Empilhadeiras: Como Garantir a Segurança na Operação

Empilhadeiras: Como Garantir a Segurança na Operação

Compartilhe

As empilhadeiras são equipamentos comuns no dia a dia de diversas empresas, sendo fundamentais para a movimentação de materiais pesados, organização de estoques, içamento de cargas e movimentação rápida e eficiente de materiais utilizados nos processos de produção ou da logística interna.

E, seguindo a regra de qualquer máquina e equipamento operado dentro de ambientes de trabalho, existem regras de Segurança e Saúde do Trabalho que devem ser seguidas pelo trabalhador na operação, manutenção e uso – com o objetivo de evitar quaisquer tipo de acidente de trabalho, em especial, devemos ficar atentos aos requisitos das Normas Regulamentadoras NR – 06, NR -11, NR-12 e NR -17.

Entre as principais causas dos acidentes de trabalho com as empilhadeiras se destacam a falta de atenção do operador do equipamento, tombamento ou capotagem, a carga instável, trabalhadores que circulam próximos ao equipamento, o operador atingidio pela carga, a falta de treinamento / formação do operador, o excesso de peso e o uso inadequado da empilhadeira.

A agência americana Injury Facts (NSC) estima que nos Estados Unidos, no período de 2021-2022, foram registrados mais de 15 mil acidentes de trabalho típicos não fatais com empilhadeiras, gerando uma média de 18 dias não-trabalhados pelos operadores de empilhadeiras, isto é, estão ausentes do local de trabalho.

Pensando na importância de informar sobre meios seguros de operar este equipamento tão comum nos locais de trabalho, preparamos este artigo que você pode conferir a seguir.

Quais são os Tipos de Empilhadeiras?

As empilhadeiras possuem modelos diferentes e suas divergências se dão pela propulsão e pelo posicionamento de suas cargas.

Quanto à propulsão, temos dois tipos de empilhadeira, as empilhadeiras elétricas, movidas a baterias recarregáveis e as empilhadeiras a combustão, que podem ser movidas por Diesel ou Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Dicas de Manutenção e Operação de Empilhadeiras com Segurança

Já quando o assunto é o posicionamento das cargas, também temos dois tipos:

  • Lateral: Mais adequadas para o transporte de peças compridas, pois carrega as peças paralelamente a seu deslocamento.
  • Frontal: Neste tipo de máquina é utilizado um contrapeso na parte de trás, para que tudo fique equilibrado.

As empilhadeiras elétricas são equipamentos próprios para operar em ambientes fechados como, por exemplo, depósitos, câmaras frigoríficas, almoxarifados, centros de distribuição, supermercados e hipermercados, entre outros, caracterizados pela necessidade de equipamentos silenciosos e elevação com grande altura.

Por outro lado, as empilhaderias por combustão são utilizadas para deslocamento de materiais com peso elevado (até 70 toneladas) e capacidade de elevação até uma altura de 6,5 metros, comumente utilizada para realizar trabalhos específicos em pátios, docas, portos, oficinas mecânicas, etc.

Quais são os Principais Riscos na Operação de Empilhadeiras?

As empilhadeiras são máquinas muito versáteis, sendo usadas em diversas áreas de atuação e tipos diferentes de ambientes, e como todas as máquinas, elas também podem causar acidentes pois possuem diversos riscos, que são:

  • Capotamento/Tombamento: Podem ocorrer por diversos fatores, como carga excessiva, pisos irregulares, manuseio incorreto, manuseio de cargas suspensas ou obstáculos como buracos ou obstruções.
  • Queda de materiais: O posicionamento incorreto da carga e o controle incorreto do veículo com os garfos estendidos podem provocar a queda da carga transportada.
  • Esmagamento: Colaboradores que realizam operações nos mesmos locais de atuação das empilhadeiras estão expostos a riscos de esmagamento, por falta de sinalização, pontos cegos ou até mesmo descuido do operador.
  • Colisões: Mover várias empilhadeiras no mesmo local pode causar colisões se as medidas de segurança não forem seguidas.
  • Danos mecânicos: A falta de manutenção e a falta de inspeção por meio de checklists diários podem gerar quebras, aumentando o risco de acidentes.
  • Quedas: O cinto de segurança é obrigatório para máquinas autopropelidas conforme a NR 12, mas muitas vezes não é utilizado e muitas empilhadeiras nem possuem.

Como Evitar os Acidentes de Trabalho com Empilhaderias?

Uso do cinto de segurança

A segurança da empilhadeira é afetada pela sua instabilidade. Seu centro de equilíbrio é triangular, contribuindo para a inclinação do veículo. Por se tratar de um equipamento pesado, o operador corre risco real de ser esmagado.

Todos os manuais recomendam o uso do cinto de segurança de 3 pontos pré-instalado. A utilização deste dispositivo é obrigatória por vários motivos: mesmo em baixas velocidades, a empilhadeira pode tombar (devido a furos ou operações mais arriscadas) e cair sobre o operador. Portanto, tal qual um carro, o uso do cinto é obrigatório.

Uso de EPIs

A dica mais óbvia para qualquer tipo de atividade, uma das bases da SST não pode ser deixada de lado na operação de empilhadeiras, os EPIs usados para a operação destas máquinas são:

  • Óculos, pois evitam o contato da poeira e outras partículas com os olhos do operador;
  • Luvas, para a transferência de paletes e arrumação de cargas;
  • Capacete;
  • Protetor auditivo, pois protege contra ruídos e contribui para otimizar sua atenção.
banner demo epi

Cuidados com o tráfego da área

Os pedestres e outros trabalhadores em volta, correm alto risco devido aos pontos cegos das empilhadeiras. Para evitar quaisquer incidentes, certifique-se de que os pedestres estejam cientes dos pontos cegos das empilhadeiras e limite o tráfego quando as empilhadeiras estiverem em uso. Você também precisa ter certeza de que o motorista pode dar ré no veículo para evitar obstáculos.

Cuidados com o ambiente ao redor

As empilhadeiras podem se envolver em acidentes também por fatores externos, portanto o local ao redor delas deve ser mantido em boas condições, aqui cuidados com o piso são indispensáveis para que não existam buracos que possam causar tombamentos. Para verificar a segurança do local, manutenção do equipamentos, entre outros fatores, recomenda-se o uso de checklist de inspeção do equipamento.

Outro detalhe importante relacionado ao ambiente é o espaçamento entre as prateleiras, como as empilhadeiras são usadas em estoques, centros de distribuição, etc, elas sempre estarão em movimento entre grandes prateleiras, que se não tiverem espaçadas o suficiente podem virar um obstáculo onde a empilhadeira pode esbarrar.

Extintor

Os extintores PQS (pó químico seco) são essenciais para combater sinais de incêndio e explosão em equipamentos. Isto é importante, principalmente em locais que funcionam com GLP, onde o risco de incêndio é ainda maior porque o gás é altamente inflamável.

Manutenção rotineira e adequada

A manutenção das empilhadeiras, como de qualquer outra máquina, é de suma importância para evitar riscos como garfos desgastados, luzes defeituosas, correntes quebradas, freios defeituosos, etc.

Sempre inspecione sua empilhadeira após o uso e realize testes e avaliações para verificar a manutenção adequada. Se for detectado algum problema, pare de usar a empilhadeira até que o problema seja resolvido.

Cuidados com a carga

Os limites de peso e acessórios da empilhadeira garantem segurança e estabilidade, mas somente quando usados ​​corretamente. Objetos que não estejam bem presos podem causar quedas e ferimentos graves. Todos os membros da equipe devem saber como utilizar cintas para fixar cargas. Além disso, certifique-se de que sua equipe entenda os limites de peso da empilhadeira.

Outras dicas são relacionadas com os cuidados que devem ser adotados na operação como, por exemplo, transportar materiais com a torre inclinada para trás, adotar uma frenagem suave, não conduzir com a carga elevada, afastada da grade e elevação (içamento) da carga em movimento.

Capacitação dos operadores

Sendo algo obrigatório e previsto pela NR 12, a capacitação dos operadores é fundamental, através dela o operador irá conseguir operar a máquina da maneira mais segura, seguindo todas as diretrizes de segurança e já tendo em mente todas as dicas que demos acima.