Foi lançado no Brasil o jogo para smartphone “Pokémon GO”, fenômeno tecnológico em vários países com mais de 50 milhões de download. É um game de Realidade Aumentada (AR – Augmented Reality) integrado com tecnologia GPS que promove a caçada, captura e o treinamento de 151 Pokémons. A proposta do Pokémon GO é estimular os jogadores a interagir por meio de ações virtuais com localidades físicas.
A tecnologia 3D que usa a AR no nosso dia-a-dia é cada vez mais comum, passamos por diferentes experiências em games, cinemas, simuladores, veículos, tablet e, principalmente, na educação e formação de pessoas (treinamentos), demonstrando o potencial da tecnologia e a nossa capacidade de interagir e combinar informações do mundo virtual com o mundo real.
Realidade aumentada e Segurança e Saúde do Trabalho
A Realidade Aumentada (AR) é definida como “a visão em tempo real de um ambiente ou objeto físico gerado ou aumentado por um dispositivo tecnológico a partir da adição de informações virtuais”.
No processo de formação dos profissionais (Engenheiros e Técnicos) da área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) ainda é incipiente o uso de tecnologias de AR. Também é bastante comum, nas nossas indústrias, a falta de tecnologia como mecanismo de suporte na formação ou treinamento dos trabalhadores exigidos pelas Normas Regulamentadoras (NR’s) ou necessários para operar máquinas e equipamentos de forma segura e adequada.
É uma oportunidade para desenvolver projetos ou negócios inovadores que promovam a formação e qualificação dos profissionais e trabalhadores na área de SST. Dados da ABI Research demonstram que o interesse das empresas em usar a realidade aumentada está crescendo e que 2017 é considerado um ano importante de investimentos e expansão para a consolidação da AR.
Benefícios da realidade aumentada no treinamento da SST
A Realidade Aumentada fornece um ambiente virtual para desenvolver vários exercícios de treinamento sobre SST. Com a tecnologia é possível manter a atenção e concentração dos trabalhadores, por um longo período, garantindo o interesse e consolidação dos conhecimentos.
A AR aumenta a produtividade dos trabalhadores e diminui os riscos de segurança do trabalho. É possível simular ambientes de trabalho no qual os trabalhadores devem aplicar conhecimentos específicos para analisar e eliminar situações de riscos, uso de EPI’s, materiais perigosos, trabalho em altura, entre outras operações, reduzindo com isso a probabilidade de acidentes de trabalho.
Tecnologias 3D disponíveis para treinamento da SST
- Construction Worker Training Simulation – ambiente virtual desenvolvido pela empresa ForgeFX Simulation para treinamento de Segurança do Trabalho com tecnologia 3D. O game é baseado na inserção de trabalhadores (jogadores) em ambientes de trabalho específicos (Canteiro de Obras, Manufatura e Agronegócios) no qual devem usar conhecimentos específicos para tomar decisões ou ações sobre as situações de riscos apresentadas durante o treinamento.
- NAPO – Safety with a Smile – são vídeos produzidos por um grupo de organizações europeias, para promover a Segurança e Saúde do Trabalho. O protagonista, NAPO, é um personagem que representa um funcionário de qualquer indústria ou setor de atividade, exposto a diferentes riscos ou acidentes de trabalho.
Referências
FURHT, B. Handbook of Augmented Reality. NY: Springer Science+Business Media, 2011.