8 Passos para Reduzir o Tempo de Auditoria da SST

Compartilhe

Um dos papéis mais importantes desenvolvido pelo profissional de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) é a Auditoria de Segurança do Trabalho. E, pensando como podemos tornar mais eficiente o processo de preparação, aplicação e análise dos dados preparamos um guia com 8 passos para reduzir o tempo da auditoria da SST.

A avaliação sistemática do ambiente de trabalho demanda um tempo de auditoria elevado que envolvem atividades de planejamento, coleta, análise e elaboração de relatórios das partes interessadas como, por exemplo, gerentes, supervisores, operadores, órgãos externos e/ou auditores.

Entre os instrumentos mais adotados para conduzir a Auditoria de Segurança do Trabalho está a auditoria conduzida a partir de um checklist preparado para identificar as não-conformidades no ambiente de trabalho. Além disso, para reduzir o tempo da coleta, análise e elaboração de relatórios a sua equipe de profissionais também pode conduzir auditorias digitais usando tecnologias que padronizam e geram qualidade de informação.

Com um checklist é possível avaliar a Segurança e Saúde do Trabalho a partir de diferentes requisitos estabelecidos pelas Normas Regulamentadoras (NR’s). Também é possível monitorar a execução de uma atividade do trabalho, riscos ocupacionais, coletar informações para o Programa de Gerenciamentos de Riscos (PGR).

banner 7 passos

O princípio básico é que com o controle por meio de um checklist é possível promover o desempenho da operação ou uma rotina desenvolvida pelo trabalhador, em várias dimensões, como, por exemplo, a própria segurança de saúde do trabalho, a qualidade, custo, tempo, produtividade, entre outras dimensões.

O desenvolvimento e implantação de um checklist na área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) permite diagnosticar, estratificar, analisar e priorizar ações que reduzem os riscos de acidentes de trabalho ou doenças profissionais. Ainda, promovem a padronização e garantem que os requisitos de Normas Regulamentadoras (NR’s) sejam inspecionados no ambiente de trabalho, entre outros benefícios.

Principais dificuldades para se reduzir o tempo de auditoria

Entre os principais problemas relatados pelos profissionais da área de Segurança do Trabalho ao conduzir uma auditoria / inspeção estão:

  • dificuldade para manter um padrão na aplicação em diferentes locais de trabalho ou por colaboradores distintos;
  • elevado tempo consumido para aplicar o checklist;
  • demora para a consolidação dos dados, em função, da quantidade elevada de informação coletada em campo;
  • demora para a elaboração dos relatórios;
  • dificuldade de análise dos dados históricos e agregação das informações;
  • dificuldade de observar um número elevado de requisitos em um ambiente de trabalho;
  • falta de rastreabilidade das informações reunidas em campo.
infográfico cultura de segurança

8 Passos para Reduzir o Tempo de Auditoria:

O tempo de uma auditoria ou simplesmente uma inspeção no ambiente de trabalho pode ser reduzido com os passos que ajudam a sistematizar as informações do checklist, escolher as ferramentas para a análise, coleta e elaboração dos relatórios:

1. Planejar e organizar os Setores da Auditoria:

O planejamento e a organização permitem agrupar os requisitos e garantir a agilidade no momento da avaliação em campo, conduzida a partir de um checklist. O objetivo é que antecipadamente sejam levantadas as necessidades e a sequência dos setores (ambientes de trabalho) auditados ou inspecionados. Além disso, recomenda-se adotar o fluxo de materiais como parâmetro sequencial para planejar, organizar e executar a auditoria.

2. Identificar os Requisitos / Itens da Auditoria / Inspeção: 

Observe as condições mínimas necessárias para que o trabalhador desenvolva um trabalho seguro. A partir das necessidades identificadas e organização dos setores da auditoria é possível determinar quais requisitos serão necessários de controlar e monitorar. Especificamente, são consultadas Normas Regulamentadoras, Normas Técnicas ou recomendações internacionais para o ambiente de trabalho.

3. Usar uma Linguagem Adequada: 

Utilize uma linguagem simples e adequada para descrever os requisitos que serão auditados em uma atividade ou ambiente de trabalho. A descrição adequada do requisito facilita a interpretação e avaliação na hora de conduzir a auditoria com o checklist.

4. Utilizar Ferramentas de Análise de Dados: 

Implemente ferramentas da qualidade como, por exemplo, Histograma, Gráfico Pareto, Gráfico de Correlação, assim como, use Gráficos de Pizza e Barra, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão dos profissionais envolvidos na área de SST.

5. Projetar os Indicadores de Desempenho da Área de SST: 

Projete um sistema de indicadores de desempenho para a avaliação e controle dos resultados alcançados na área de SST. Indicadores de desempenho que são apresentados em diversas reuniões e que facilitam a tomada de decisão.

6. Usar Tecnologia no Ambiente de Trabalho:

Use tecnologias móveis para planejar, organizar, coletar, registrar evidências e analisar os dados, conforme os requisitos determinados para auditar em cada um dos setores / ambiente de trabalho da organização.

7. Validar antes de Padronizar a Rotina de Trabalho: 

Realize um teste do checklist da auditoria em campo para resolver os possíveis gaps ou erros no formato, organização, linguagem ou aspectos que possam comprometer a qualidade dos dados coletados.

8. Comunicar os Resultados para Todos os Envolvidos: 

Formate relatórios simples e objetivos para os tomadores de decisão. A qualidade da informação reflete a qualidade da auditoria realizada pelos responsáveis.

A nossa Plataforma OnSafety é bastante consolidada e preparada para atender a sua necessidade de aplicar um checklist e conduzir diferentes auditorias nos locais de trabalho. O uso da tecnologia garante os processos adequados e um menor tempo para disponibilizar as informações para a equipe.

Um checklist planejado e preparado para a sua auditoria assegura que os responsáveis pela aplicação no ambiente de trabalho inspecionem os itens que podem ser negligenciados e colocam em risco a saúde e segurança dos trabalhadores. É um prática simples e eficiente para elaborar planos de melhoria e implantar ações preventivas!!!