Aprimorando a Gestão da Segurança do Trabalho com o eSocial

eSocial: Como o integrar a Gestão da SST?

Estamos de volta com o 2º post que trata sobre a o processo de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho com o eSocial nas nossas indústrias. O primeiro assunto estava relacionado com os impactos dos Custos de Acidentes de Trabalho e benefícios que são alcançados com o Uso da Tecnologia na Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho.

Nesta edição, vamos destacar informações dos eventos não-periódicos da SST previstos no eSocial  e que podemos usar para melhorar a SST. A Equipe OnSafety também relata a experiência da empresa Concrejato que aprimorou a Gestão da SST. Inicialmente, a empresa incorporou uma tecnologia mobile para automatizar a coleta de dados em campo dos principais requisitos das Normas Regulamentadoras (NR’s).

Uma boa leitura!

Novo Cronograma do eSocial

Outro avanço recente na Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho são os requisitos que são exigidos pelo Sistema Digital e-Social, conforme Cronograma para a Implantação do eSocial.

Cronograma de implantação esocial
Cronograma de implantação esocial

O eSocial começou a ser obrigatório em janeiro de 2018 para algumas empresas e está em fase de implementação, deverá ser usada para enviar diversas informações relacionadas às empresas e seus empregados, variando desde dados referentes à admissão do funcionário até outros relacionadas à SST, como riscos do ambiente e acidentes de trabalho, por exemplo.

Os principais benefícios associados ao uso do eSocial pelas empresas referem-se à diminuição da burocracia e simplificação no processo de envio de dados ao Governo Federal. Além desses benefícios, podemos salientar os benefícios relacionados à Saúde e Segurança do Trabalhador e à gestão eficiente dos itens de SST.

Considerando que todos os dados deverão ser disponibilizados pelas empresas de forma clara e objetiva, o trabalhador terá a garantia que a empresa cumpre as obrigações relacionadas à Saúde e Segurança estabelecidas por lei.

Pelo lado das empresas, o eSocial deverá ajudar na gestão de SST, tornando-a mais eficiente, já que as mesmas terão informações mais claras sobre todos itens e atividades que deverão ser implementadas e avaliadas periodicamente. Somado a isso, uma vez que tais itens serão medidos e reportados, ficará mais evidente para as empresas quais ações deverão ser tomadas a fim de melhorar o desempenho de SST.

Como Integrar o eSocial e a Gestão da SST

A relação dos princípios básicos de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho com a rotina de trabalho do eSocial demanda dos profissionais uma formação mais adequada aos métodos e práticas de gestão e avaliação da SST, com o objetivo de melhorar o uso das informações e tomada de decisão a partir das informações do eSocial .

O primeiro passo é planejar a integração do eSocial e a Gestão da SST. É um planejamento baseado em uma gestão de riscos que tem como objetivo promover um ambiente seguro e confortável para o trabalhador, garantindo um bom desempenho nas atividades operacionais. Práticas que permitem desenvolver um processo sistemático e robusto para a identificação, avaliação e controles de riscos no ambiente de trabalho, conforme os princípios da ISO 45001:2018.

A avaliação de riscos exigida pelo evento não-periódico (S-2240 Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Riscos) é uma obrigatoriedade do eSocial que permitirá analisar possíveis erros do trabalhador e seus impactos ou consequências no caso de um acidente de trabalho.

A prática de análise de riscos permitirá realizar periodicamente uma análise crítica do ambiente de trabalho, práticas e atitudes dos trabalhadores. Neste sentido, usar uma tecnologia adequada ao evento S-2240 Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Riscos, garante mobilidade e agilidade na coleta de informações e envio para o eSocial.

Outro evento não-periódico para integrar entre a Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho e o eSocial é o controle e registro do Treinamento, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações (S-2245). É uma prática que promove a formação e a capacitação dos trabalhadores com uma visão da cultura de segurança e torna mais eficiente a tomada de decisão, elaboração de planos de ações preventivas e procedimentos de preparação e resposta a emergências.

Aspectos que devem ser refletidos pela política de SST

No processo de envolvimento e comunicação dos trabalhadores é fundamental valorizar a experiência e conhecimento, valores culturais e preservar o clima organizacional. Aspectos que devem ser refletidos pela política de SST, respeitados pelas autoridades de gestão e alinhados com os programas de melhoria da SST.

A Gestão da SST também passa pelo uso das informações dos eventos S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador e S-2221 Exame Toxicológico do Motorista Profissional. Tais informações fundamentais para estabelecer programas de monitoramento e apoio ao trabalhador que promovam o bem-estar e saúde ocupacional.

A análise de incidentes também em um fonte de lições aprendidas que pode ser utilizada a partir do evento S-2210 Comunicação de Acidentes de Trabalho que obriga as empresas a informar esses eventos não-periódicos. A prática deve ser acompanhada de um programa de auditoria  e um sistema de monitoramento de indicadores de Segurança e Saúde do Trabalho, garantido o atendimento dos requisitos legais.

Tecnologia Disponível para o eSocial

Todas os eventos da Segurança e Saúde do Trabalho exigidos pelo eSocial estão disponíveis no seu smartphone com o Sistema OnSafety. A tecnologia envia as informações ao eSocial e gera informações para a Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho.

visão dos fluxos

Para este novo cenário é necessário preparar os profissionais e adequar os procedimentos internos das empresas. Isto é, para promover o eSocial e a gestão da SST será fundamental integrar diferentes áreas gerenciais da empresa.

Relato da Concrejato

E quando a Gestão de Saúde e Segurança do trabalho é eficiente, diversos são os benefícios alcançados pelas empresas como, por exemplo, podemos citar o caso da empresa Concrejato. A Concrejato oferece uma série de serviços especializados de engenharia civil para o mercado nacional e tem a meta de zero acidentes em suas operações.

Para atingir esse objetivo, além de conhecer as normas e exigências legais, a empresa escolheu o Sistema OnSafety para monitorar e controlar a Saúde e Segurança de Trabalho. A tecnologia apoia a execução de diversas atividades relacionadas com as auditorias de requisitos legais, específicos da atividade e/ou geração de relatórios, o Controle de EPI’s, análise das condições ambientais, entre outras atividades realizadas pelos profissionais da área.

O uso do Sistema OnSafety permitiu à empresa reduzir o tempo na elaboração de relatórios e aumentar o número de inspeções realizadas. Além disso, o OnSafety facilitou a visualização de não conformidades e situações de risco do trabalho. Ou seja, com a ajuda da tecnologia, a empresa conseguiu uma melhoria contínua da SST e focar seu trabalho na etapa de prevenção dos acidentes, que, como sabemos, é a etapa mais importante na Gestão de SST.

A Auditoria de Segurança e Saúde do Trabalho é uma das principais etapas do Sistema de Gestão de SST e ponto de partida para análise da empresa. A auditoria permite avaliar em profundidade todos os itens relacionados à SST e identificar os pontos fortes, fraquezas e oportunidades de melhoria.

Vantagens de uma tecnologia adequada

Para realizar uma auditoria completa e detalhada, leva-se muito tempo para a execução da mesma e para elaboração dos relatórios. Por isso, o uso da tecnologia se torna essencial nessa etapa, uma vez que ajuda a orientar os itens a serem avaliados e ainda auxilia na criação dos relatórios, aumentando a produtividade da equipe de SST e melhorando a qualidade das avaliações.

O OnSafety também conta com outras funcionalidades que facilitam o trabalho de sua equipe, simplificando a coleta, integração e comunicação da área de segurança. Adicionalmente, auxilia a avaliar as informações obtidas, com relatórios em tempo real e análise completa do sistema de segurança para garantir que sua empresa está cumprindo com os requisitos legais.

Fique por Dentro da Nossa Tecnologia

Veja como a nossa tecnologia ajuda a melhorar o desempenho da área de SST na indústria no Canal OnSafety. Também podemos agendar uma reunião para apresentar os benefícios do Sistema OnSafety, será uma conversa rápida e produtiva, é só agendar com um representante da nossa Equipe OnSafety.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.