Acidentes de Trabalho no Agronegócio

Características dos Acidentes de Trabalho no Agronegócio

Estamos de volta com a nossa série que trata sobre os Acidentes de Trabalho no Agronegócio. Anteriormente abordamos o impacto econômico, social e tecnológico do o Agronegócio Brasileiro para a sociedade e mercado. Além disso, quais são as características do Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro.

A seguir, vamos destacar as principais características dos acidentes de trabalho registrados no agronegócio, onde estão ocorrendo estes acidentes de e que medidas preventivas podemos adotar para prevenir a Saúde e Segurança do Trabalho. O objetivo é caracterizar os acidentes de trabalho que são registrados em diversas atividades econômicas inseridas na cadeia produtiva do agronegócio e apresentar os requisitos que devemos ficar atentos para reduzir a frequência, gravidade e os custos dos acidentes de trabalho.

Características dos Acidentes de Trabalho no Agronegócio

Para caracterizar os acidentes de trabalho no agronegócio, a nossa Equipe OnSafety, realizou uma análise estatística dos dados publicados por diversas agências e relacionados, principalmente, com às atividades econômicas da Seção A – Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura, destacadas pela Classificação Nacional de Atividades Econômica (CNAE, 2.0).

No Brasil, na distribuição de Acidentes de Trabalho por setor de atividade econômica, excluídos os acidentes de atividade “ignorada”, em 2017, o setor de Agropecuária participou com 3,43% do total de acidentes registrados  no ano (450.614) com CAT (Comunicação de Acidentes do Trabalho).

Fique atento com a CAT porque com a implantação do eSocial também foi alterada a forma como será enviada a informação da CAT para às agências e/ou órgãos governamentais. O atraso da comunicação gera multas e penalidades que podem ser evitadas com o uso do Módulo eSocial disponível no Sistema OnSafety.

A partir do agrupamento das atividades econômicas relacionadas com o Agronegócio é possível determinar que no setor em média são registrados por ano 18.543 Acidentes de Trabalhos, dos quais 93% tem CAT Registrada e 7% deixam de registrar a CAT. Também observa-se que do total de acidentes que tem a CAT Registrada (17.176), 88%  são decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado, isto é, são considerados acidentes por Motivos Típicos das atividades do agronegócio.

Quantidade de acidentes de trabalho no agronegócio

Análise das Estatísticas

As estatísticas também demonstram que 11% dos registros são relacionados com os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e vice-versa e 1% são os acidentes ocasionados por doenças profissionais peculiares às atividades relacionados com o agronegócio.

O SmartLab (Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho) também destaca que no mesmo período de 2015 e 2017, ocorreram 5.982 (73,12%) afastamentos por acidentes de trabalho e 2.199 (26,87%) por doenças profissionais. Do total de afastamentos (8.181), 81,56% foram homens e 18,43% são afastamentos referentes às mulheres que trabalham nas 10 principais atividades com registro de acidentes de trabalho no agronegócio.

É um setor que predomina a mão-de-obra masculina e, consequentemente, existe uma Cultura de Segurança do Trabalho baseada no comportamento social do homem no ambiente de trabalho: jornada de trabalho maior, excesso de confiança, executa atividades que demandam maior esforço físico, entre outros aspectos que levam a ficar mais expostos aos riscos e efeitos das atividades e/ou tarefas realizadas nos ambientes de trabalho.

Uma visão mais completas dos impactos sociais, econômicos e produtivos dos acidentes de trabalho em outras atividades econômicas está disponível no nosso eBook: Estatísticas da Segurança e Saúde do Trabalho.

Na próximas publicações vamos abordar as principais atividades industriais com mais acidentes de trabalho, onde estão ocorrendo os acidentes de trabalhos e que medidas preventivas podemos adotar para prevenir a Saúde e Segurança do Trabalho.

Fique por Dentro da Nossa Tecnologia

Veja como a nossa tecnologia ajuda a melhorar o desempenho da área de SST na indústria no Canal OnSafety. Também podemos agendar uma reunião para apresentar os benefícios do Sistema OnSafety, será uma conversa rápida e produtiva, é só agendar com um representante da nossa Equipe OnSafety.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.