A SST é um processo que deve envolver todas as áreas da empresa, principalmente, os colaboradores das operações industriais. São pessoas que devem tomar cuidados e seguir os procedimentos de trabalho para reduzir e eliminar situações de risco ou fontes de perigos, isto é, os comportamentos de risco dos trabalhadores no local de trabalho devem ser monitorados e corrigidos sempre!
Com os trabalhadores totalmente inseridos em uma cultura de SST, o ambiente de trabalho se torna mais seguro. A eliminação dos comportamentos de risco no trabalho influencia o desempenho da SST e depende muito da sensibilização, mudanças e investimentos em ações preventivas.
Comportamentos de risco sendo evitados ao máximo, menos acidentes e doenças ocupacionais. Como este é um assunto de extrema importância, preparamos um artigo para falar sobre isso, confira a seguir!
O que é um comportamento de risco?
Comportamentos de risco são situações que merecem a atenção da Segurança do Trabalho, situações que podem ocorrer em qualquer empresa que precisam ser evitadas. Uma atitude inadequada de um trabalhador perante a sua função e que colocam em risco a própria vida e a dos outros colegas de trabalho é considerado um comportamento de risco.
A postura inadequada gera ou amplia a possibilidade de riscos como, por exemplo, correr em ambiente de trabalho, realizar brincadeiras, operar equipamentos sem treinamento, subestimar o perigo entre outras. Logo, o comportamento de risco aumenta a probabilidade de acidentes, seja pela introdução de uma abordagem insegura ou pelo desconhecimento das medidas preventivas e de segurança previstas nos protocolos de segurança.
É importante perceber que tal comportamento pode, indiretamente, causar insegurança no trabalho para colegas de outros setores. Por exemplo, um trabalhador responsável pela instalação de guarda corpos que executa sua função de forma inadequada, pode acabar causando a queda de um colega de trabalho.
Quais são os principais comportamentos de risco?
Os principais comportamentos de risco são:
- Não utilizar o equipamento de segurança adequadamente: O uso de EPIs é obrigatório. No entanto, muitos colaboradores os deixam de lado. Desculpas como o desconforto que o aparelho causa ou considerar que você não precisa dele por excesso de confiança são comuns.
- Utilizar ferramentas inadequadas: Utilizar ferramentas sem a devida manutenção, muito velhas ou inadequadas ao serviço que está realizando pode expor o trabalhador a riscos.
- Falta de atenção e ritmo acelerado: Focar totalmente na produtividade ou querer acabar o serviço rapidamente, reduz a qualidade do serviço e pode provocar acidentes.
- Operar máquinas ou equipamentos sem capacitação: O treinamento do operador do equipamento ensina a melhor forma de operar o equipamento, explica os riscos que representam e ensina como evitá-los. Se o maquinário for usado por um funcionário inapto, ele arrisca sua vida e a vida de todos ao seu redor.
- Sentir-se mais seguro do que realmente está: Confiança é muito importante para um bom trabalho, porém se esse sentimento estiver fora de controle, o trabalhador pode subestimar normas de segurança. Segurança nunca é demais.
Como evitar os comportamentos de risco?
Os comportamentos de risco destacados devem ser evitados e existem algumas formas para isso, algumas delas são:
- Realize DDS: O DDS é um ótimo meio de informar e educar os colaboradores sobre a importância dos protocolos de segurança. DDS sobre a importância do uso de EPIs, sobre como usá-los, sobre a importância de treinamentos, podem ser bons aliados neste caso.
- Tenha um bom controle sobre as capacitações: Algumas atividades exigem que os trabalhadores estejam treinados, treinamentos que devem ser renovados inclusive, saber exatamente se o seu trabalhador está com os treinamentos em dia é muito importante, para facilitar isso você pode adotar sistemas como o OnSafety.
- Uso correto de EPIs: Se certifique com frequência de que todos estão utilizando os EPIs, e além disso, utilizando da maneira correta. Averigue também se eles estão sendo substituídos respeitando suas validades.
- Uso correto de ferramentas: Da mesma forma que se deve averiguar os EPIs, averigue também o uso de ferramentas, se estão usando de forma correta e em que estado essas ferramentas se encontram.
- Avalie a saúde mental dos trabalhadores: monitore os comportamentos inadequados, conflitos entre os trabalhadores ou situações de afastamentos de trabalhadores por motivos relacionados com a saúde mental.