Case Concrejato

Case: Tecnologia na gestão da segurança do trabalho na empresa Concrejato

Gestão da Segurança do Trabalho na Construção Civil

Um dos principais desafios da Construção Civil é agilizar e otimizar o processo de Gestão de Segurança do Trabalho. Com práticas gerencias inovadoras serão reduzidos os elevados índices de acidentes de trabalho e custos decorrentes de afastamentos, pagamentos de impostos (RAT, FAP), rotatividade, entre outros.

Com o objetivo de aprimorar a Gestão de Segurança do Trabalho e garantir a qualidade de vida dos seus trabalhadores nos canteiros-de-obras, a Concrejato decidiu investir no Sistema OnSafety em suas obras.

Segundo a coordenadora de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (QSMS), Deisiane de Souza Costa, “no Brasil a Gestão de SST na construção civil é algo muito recente e o número de legislações é muito grande, a tecnologia OnSafety vem contribuindo para o conhecimento de cada item das normas, mesmo aqueles que não são muito cobrados pelas fiscalizações e com isso estamos conseguindo regularizar nossos contratos para o atendimento em 100% das Normas”.

Veja como a sua empresa também pode automatizar e melhorar a Gestão de Segurança do Trabalho com o Sistema OnSafety.

Concrejato no Brasil

A Concrejato reúne e oferta uma série de serviços especializados de engenharia para o mercado nacional. A sede da empresa está localizada no Rio de Janeiro e conta com filial em São Paulo.

A Concrejato busca sistematicamente a satisfação do cliente, visando sempre atender às expectativas de custos, prazos e qualidade requeridas.

Nos canteiros-de-obra é fundamental proporcionar um ambiente seguro e saudável para todos os colaboradores, atendendo a legislação e normas referentes a Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional. Além disso, definir ações prioritárias para a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, estabelecendo como meta zero acidentes de trabalho.

Neste ambiente da Concrejato é que o Sistema OnSafety funciona, oferecendo uma solução tecnológica alinhada as demandas dos gestores e responsáveis pela Gestão da Segurança do Trabalho.

O papel do OnSafety na Gestão de Segurança do Trabalho da Concrejato

O Sistema OnSafety é utilizado para monitorar e controlar o desempenho da Segurança do Trabalho em diversos projetos ou canteiros-de-obras, localizados em diversas Regiões do Brasil. A tecnologia mobile (APP OnSafety) permite auditar requisitos específicos das Normas Regulamentadoras e Legislação pertinente a Segurança do Trabalho e gerar relatórios sobre o desempenho na Limpeza do Ambiente de Trabalho, Organização da Área de Vivência, Fornecimento e Controle de EPI’s, Instalação e Manutenção de Andaimes, etc., tudo isso em tempo real e com informações disponíveis aos responsáveis pelos contratos e equipe de QSMS.

A Equipe

A equipe de trabalho responsável pela Qualidade e Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (QSMS) é composta por mais de 25 profissionais entre coordenadores e técnicos da área de Segurança e Saúde do Trabalho, todos os profissionais tem acesso controlado aos relatórios, análise gráfica de desempenho dos setores ou grupos de requisitos com o maior número de não-conformidades, documentação dos canteiros-de-obra, plano de ações, registro de trabalhadores e uma análise financeira dos custos da Segurança do Trabalho, baseada nos valores previstos na legislação trabalhista.

Benefícios

A coordenadora do programa, Deisiane Souza, destaca “o uso da tecnologia tem sido um grande aliado para dar agilidade no envio das informações e na elaboração de relatórios. Além do conhecimento, sem ser maçante para a equipe, dos requisitos legais”. Este benefício é traduzido na produtividade que a equipe alcançou com a elaboração de relatórios, em média cada relatório tem 20 páginas, tempo e custo reduzido com a auditória / inspeção da Segurança do Trabalho. Para Deisiane Souza “o tempo de realização do relatório foi reduzido drasticamente, na verdade, não se gasta mais tempo montando relatório”.

Com o Sistema OnSafety também ficou mais fácil evidenciar por meio de imagens as não-conformidades e situações de riscos de acidentes de trabalho, mantendo uma rastreabilidade de local, data, hora e responsável pelo registro e recomendação da ação de melhoria, tornando os relatórios de Segurança de Trabalho mais claros. Outro ganho da equipe está relacionado com o aumento do número de inspeções por canteiro-de-obra e quantidade de itens inspecionados, em média são mais de 1800 itens inspecionados 3 vezes no mês por check-list. Todo esse trabalho realizado de uma forma padronizada e integrada, reduzindo os erros de comunicação e o risco de esquecer a inspeção de algum item crítico para a Segurança do Trabalho. Na opinião de Deisiane Souza “as inspeções ficaram mais assertivas, pois com o check-list, a Equipe de Técnicos não deixa passar nada”.

Resultados

Os resultados do uso de uma tecnologia no processo de Gestão de Segurança do Trabalho na Concrejato também são destacados para a alta-administração e gestores que tomam decisões estratégicas. Com OnSafety são avaliados periodicamente indicadores de desempenho como, por exemplo, indicadores de Conformidade dos requisitos por projeto, Financeiros, Ambientes de trabalho mais críticos, entre outros.

Quer conhecer outros benefícios do Sistema OnSafety? Agende sem compromisso uma apresentação com a nossa Equipe, ou experimente grátis

Comments:0

Deixe uma resposta