da Equipe de Segurança e Saúde do Trabalho – torna-se fundamental estabelecer um plano de treinamento sobre as novas rotinas do Sistema, coleta de dados e exigências de controle, atualização e armazenamento dos eventos relacionados com a SST.
  • Promova Auditorias de Segurança e Saúde do Trabalho – Esqueça a planilha de controle de setores da indústria e utilize novas formas de monitorar a SST no ambiente de trabalho. Mantenha todos os ambientes de trabalho registrados e monitorados com itens específicos das Normas Regulamentadoras (NR’s) publicadas pelo Ministério do Trabalho.
  • Controle a Entrega de EPI’s – Implemente mecanismos para controlar a entrega, troca, higienização e devolução dos EPI’s por trabalhador.
  • Controle a Saúde Ocupacional – mantenha o prontuário da saúde do trabalhador em dia e atendendo as exigências das NR’s.
  • Controle de Qualidade das Informações da Empresa – será necessário estabelecer mecanismos para manter um sistema de informações dos trabalhadores, atividades da empresa, ente outros, sem erros. Observa-se que a transmissão de informações erradas ou desatualizadas provocará retrabalho, atrasos nas operações, fiscalizações individuais – independente do porte da empresa, e, inclusive, autuações.
  • Use uma Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) – no processo de implantação e preparação do eSocial é fundamental começar a gerenciar todas as atividades de SST dentro de um software, única forma de gerar as informações (arquivos) que serão transmitidas sobre a empresa. A aquisição do software demanda avaliar as funcionalidades, confiabilidade do sistema, facilidade de uso, tempo de processamento, suporte do fornecedor e portabilidade, isto é, fácil de usar e acessar as informações em dispositivos (smartphone, tablet e webservices).

Quais são as obrigatoriedades da SST no eSocial?

Eventos do eSocial:

Para enviar as informações para o eSocial você deve usar um Sistema de Informações que permita estabelecer a comunicação entre os eventos de registros de informações dos trabalhadores, estabelecimentos e os eventos do eSocial relacionados com a SST.

No Sistema eSocial é necessário integrar os Eventos de SST com informações coletadas e gerenciadas pelos profissionais que atuam com a SST. Além disso, são eventos que irão substituir a abertura da CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho) e o registro de informações do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

A obrigatoriedade dos eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no eSocial para as empresas do Grupo 1, conforme estabelece a Portaria Conjunta SERFB/SEPRT/ME nº 71, de 29 de junho de 2021. Nesse grupo de eventos, enquadram-se as seguintes informações:

  • Comunicação de Acidentes de Trabalho (Evento S-2210)
  • Monitoramento da Saúde do Trabalhador (Evento S-2220)
  • Condições Ambientais do trabalho – Agentes Nocivos (Evento S-2240).

Para os profissionais da SST, além dos eventos S-2210, S-2220 e S-2240, será permitido incluir, alterar e excluir, informações sobre o afastamento temporário do trabalhador (S-2230) e Desligamento (S-2299).

Conclusão

Você já sabe um pouco mais sobre quais são os impactos e como o uso do Sistema eSocial irá influenciar a vida e o papel do profissional da SST. É fundamental entender o papel e a responsabilidade que um profissional passa a ter ao certificar as informações repassadas nos eventos do eSocial e se preparar para os próximos desafios da nossa área.

A tecnologia está se tornando cada vez mais presente nas nossas vidas e o eSocial é o primeiro passo que exigirá a implantação de um software, treinamento e integração com as atividades profissionais da SST.

Por hoje ficamos por aqui, te aguardamos para os próximos conteúdos. Sempre fique atento às notícias sobre o Sistema eSocial na Plataforma do eSocial.

Referências

Cronograma Atualizado do eSocial – Portaria SEPRT/RFB n° 71, de 20 de junho de 2021.

Instrução Normativa – RFB Nº 1863, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2018

eSocial. Documentação Técnica. Disponível em: esocial.gov.br. Acesso em: 05/06/2016.

Decreto Nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014. Institui o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial e dá outras providências. Disponível em: planalto.gov.br. Acesso em: 01/07/2016.

eSocial. A História do eSocial. Disponível em: especialistaemesocial.com.br. Acesso em: 11/07/2019.

eSocial. Conheça o eSocial. Disponível em: esocial.gov.br. Acesso em: 11/07/2019.

eSocial. Seminário de Simplificação. Disponível em: esocial.gov.br. Acesso em: 15/07/2019.

eSocial. eSocial passa a ser obrigatório em todas as grandes empresa. Disponível em: esocial.gov.br. Acesso em: 15/07/2019.

banner demo esocial

Relacionado

AnteriorAnteriorA Responsabilidade do Profissional da Segurança do Trabalho no eSocial
Próximo 7 Dicas para a Implantação do eSocialPróximo

Qual é a Importância da Vida Útil dos EPI’s?

No ambiente de trabalho a SST exige que diversos métodos sejam planejados para promover a proteção dos trabalhadores. Neste caso, além dos documentos, exames, boas

Read More »
Teodoro 23/11/2021
Cinco pessoas estão reunidas em uma área industrial, aparentemente em uma conversa sobre segurança. Três delas usam capacetes verdes e crachás. Uma mulher ao centro, sem capacete, fala com os demais. Há sinalização de segurança no local e cartazes informativos nas paredes. No canto superior esquerdo, aparece o logo da OnSafety. Na parte inferior, uma faixa verde exibe o texto: “As várias faces da CIPA: o que muda na construção, mineração, campo e plataformas”.

A Diferença Entre as CIPAS e Como Funciona Cada Uma

A SST é um processo de extrema importância para as empresas e deve atender um conjunto de requisitos e, no Brasil, um dos principais requisitos

Read More »
Teodoro 23/11/2021
Categorias
Abril verde Acidente de trabalho Acidente de trabalho no agronegócio Acidentes no Transporte Rodoviário Agronegócio Assinatura Eletrônica Auditoria de SST Biometria Case de Sucesso OnSafety Controle de EPI Covid-19 Cultura de Segurança e saúde no trabalho Documentação SST ERGONÔMIA eSocial Estatísticas da SST Indústria Inspeção Visual Inteligência Artificial ISO 45001 Mulheres na SST Normas Regulamentadoras Novidades do OnSafety Novidades na Segurança e saúde do Trabalho Padronização PGR Plano de ação Retrospectiva OnSafety 2018 Segurança do Trabalho na Construção Civil sipat SST e sustentabilidade Tecnologia da Informação Transporte Rodoviário Treinamento Tutorial

Fale conosco

(44) 3227-2191 | (44) 99149-1774

Estamos atendendo pelo Whatsapp

Instagram Facebook Linkedin Twitter Youtube

Lean Tecnologia e Engenharia LTDA
CNPJ: 18.962.840/0001-09. Av. Centenário, 116, Sala 34
MaringaTech. Maringá-PR. CEP: 87050-040

  • Materiais Ricos
  • SST nas escolas
  • Parceiros OnSafety
  • Dispositivos Android Sugeridos
  • Portal da Privacidade
  • Aviso de Privacidade
  • Termo de Serviço
  • Materiais Ricos
  • SST nas escolas
  • Parceiros OnSafety
  • Dispositivos Android Sugeridos
  • Portal da Privacidade
  • Aviso de Privacidade
  • Termo de Serviço