No último dia 12 de Outubro foi homenageada a padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, assim como, também é celebrado o Dia das Crianças. Além de comemorar a data podemos aproveitar para dialogar e construir ações sobre como as crianças, ainda na fase escolar, podem aprender sobre a Segurança e Saúde do Trabalho (SST).
Para a Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho (OSHA-EU) a familiarização com práticas, conceitos e métodos da SST nas fases de aprendizado (leitura e escrita) das crianças gera uma conscientização para o trabalho seguro na idade adulta.
As crianças que integram a SST naturalmente, isto é na Escola, brincando, em casa e com a família, serão profissionais mais proativos, sensíveis e parceiros com a implantação dos requisitos e exigências de Normas Regulamentadoras, Programas de Gerenciamento de Riscos e conscientes sobre o uso de EPI’s e monitoramento da Saúde Ocupacional.
Para pensar a SST no futuro é necessário agir no presente e formar desde muito cedo trabalhadores mais conscientes sobre os impactos que a falta de controle dos riscos ocupacionais causa na vida real. No âmbito da Segurança e Saúde do Trabalho a prevenção pode ser ensinada e aprendida desde cedo, isto é, ainda na escola! E, hoje vamos falar sobre como podemos fazer isso.
Dicas para Ensinar SST na Escola
A integração da SST no processo de aprendizagem das crianças ainda na escola pode ser promovida a partir de várias iniciativas lúdicas relacionadas com o dia a dia da família, ambiente da escola e conhecimentos adquiridos durante a formação. Os responsáveis pela escola, professores e profissionais da área de SST podem adotar as seguintes iniciativas para ensinar SST na Escola:
- Promover atividades e práticas pedagógicas específicas sobre temas relacionados com a SST. O OnSafety em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolve o projeto “Ensinar Brincando a Segurança e Saúde Ocupacional nas Escolas” no qual disponibiliza estratégias e ações educativas que podem ser abordadas entre a 1o. e 5o. ano do Ensino Fundamental.
- Utilizar vídeos animados que discutem e incluem questões de SST de uma forma divertida e educativa no processo de aprendizagem das crianças. Como sugestão indicamos o Napo, protagonista de uma série de filmes de animação, que apresentam temas importantes da SST de uma forma fácil para reter na memória.
- Inserir a gamificação para ensinar e construir conhecimentos de SST entre os futuros trabalhadores. Com este objetivo podem ser utilizados aplicativos desenvolvidos para introduzir conceitos de SST entre as crianças como, por exemplo, o APP Tabuleiro SST e Gamifica SST. Com o jogos é possível aprender sobre riscos ocupacionais, medidas preventivas, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre outras questões críticas da SST.
- Produzir concursos sobre desenhos, histórias, redações ou simplesmente brincadeiras que abordem temas relacionados com a SST, segurança na escola, prevenção ou assuntos relacionados com as profissões, saúde do trabalhador, tecnologias, entre outros.
- Tornar a escola um ambiente mais seguro para as crianças e os trabalhadores como, por exemplo, os professores, responsáveis pela limpeza de área de circulação, manutenção predial, elétrica, cozinha, entre outros, adotando práticas que identifiquem e eliminem perigos ou fonte de exposição que podem causar acidentes de trabalho na sala de aula, quadras, refeitórios, banheiros etc.
Usar a escola como ambiente de aprendizagem da Segurança e Saúde Ocupacional é um modelo que deve ser construído coletivamente entre os gestores da escola, educadores, alunos e com o apoio de profissionais da SST.
As experiências na escola e os conhecimentos adquiridos nas fases de aprendizado (leitura e escrita) das crianças contribuem com a formação de trabalhadores mais conscientes sobre os perigos e riscos que estão expostos nos ambientes de trabalho.