Caso principal pinturas

Principal Pinturas reduz para 2 minutos a entrega dos EPI’s

A Principal Pinturas é uma empresa fundada em 2015, localizada em Brasília, que atua na prestação de serviços de pintura em edifícios ou em obras de Engenharia Civil. Desde que a empresa foi criada a sua missão é sempre prestar serviços de pintura com qualidade, profissionalismo e rapidez, visando satisfazer as exigências e expectativas dos seus clientes. 

Em 2019, a empresa vem atuando em diversos estados do Brasil e seus principais clientes estão localizados em São Paulo, Goiás, Amazonas, Ceará e Mato Grosso. A estratégia de executar projetos em diversos locais insere diversos desafios nos processos de gestão de pessoas e controle da qualidade dos serviços oferecidos para seus clientes. 

Descrição da Principal Pinturas

A Principal Pinturas conta com cerca de 400 colaboradores, distribuídos em equipes de trabalhos qualificadas que atuam em diversas frentes como, por exemplo, na execução de pinturas internas e externas, em prédios residenciais e/ou comerciais. Portanto, são projetos de pintura nova ou de manutenção que comumente são executados em diversas alturas que demandam adotar procedimentos de segurança, implantar práticas seguras e qualificar seus profissionais na área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST).

A quantidade de pessoas envolvidas e os níveis de exposição aos riscos de acidentes de trabalho nos serviços executados exigem da empresa profissionais certificados e treinados na Norma Regulamentadora (NR) 35 – Trabalho em Altura e Normas Técnicas como, a ABNT 15475:2015 – Acesso por corda — Qualificação e certificação de pessoas e ABNT 15595:2016 – Acesso por Corda – procedimento para aplicação do método. Além disso, demanda ter programas efetivos de controle da saúde dos trabalhadores e avaliação de riscos, controle de treinamentos e exames dos seus trabalhadores e um processo efetivo de controle e entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Na Principal Pinturas, para reduzir os acidentes de trabalho e apoiar as frentes de trabalho existe uma equipe de profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho, coordenados por Janderson de Almeida, que buscam procedimentos, métodos e tecnologias que automatizem o processo de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho da Principal Pinturas. 

Neste cenário e com a necessidade de melhorar o processo de controle e entrega de EPI’s para seus trabalhadores é que foi adotado o OnSafety. Na opinião do coordenador da SST da Principal Pinturas existia a necessidade de agilizar o processo, controlar a documentação e atender todas as exigências destacadas pela NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual.

Como era o processo de Controle de Entrega de EPI’s

A Principal Pinturas disponibiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para cerca de 400 colaboradores localizados em diversas regiões do país.  Mensalmente são realizadas, em média, 50 entregas de EPI’s, dos quais os principais são: respirador, purificador de ar, luvas para proteção contra agentes mecânicos e químicos, óculos e calçado tipo botina. 

O processo de controle de entrega de EPI’s consistia no preenchimento manual de uma ficha de controle com informações sobre o nome e função do trabalhador, data de entrega, tipo do EPI, quantidade, número do Certificação de Aprovação (CA), motivo da entrega e assinatura por parte da empresa e do trabalhador. 

Para o coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do trabalho da Principal Pinturas, Janderson, esse processo não era efetivo e “a maior dificuldade do processo de controle de entrega de Equipamentos de Proteção Individual estava relacionada com o extravio e até mesmo perda da ficha de controle de EPI impressa, nas frentes de trabalho. Além disso, a entrega do EPI dependia da presença do colaborador no Departamento de Pessoal, o que tornava o processo lento e oneroso”. 

O que mudou no processo de controle de entrega de EPI’s

Com a implantação do OnSafety as atividades de registrar e controlar a entrega, troca, higienização e tipo de EPI’s que o trabalhador usa no ambiente de trabalho ficou mais rápido e fácil de gerenciar. O coordenador de SST Janderson destaca que “conseguimos dar mobilidade ao processo de controle de entrega de EPI’s, de modo que essas entregas são realizadas pelo encarregado em campo, de forma rápida e ágil. Além disso, conseguimos acompanhar e monitorar, por meio do sistema web, as entregas, trocas e devoluções realizadas nas diversas frentes de trabalho, bem como quais EPI’s estão vencendo e ter acesso rápido a uma determinada ficha de EPI”. 

A integração dos dados de controle de entrega de EPI’s de todas as frentes de trabalho é um dos principais benefícios associado ao uso do OnSafety. Além disso, o OnSafety possibilitou a descentralização do processo de controle de entrega de EPI’s, e com isto, “conseguimos reduzir o tempo de entrega, troca e devolução de EPI’s para menos de 2 minutos, garantindo maior agilidade e flexibilidade”, na opinião do Janderson.

A tecnologia permite armazenar informações e acessar de qualquer lugar, o que facilita “pegar fichas retroativas, poder imprimir a ficha de uma determinada ficha de trabalho, ver o EPI que está sendo entregue e se os EPI’s estão vencendo”. Facilidades que tornam mais efetivo o processo de controle de entrega de EPI’s e confiável o atendimento dos requisitos da NR 06 na equipe de SST.

O coordenador da SST, Janderson, destaca, ainda, que a experiência de uso do OnSafety em campo é excelente e que o suporte para o atendimento das dificuldades enfrentadas pela sua equipe de SST com a inserção da nova tecnologia é rápido e eficiente. 

Expectativas para o futuro da Principal Pinturas com o OnSafety

Para finalizar, a visão futura do uso do OnSafety é que a tecnologia ainda pode melhorar o controle de entrega de EPI’s quando existe a transferência de colaboradores entre as frentes de trabalho. Além disso, a tecnologia acabou de lançar um dashboard com diferentes indicadores relacionados com o Controle e Entrega de EPI’s que apoia ao processo de tomada de decisão do Coordenador da SST da Principal Pinturas. 

E você? Já parou para pensar como a tecnologia pode te ajudar a melhorar o processo de controle de entrega dos EPI’s da sua empresa?

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ajuda