É cada vez mais comum que a Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho seja gerenciada e apoiada com tecnologias. Com a implantação de uma tecnologia, neste caso, um software, a equipe de profissionais automatiza o processo de coleta de dados dos ambientes de trabalho, informações dos trabalhadores, requisitos do eSocial e realiza inspeções padronizadas, entre outras tarefas.
A equipe de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) reduzirá problemas de comunicação, o tempo de elaboração dos relatórios e eliminará não-conformidades que levam a acidentes de trabalho. São benefícios alcançados porque o software permite que todos os envolvidos utilizem os mesmos workflows para monitorar o local de trabalho, treinamentos exigidos, o controle e entrega de EPI’s, monitoramento da saúde, entre outros documentos e requisitos.
No Sistema OnSafety, por exemplo, você gerencia as auditorias da SST realizadas no ambiente de trabalho, garantindo mais efetividade no processo de tomada de decisão e acesso as informações e relatórios em diferentes dispositivos. O software é preparado para dar mobilidade, qualidade, padronização e inteligência de dados com custos acessíveis.
A tecnologia é uma ótima ferramenta para melhorar a tomada de decisão dos profissionais que atuam na área de SST. No mercado existem diferentes softwares disponíveis e para escolher o melhor é necessário identificar quais são as necessidades, as funcionalidades do software e avaliar a disponibilidade em diferentes plataformas e usabilidade, entre outros pontos críticos que influenciam a escolha de um software.
Os benefícios de usar um software são enxergados quando reduz a frequência dos acidentes de trabalho, custos previdenciários, aumenta a qualidade de vida do trabalhador e se torna mais eficiente o gerenciamento da SST na sua empresa. A seguir, apresentamos mais detalhes sobre os benefícios de um software no processo de gestão da SST!
Gerenciamento da Segurança e Saúde do Trabalho
O gerenciamento da Segurança e Saúde do Trabalho é um processo baseado em princípios que promovem a SST no ambiente de trabalho e que são incorporados e representados por meio de práticas no ambiente de trabalho. A organização dos princípios e os requisitos que devem ser atendidos, por exemplo, são expostos no modelo de referência de Gestão da SST proposto pela ISO 45001:2018.
A gestão da Segurança e Saúde do Trabalho também passa pelo cumprimento de requisitos obrigatórios, envolvimento dos colaboradores, planejamento e identificação dos riscos ocupacionais, implantação de programas de gerenciamento de riscos (PGR), exigências do eSocial, monitoramento dos resultados da SST, entre outras funcionalidades que devem ser incorporadas por um software.
Um software deve fornecer em tempo real informações sobre as atividades conduzidas (auditorias, inspeções visuais, entregas de EPI’s, locais, multas etc.) e relacionadas com a Segurança e Saúde do Trabalho, identificadas pelo local de trabalho ou operação, data, horário, quantidade e responsável pela coleta de dados em campo.
No OnSafety, por exemplo, a qualquer momento os profissionais revisam as informações do ambiente de trabalho, inserem evidências (foto e áudio), observações em texto ou ações recomendadas (arquivos eletrônicos) para situações de riscos no ambiente de trabalho.
No dashboard do OnSafety também são disponibilizadas funcionalidades que permitem encaminhar por e-mail os relatórios de análise da Segurança do Trabalho para outros profissionais da empresa, agilizando a tomada de decisão e melhorando a comunicação interna.
O software também deve permitir que todos os membros da Equipe de Segurança do Trabalho visualizem de uma forma fácil e simples o desempenho de cada ambiente de trabalho, conhecer as necessidades de melhoria, comparar o antes e o depois, mantendo sempre a documentação em dia e assegurando o registro de evidências para possíveis ações de fiscalização.
Com a implantação do Sistema eSocial na área de SST é praticamente inviável qualquer gestão da saúde e segurança dos trabalhadores que não seja realizada com o apoio de um Software. Neste caso, é necessário avaliar a integração das informações com outras tarefas já desenvolvidas e evitar retrabalho ou erros nas informações que são encaminhadas pelo eSocial.
Usando o OnSafety para o GRO
O Sistema OnSafety é projetado para agilizar e simplificar o processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), baseado nos itens específicos das 36 Normas Regulamentadoras, mantendo sempre atualizados os usuários ou a equipe sobre as mudanças ou novas exigências publicadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Reduzindo com isso a falha de esquecer algum item na inspeção e garantindo que os dados sejam coletados de forma padronizada e compartilhados em tempo real.
Usar o OnSafety é simples, são apenas 4 passos:
- Fazer o download do APP OnSafety
- Criar uma conta OnSafety
- Cadastrar o Projeto da Fábrica, Canteiro de Obras, Posto de Gasolina ou qualquer outra indústria.
- Cadastrar os setores ou ambiente de trabalho, usuários (profissionais da Segurança do Trabalho) e selecionar os itens ou atividades que serão realizadas: Cadastro de Trabalhadores, Entrega de Controle de EPI’s, Inspeção Visual e/ou Auditoria da Segurança do Trabalho.
Segurança das Informações no OnSafety
Todas as informações e relatórios são salvos e armazenados no servidor Cloud Server Getcard, acessados a partir de sua conta OnSafety. Garantindo que as informações da Segurança do Trabalho sejam sincronizadas nos dispositivos mobile e desktop e disponibilizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias do ano.
A virtualização das informações garante aos gestores acesso, de uma forma segura, aos relatórios, registros de evidências, controle de entrega de EPI’s, resultados do desempenho da Segurança do Trabalho e as ações implementadas para reduzir os riscos de acidentes de trabalho ou não-conformidades observadas por órgãos ou agências fiscalizadoras.
Diferenciais do Software OnSafety
O OnSafety é uma solução mobile que simplifica a coleta, integração e comunicação da área de Segurança do Trabalho. A coleta é realizada de uma forma padronizada e customizada, isto é, em poucos clicks você seleciona os requisitos para cada local ou ambiente de trabalho que o responsável pela coleta de dados irá monitorar e avaliar. Em tempo real são disponibilizados os relatórios para as principais pessoas da empresa, garantindo a integração dos profissionais da área e gestores da empresa.
O OnSafety mantém indicadores de desempenho atualizados sobre itens conformes ou não-conformes, previsão de multas ou penalidades previstas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), informações que ajudam a reduzir custos industriais e direcionar investimentos na área.
A nossa solução permite avaliar o desempenho, conduzir auditorias de uma forma mais rápida e padronizada, garantir o controle dos itens de Segurança do Trabalho, comunicar os interessados e organizar a sua equipe.
“O OnSafety tem me proporcionado um grande suporte e auxílio, hoje conto com as opções de inspeções para toda a documentação da CIPA, Controle de Registro para Funcionários, Ficha de EPI’s digital, Emissão de Relatórios de Inspeção, Relatórios Financeiros, etc.”
[João Paulo Baldassin – Técnico de Segurança do Trabalho do Grupo Razente]