Formando Prevencionistas Desde a Escola

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O Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas é celebrado no dia 10 de Outubro e foi estabelecido pela Lei Federal N° 12.645 de 2012. Além dessa data, a lei coloca a escola como o principal agente da sociedade para formar prevencionistas. Formando prevencionistas desde a escola na área de Segurança e Saúde do Trabalho estamos protegendo mais trabalhadores e prevenindo acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Para a formação de prevencionistas é proposta a inclusão do tema de Segurança e Saúde do Trabalho nas escolas por meio de palestras, concursos de frase ou de redação, eleição de cipeiro escolar e visitas as empresas. É uma iniciativa que permiti que crianças e jovens acessem e disseminem conhecimentos básicos sobre as práticas que ajudam a criar uma cultura de segurança e saúde do trabalho.

A formação de prevencionistas desde a escola é uma questão importante em um país que ainda ostenta um dos piores índices de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, conforme dados publicados pelo Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (SMartLab).

Veja a seguir como os profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho, empresas, governo e sociedade podem contribuir na formação de prevencionistas desde a escola!

Segurança e Saúde nas Escolas

Para promover uma cultura de segurança e saúde no local de trabalho é necessário formar, promover e reforçar uma educação prevencionista. Uma educação em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) no ambiente escolar é uma prática efetiva que permite que professores utilizem a sua própria experiência e conhecimento, associada a recursos pedagógicos de SST, para formar trabalhadores mais preocupados com as condições de trabalho e redução de acidentes de trabalho.

Neste sentido, o OnSafety está promovendo um projeto educacional denominado de Ensinar Brincando a Segurança e Saúde Ocupacional nas Escolas, que visa a conscientização de crianças sobre a importância de estabelecer práticas e procedimentos seguros no ambiente de trabalho. É uma abordagem pedagógica voltada para crianças matriculadas no Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano.

Ensinar Brincando a Segurança e Saúde Ocupacional nas Escolas – Projeto preparado pela Profa. M.Sc. Daniella Alvarenga Marques e Ilustrado por Cibele Santos.

No projeto Ensinar Brincando a Segurança e Saúde Ocupacional nas Escolas são disponibilizados conteúdos (atividades pedagógicas) para informar, contextualizar e promover a temática de Segurança e Saúde do Trabalho, aumentar o interesse das crianças e a relevância desse conhecimento em sua formação enquanto cidadão, ou seja, que adquiram saberes sobre aspectos significativos de ação no ambiente de trabalho de forma individual e coletiva.

Trabalhar a Segurança e Saúde do Trabalho nas escolas é uma grande oportunidade porque a temática faz parte de uma das abordagens reivindicadas pelo Ministério da Educação e, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo e regulador na área da Educação, os “Temas Contemporâneos Transversais (TCTs)”, em destaque, o tema do Trabalho.

Os educadores ou professores assumem um papel crítico sobre a formação dos indivíduos e a sua compreensão de questões diversas, tais como, o cuidado consigo e com o outro, a partir do contexto social de vida e trabalho, a administração financeira, cuidado com a saúde, utilização de novas tecnologias digitais, empatia e respeito com os diferentes, estabelecimento, atuação e dinâmica do trabalho, bem como, a aprendizagem focada nos direitos e deveres do cidadão, isto é, saberes que possibilitam identificar e compreender a função social do sujeito na sociedade e/ou na comunidade.

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As escolas ao promoverem uma atitude positiva e uma compreensão sobre a importância de prevenir os riscos nos ambientes de trabalho nas crianças e jovens desde cedo estão contribuindo para formar profissionais mais preparados para criar e manter uma cultura de segurança e saúde do trabalho.

Prevenção de Acidentes nas Escolas

Acreditamos que a escola é um espaço de acesso ao conhecimento, que amplia o universo cultural e possibilita a compreensão e ascensão social e profissional dos indivíduos, além disso,  colabora com o reconhecimento de ações como, por exemplo, criar, sentir, pensar, inventar, inovar, querer e ousar.

O modo de compreender e olhar das crianças quando envolve a comunidade, o saber, o corpo e a mente e, ao mesmo tempo, o fortalecimento dos aspectos cognitivos e afetivos, intelectuais e práticos, políticos, singulares e coletivos, implicam no futuro o desenvolvimento de profissionais com mais responsabilidade e ética.

Portanto, reconhecer o mundo do trabalho, as regras, normas, procedimentos e sua dinâmica, projetar simulações de experiências sobre a segurança do trabalho, de forma lúdica, com base, em brincadeiras, atividades e jogos pedagógicos possibilitam que a aprendizagem ocorra de forma espontânea e atrativa.

A prevenção de acidentes nas escolas visa identificar, comparar e explicar as intervenções que precisam ser realizadas nos locais de trabalho, viabilizando conhecimento que estimule a curiosidade e proponha ideias e ações que contribuam para a transformação da Segurança e Saúde do Trabalho nas organizações, de modo que os processos que promovam segurança sejam efetivos e assertivos na vida dos funcionários e de suas famílias.

Para ensinar sobre a prevenção de acidentes de trabalho nas escolas é fundamental planejar também a formação dos professores para o ensino da Segurança e Saúde do Trabalho. Na cartilha Mind Safety – Safety matters! que trata sobre orientações para educação e formação de professores são destacadas diversas premissas: competências adquiridas em SST, pesquisa em fontes confiáveis e atuais, ensino baseado em evidências e orientados por dados, entre outros aspectos.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) preparou um material especial MPT em Quadrinhos sobre o dia nacional de segurança e saúde nas escolas e que pode ser usado no aprendizagem da prevenção de acidentes nas escolas. Iniciativa que visa introduzir de uma forma divertida e imaginativa conceitos e práticas fundamentais da Segurança e Saúde do Trabalho nas escolas.

Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas – MPT em Quadrinhos N° 61, p.8 (2021).

A prevenção de acidentes de trabalho pode ser estimulada como, por exemplo, com a formação da CIPA escolar, o mapeamento dos riscos da escola, a elaboração de ações preventivas para deixar a escola mais segura, organizar visitas aos estabelecimentos em torno da escola, convidar profissionais da área de segurança e saúde do trabalho para promover palestras, organizar concursos de desenhos de práticas seguras e com intervenções que buscam a proteção da saúde e segurança de todos que frequentam a escola: professores, alunos, trabalhadores, etc.

São brincadeiras associadas a atividades pedagógicas de Segurança e Saúde do Trabalho como, por exemplo, as propostas no projeto Ensinar Brincando a Segurança e Saúde Ocupacional nas Escolas, que ajudam a formar cidadãos ou trabalhadores com capacidades e conhecimentos no saber fazer e no saber lidar com situações de riscos ocupacionais no dia a dia.

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