Psicologia do Trabalho: Como aplicar e qual a sua importância

capa psicologia do trabalho

Compartilhe

eBook: 9 dicas para implantar uma cultura de SST - banner

Manter a saúde mental no trabalho é algo extremamente importante para os trabalhadores e para qualquer empresa. Os trabalhadores com uma boa saúde mental são mais saudáveis, cuidadosos e produtivos, por isso a psicologia do trabalho é fundamental para a Segurança e Saúde do Trabalho.

Atualmente, ansiedade, depressão e outros transtornos mentais infelizmente estão se tornando cada vez mais comuns nos ambientes de trabalho. Uma das principais causas para estes problemas é justamente o trabalho, o que escancara a necessidade das empresas tomarem atitudes em relação a isso.

Dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (SmartLab) indicam que em 2020, os estados que registraram mais afastamentos de trabalhadores por Transtornos mentais relacionados ao trabalho foram São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. Distribuição geográfica que demanda uma análise das condições ambientais que os trabalhadores estão expostos e que provocam impactos na saúde mental.

Transtornos mentais relacionados ao trabalho – Distribuição Geográfica – Ano: 2019

Este é um assunto muito importante, ainda mais em tempos de Janeiro Branco, por isso preparamos um artigo explicando um pouco sobre a Psicologia do Trabalho, confira a seguir.

O que é a psicologia do trabalho?

A psicologia do trabalho é uma subdisciplina da psicologia, tendo como seus precursores Walter Scott e Hugo Münsterberg, ela se dedica ao estudo e na concepção das atividades no trabalho, e tem como objetivo fazer com que o ambiente de trabalho seja agradável aos trabalhadores, garantindo boas condições para o desempenho das atividades.

O estudo da conexão entre uma pessoa e seu ambiente de trabalho e todas as conexões que resultam desse contexto é o principal objeto de análise da psicologia do trabalho, sempre com o objetivo de melhorar a relação dos trabalhadores com suas funções.

Com a melhora dessa relação, o trabalhador se mantém com a saúde mental em dia, mais produtivo, tem melhores relações com seus colegas, se mantém e em consequência disso, mais seguro.

Como aplicar a psicologia do trabalho?

Ter cuidados com o bem estar dos trabalhadores e aplicar a psicologia do trabalho é vantajoso tanto para os empregadores quanto para os colaboradores, e até mesmo para os clientes.

A psicologia do trabalho pode estar presente na empresa através de:

eBook: A Segurança e saúde do trabalho na construção civil - banner
  • Aplicação ferramentas que aumentam o desempenho organizacional;
  • Desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe;
  • Medidas para prevenir acidentes e doenças no trabalho;
  • Acompanhamento de índices de absenteísmo e rotatividade de funcionários;
  • Melhora a comunicação que existe entre a empresa e o colaborador, garantindo melhores feedbacks;
  • Motivação dos colaboradores.

A importância da psicologia do trabalho

O ponto mais importante da psicologia do trabalho é a manutenção da saúde mental dos colaboradores. Os números de distúrbios mentais relacionados ao trabalho aumentam cada vez mais, reduzi-los é essencial e para isso nos aliamos à psicologia.

Mantenha-se saudável no Home Office durante a quarentena

Empresas que têm essa atenção com o psicológico dos funcionários, conseguem ter funcionários melhores em diversas áreas, um trabalhador alegre, saudável e seguro, é um trabalhador que irá produzir, não irá se ausentar muito, estará atento o suficiente para seguir regras de segurança e será um trabalhador satisfeito com a empresa.

Além disso a psicologia do trabalho traz benefícios, como:

Engajamento e motivação

Ao incluir o colaborador como elemento central nas estratégias da empresa, ele se sente em um ambiente agradável onde seu bem-estar é priorizado. Com isso, esse colaborador se sente motivado pelos valores da empresa e mais comprometido em entregar resultados relevantes.

Atração e retenção

Outra consequência de um ambiente voltado para o bem-estar dos colaboradores é a redução do turnover motivado pela retenção orgânica. Ao ser valorizado e ter as ferramentas para tal, mantém-se ligado aos valores e ideais da sociedade. Também por isso, aumentam as chances de atração orgânica, tornando a instituição um reduto de bons profissionais.

Redução do Absenteísmo

Parte da redução do absenteísmo é reflexo de um ambiente engajado e produtivo. Além da identificação com a empresa e consequente motivação para fazer parte dela, as estratégias baseadas no indivíduo proporcionam um ambiente em que a segurança no trabalho é constantemente promovida. O resultado é uma equipe mais saudável e presente.

A diferença para a psicologia organizacional

Embora a psicologia organizacional e do trabalho façam parte do mesmo princípio e sejam complementares, elas apresentam diferenças significativas tanto na teoria quanto na prática.

O ponto de partida do estudo da psicologia organizacional é a sociedade, e por meio de um diagnóstico amplo, procura torná-la mais preparada para enfrentar os desafios do mercado e ampliar sua visão para o bem-estar geral.

A visão da psicologia do trabalho enfoca o indivíduo e seu ambiente na antecipação de comportamentos limitantes e situações que possam prejudicar o desempenho de suas tarefas. Isso significa que o objetivo é proporcionar um ambiente seguro com condições satisfatórias de trabalho.

infográfico cultura de segurança