Afastamento do Trabalho: Como evitá-lo com cuidados voltados à saúde?

capa afastamento do trabalho

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A saúde e o bem-estar do colaborador são pontos importantes para o ambiente de trabalho em qualquer empresa, simplesmente, porque com melhores condições de trabalho é alcançada mais satisfação e um melhor desempenho profissional, além disso, o afastamento do trabalho será reduzido.

Entre os principais problemas que provocam o afastamento estão os relacionados com a saúde dos trabalhadores, principalmente, a saúde mental. Mas não é o único fator associado aos afastamentos dos trabalhadores dos postos de trabalho.

Para o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (SmartLab), no período de 2020 a 2021, os afastamentos previdenciários por acidente (B91) acumularam mais de 139mil afastamentos por acidentes (64%) e mais de 75mil afastamentos por doenças ocupacionais (34%). Além disso, no mesmo período os afastamentos não acidentários (B31) totalizaram mais 3.71 milhões afastamentos por doenças e acidentes, com 75% e 25%, respectivamente.

Motivos mais frequentes dos afastamentos

Em destaque, os motivos mais frequentes dos afastamentos dos trabalhadores, conforme a Classificação Internacional de Doenças (CID), no caso de afastamento por Doenças são: osteomuscular, fraturas, mentais comportamentais, infecciosas e parasitárias, tumores malignos, luxações, etc.

Afastamentos Conforme a Classificação Internacional de Doenças
(Período: ’20-’21) – Fonte: SmartLab (2022)

Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a pandemia COVID-19 expôs os trabalhadores a diferentes riscos ocupacionais, provocou impactos nas rotinas das escolas, hospitais, empresas, etc., e consolidou novas práticas e procedimentos de trabalho como, por exemplo, o teletrabalho, gerando a necessidade de criar sistemas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) resilientes.

Neste cenário, a SST deve antecipar, preparar e responder à crises de saúde no ambiente de trabalho e enfrentar emergências futuras. Além disso, identificar fatores de riscos, eliminar perigos, avaliar os riscos ocupacionais, implantar medidas preventivas e promover a saúde mental de tal maneira que acidentes de trabalho e doenças ocupacionais sejam reduzidos e, consequentemente, o número de afastamentos.

Como este é um assunto importante para a sociedade, governo e empresas, visto que o afastamento do trabalho, gera perdas econômicas, sociais, trabalhistas e prejudica a saúde dos trabalhadores, preparamos um blog que destaca como podemos evitá-lo e quais são os cuidados voltados à saúde, confira, a seguir.

A diferença entre afastamento do trabalho e absenteísmo

Apesar de serem dois termos que designam situações bem semelhantes, há diferenças.

Afastamento do Trabalho

O afastamento do trabalho se refere a situações em que um trabalhador precisa se ausentar por algum motivo, sendo o mais comum e também mais preocupante, o motivo de saúde.

Absenteísmos podem se acumular e resultar em um afastamento, caso o trabalhador vá descobrindo um problema de saúde, por isso o absenteísmo deve ser monitorado de perto, para que se evite algum problema futuro.

Absenteísmo

O absenteísmo é quando um funcionário falta ou se atrasa repetidamente, sem um motivo específico, por isso quando há um padrão em determinado funcionário, é necessário um pouco mais de atenção, pois imprevistos acontecem, porém a recorrência pode ser preocupante.

Tipos de afastamentos

Os afastamentos são divididos em dois tipos, os pontuais e os motivados por doenças ou acidentes de trabalho.

O pontual é garantido pela CLT e pode ser motivado por:

  • falecimento do cônjuge, ascendente, descendente ou irmão;
  • casamento do próprio empregado;
  • doação voluntária de sangue;
  • alistamento militar;
  • quando se fizer necessário comparecer a juízo como parte ou testemunha;
  • ausência para se alistar como eleitor;
  • licença paternidade;
  • licença maternidade;
  • Enfermidade(Desde que com atestado médico);

Já em casos de acidentes de trabalho e doenças profissionais, também há o afastamento, este que deve ser comunicado ao eSocial pelo evento S-2230.

As Principais Causas do Afastamento do Trabalho

Dentre as causas de afastamento do trabalho, as mais comuns são:

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  • transtornos mentais como depressão ou estresse;
  • problemas de coração;
  • LER/DORT;
  • dores musculares;
  • alterações de sono;
  • doenças do trato digestivo, como úlceras e gastrites;
  • longas jornadas de trabalho;
  • hipertensão arterial;
  • acidentes de trabalho.

Entre 2012 e 2016, 79% das faltas registradas foram motivadas por doença mental, problema que ficou mais evidente durante a pandemia COVID-19. Para a OIT, esses dados seguem uma tendência mundial na qual indica que o estresse é a segunda causa de ausência dos trabalhadores da Europa.

No início dos anos 2000, a OIT, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS), alertou para os efeitos que a saúde mental pode ter no trabalho. Essas organizações também previram um aumento desses incidentes.

Em um documento intitulado Saúde mental e trabalho: impacto, questões e boas práticas, foram destacadas as principais relações e influências entre trabalho e saúde mental. Além disso, ali são introduzidas práticas para prevenir condições e promover a saúde mental.

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Vinte anos depois, a situação continua como foi anunciado. Os problemas de saúde mental atingem um grande número de profissionais, o que eleva o índice de absenteísmo que pode acabar se tornando em afastamentos.

Como evitar?

Cuide da saúde mental dos trabalhadores

A saúde mental é um problema comum nos dias de hoje, e uma das principais áreas que causam problemas nesse sentido é o local de trabalho.

O trabalho é uma grande fonte de estresse diário, que pode causar ou aumentar problemas de saúde mental, muitos problemas comuns como estresse, depressão, pressão alta, etc., podem ter sua origem nos locais de trabalho.

Para a OIT uma medida que pode ser implantada é que “empregadores, em colaboração com os trabalhadores, podem organizar o tempo de trabalho para evitar resultados negativos para a saúde dos trabalhadores em relação ao trabalho por turnos, trabalho noturno, trabalho de fim de semana e horários flexíveis”, reduzindo a probabilidade de afastamentos por doenças ocupacionais.

Além disso, condições de demanda excessiva, medo de não atingir metas e até mesmo de ser demitido, causam estresse e medo em realizar o trabalho, o que prejudica o desempenho dos funcionários e não contribui para o seu bem-estar.

Incentivar o hábito da atividade física

Uma boa estratégia para promover o bem-estar no ambiente de trabalho é incentivar a atividade física, principalmente com os funcionários que passam boa parte do dia sentados.

Um dos principais procedimentos a serem adotados nesse sentido é a ginástica laboral, que além de promover benefícios à saúde dos trabalhadores, é uma boa forma de relaxar antes de iniciar ou após o trabalho.

Além disso, oferecer aulas de ioga ou aeróbica também é uma ótima maneira de incentivar a atividade física.

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Atendimento psicológico

E os cuidados de saúde mental dentro da empresa? Essa é uma prática de sucesso, que vem ganhando cada vez mais espaço a cada dia.

No entanto, para que essa prática seja efetiva, também é necessário promover a conscientização. Explique a importância deste serviço, sem esquecer de reforçar a garantia de que tudo o que é dito no escritório é confidencial.

Ter um psicólogo como parte da equipe do PCMSO é muito benéfico, ter um especialista nesta área para ter discussões regulares e sessões de terapia pode prevenir e tratar muitos transtornos mentais.

Além de contar com ajuda profissional, o simples fato de manter um ambiente de trabalho saudável e livre de estresse desnecessário é essencial para o bem-estar no trabalho.

Além de ter um psicólogo na equipe do PCMSO, parcerias podem ser uma ótima solução, com uma parceria, consultas podem sair mais em conta, psicólogo pode estar disponível dentro da empresa em alguns dias da semana, o profissional pode palestrar e dar dicas, etc.

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