A melhoria contínua é uma prática que promove nos ambientes de trabalho um processo de transformação e cria a cultura de Segurança e Saúde do Trabalho (SST). A importância da melhoria contínua está relacionada com a capacidade de desenvolver, monitorar e avaliar ações preventivas que reduzem os acidentes e as doenças no trabalho.
A seguir, destacamos os principais elementos que caracterizam a integração do processo de melhoria contínua com a Segurança e Saúde do Trabalho com o objetivo de ilustrar quais práticas preventivas devem ser introduzidas nas fases de um ciclo de melhoria contínua da SST.
Melhoria Contínua e Segurança e Saúde do Trabalho
No processo de construção de um sistema de gestão da segurança do trabalho é proposto organizar os requisitos ou atividades da Segurança e Saúde do Trabalho dentro de uma visão do Ciclo PDCA, descrito por Deming’s e caracterizadas pelas fases denominadas de Planejar (Plan), Executar (Do), Controlar (Check) e Agir (Act).
O Ciclo PDCA é uma visão sistemática de melhoria contínua que promove o envolvimento e a participação de líderes e trabalhadores, assegurando um processo efetivo de avaliação de desempenho e implantação das ações que garante a segurança do trabalho, a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores.
A Segurança e Saúde do Trabalho está relacionada com o Planejamento das Ações de SST, Execução das Ações, Controle e Avaliação dos Resultados e Ações de Aprendizado dos profissionais envolvidos no processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho.
A visão integrada passa pela participação da Diretoria da Empresa, o Levantamento e Avaliação dos Riscos Ocupacionais, Exigências da Legislação, entre outras informações que subsidiam o Planejamento e a Política de SST da Empresa.
O resultado da Segurança e Saúde do Trabalho depende do nível de Cultura de Segurança e do processo de implantação das práticas caracterizado pela execução, controle dos riscos ocupacionais no ambiente de trabalho, introdução de rotinas de investigação de acidentes de trabalho, execução de auditorias de Segurança do Trabalho, formação e qualificação dos trabalhadores, entre outras atividades.
Um ponto que merece destaque é o citado pela NR 01 – GRO, no qual define que “a organização deve adotar as medidas necessárias para melhorar o desempenho em SST” e para isso deve após a avaliação, os riscos ocupacionais devem ser classificados, a partir de um nível de risco ocupacional, para fins de identificar a necessidade de adoção de medidas de prevenção e elaboração do plano de ação.
Neste caso, é esperado que para as medidas de prevenção deve ser definido cronograma, formas de acompanhamento e aferição de resultados alcançados com a implantação do plano de ação no ambiente de trabalho.
Visão do Ciclo PDCA na SST
O processo de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho basicamente é construído com uma visão do Ciclo PDCA e demanda a integração de um conjunto de atividades voltadas para atender os requisitos e exigências de Normas Regulamentadoras (NR’s), Normas Técnicas ou outras exigências sobre a Segurança e Saúde do Trabalho.
Para tornar o processo mais ágil e enxuto é proposto o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação. Especificamente, destacamos o Sistema OnSafety, que é uma solução web e um APP proposto para automatizar o processo de Gestão de Segurança do Trabalho.
Com a implantação da solução todos os profissionais têm o mesmo processo de coleta de dados dos ambientes de trabalho, registro de informações sobre trabalhadores, itens do checklist e tem acesso a diferentes funcionalidades que automatizam a coleta e análise de dados. A equipe de profissionais reduzirá problemas de comunicação e o tempo de elaboração dos relatórios.
A relação do Ciclo PDCA e os atributos do processo de Gestão de Segurança do Trabalho demandam a execução de atividades na fase de Execução como, por exemplo, a Inspeção Visual, Auditoria da Segurança do Trabalho, Entrega e Controle de EPI’s e Emissão de Relatórios e Registro de Evidências.
Para a etapa de Controle também devemos buscar um conjunto de Indicadores que apoiam a tomada de decisão dos profissionais da área de SST, gerados com resultados organizacionais e operacionais, que permitem Agir sobre as ações Planejadas de SST.