4 acidentes de trabalho comuns na Construção Civil

Fatal Four

Compartilhe

As atividades relacionadas à área da construção civil são uma das que mais colocam a vida do trabalhador em risco, dados do Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social (AEPS) indicam que só em 2015 foram registrados 41.012 acidentes de trabalho apenas neste setor.

Os acidentes graves e fatais mais comuns na construção civil constituem um grupo de 4 elementos, também conhecido como “Fatal Four”. Entre eles estão:

  1. Quedas: é o principal fator de acidentes na construção e, na maioria das vezes não é por falta de Equipamentos de Proteção Individual ou outro tipo de recurso de segurança. A maior razão é o ato inseguro do trabalhador, que, mesmo sob instrução acaba não seguindo o procedimento adequado para a prevenção do acidente. Andaimes montados e fixados irregularmente, uso do cinto de segurança sem estar acoplado à linha de vida, fechamento provisório não resistente nas aberturas do piso e ferramentas mal acondicionadas são os motivos predominantes que ocasionam quedas em construção.
  2. Objetos em movimento: Equipamentos de transporte vertical de materiais e pessoas que não forem instalados corretamente podem gerar acidentes fatais. Guindastes devem passar por vistorias antes do início do serviço em relação à capacidade de carga que suporta, à altura de elevação limite e ao estado geral do equipamento. As gruas devem estar devidamente aterradas e inclusive, possuir alarme sonoro.
  3. Choques Elétricos: Objetos como betoneira, furadeira de impacto, serra circular e vibrador podem gerar descargas elétricas. Para uso de betoneira e serra circular, deve-se efetuar aterramento elétrico. As extensões não deverão possuir emendas e as extremidades devem possuir tomadas e plugs. No caso do vibrador, deve-se vistoriar todas as vezes que for utilizado, verificar a proteção dos cabos de ligações contra impacto das ferragens e fazer ligações com plugs e tomadas adequadas e em cavalete. Quando existir cabo subterrâneo de energia elétrica próximo a escavações, o mesmo deve ser desligado ou tomar precauções específicas junto à concessionária.
  4. Prensado entre objetos: Outras causas de acidentes bem comuns estão relacionadas a máquinas, equipamentos e veículos que podem colidir com o trabalhador ou até prensá-lo. Além de serem operados de modo seguro por profissionais capacitados, deve-se verificar os dispositivos de desligamento que, quando, acionados interrompam imediatamente as partes móveis dos motores, transmissões e outras partes perigosas que possam ainda estar em movimento.

Esteja atento a observações que devem ser tomadas antes da realização da tarefa

Acidentes como esses acontecem porque grande parte dos trabalhadores da área da construção civil se ocupam apenas com a execução da atividade sem muito estar atento às inúmeras observações que devem ser tomadas antes de realizar a tarefa.

 A segurança na construção civil está regulamentada pela NR 18 – Condições de Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e estabelece as diretrizes administrativas, de planejamento e organização para a implementação de medidas de controle e prevenção de segurança na área da construção.

Uma iniciativa que se deve ressaltar ocorreu em abril deste ano, o Ministério do Trabalho em parceria com outros órgãos realizou a Canpat (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho) que teve como tema principal, “Conhecer para Prevenir” com o objetivo de alcançar uma cultura de prevenção no ambiente de trabalho e reduzir o número de acidentes causados por atos inseguros.

Fique por Dentro da Nossa Tecnologia

Veja como a nossa tecnologia ajuda a melhorar o desempenho da área de SST na indústria no Canal OnSafety. Também podemos agendar uma reunião para apresentar os benefícios do Sistema OnSafety, será uma conversa rápida e produtiva, é só agendar com um representante da nossa Equipe OnSafety.