A saúde e o bem estar dos trabalhadores é o principal foco da SST, e incentivar que os trabalhadores se cuidem fora do horário de trabalho, também é importante, por isso campanhas devem ocorrer permanentemente, como outubro rosa e novembro azul, no trabalho.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.
Sabendo da importância de campanhas permanentes de prevenção, como o novembro azul, preparamos este artigo falando um pouco sobre como a medicina do trabalho preventiva pode ser aliada com este assunto, acompanhe a seguir!
O novembro azul
O movimento surgiu em 2003, na Austrália, quando dois amigos, aproveitando do fato de que o dia mundial de combate ao câncer de próstata é comemorado no dia 17 novembro, deixaram os bigodes crescerem para chamarem atenção aos cuidados da saúde masculina.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.
Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
A importância do Novembro Azul no trabalho
Nas empresas a atuação do médico do trabalho está relacionada à prevenção em três esferas: coordenação das campanhas de conscientização, indicação de exames médicos complementares e anamnese contínua dos colaboradores para o diagnóstico precoce e encaminhamento ao médico especialista.
A conscientização deve ser aplicada no cotidiano, e como o trabalho é a maior parte dele, é de extrema importância trazer estas campanhas para o trabalho, sendo papel da saúde ocupacional aplicá-las.
A prevenção deve ser um assunto de diários e campanhas, como esta, permanentes reforçam essa mensagem e podem atingir homens que geralmente não são abertos e nem dispostos a irem ao médico.
Ideias para Novembro Azul no trabalho
A falta de informação é uma das principais barreiras para avaliar a doença. E é neste ponto que as corporações possuem um papel relevante em conscientizar seus funcionários. Com mais conhecimento, eles cuidarão melhor da saúde. Outro ponto positivo é que seu negócio também passa a ser bem visto no mercado, preservando também o valor humano.
São várias as ideias para Novembro Azul na empresa possíveis. Separamos as melhores ações de Endomarketing e comunicação interna para engajar os colaboradores. Confira:
Ofereça palestra com especialistas
Uma palestra com um bom especialista pode contribuir ao esclarecimento de dúvidas sobre o câncer de próstata. Busque um profissional que fale a linguagem de seus colaboradores. Por exemplo, caso eles sejam mais jovens, opte por alguém com comunicação informal.
Utilize vídeos educativos
São vários os vídeos educativos que falam acerca do Novembro Azul. Eles são uma ótima pedida para quem não tem condições de reunir todos os colaboradores. Um bom exemplo é investir em versões diferentes para divulgar na programação de um mural digital.
Libere os colaboradores para fazerem os exames
Para incentivar os homens que trabalham na sua empresa a se prevenirem, que tal liberar aqueles que precisam fazer exames para tirarem um período do dia da semana e irem aos laboratórios?
Quando a sua empresa oferece um plano de saúde que cobre totalmente ou parcialmente estes exames, isso pode ser levantado durante a campanha de Novembro Azul também.
Criar essa conscientização em relação à necessidade de criar o hábito de fazer os exames é muito importante também.
Distribua brindes
Invista em produtos que chamem a atenção dos colaboradores para a importância do Novembro Azul e que permaneçam como um lembrete da causa. Há uma infinidade de ideias no mercado e algumas não demandam um alto investimento: Ideias para Novembro Azul na empresa: conscientize seus funcionários.
Divulgue histórias inspiradoras
Uma maneira interessante de criar conexões reais com as pessoas é por meio de histórias de superação. Pode ser um caminho para quebrar os tabus e mostrar para outros homens que a doença é séria, mas pode ser combatida.
Você pode recrutar voluntários na própria empresa ou de fora, que se sintam à vontade para compartilhar suas histórias com o câncer de próstata. Uma ideia é gravar esses depoimentos e compartilhar com os colaboradores da empresa em uma grande ação de Novembro Azul.