Como Funciona a Permissão de Trabalho em Altura?

Compartilhe

eBook: 9 dicas para implantar uma cultura de SST - banner

Como já vimos em outras publicações, o trabalho em altura é um tipo de atividade extremamente perigosa e que exige diversos cuidados para que seja realizado. Neste caso, um dos principais meios de garantir a segurança neste tipo de trabalho é a Permissão de Trabalho em Altura.

A Permissão de Trabalho (PT) é um documento importante para a SST em diversas áreas de atuação como, por exemplo, autorizar a entrada em espaços confinados ou para os trabalhadores que atuam acima de 2 metros, pois esse tipo de atividade é a principal causa de acidentes e ela precisa ser realizada de forma segura.

Uma reportagem da Justiça do Trabalho destaca que os acidentes de trabalho provocam ao menos uma morte de um trabalhador a cada 3h47min no Brasil e um das principais razões é a própria precarização do trabalho, situação que pode ficar pior quando estamos contratando os trabalhadores terceirizados ou trabalhadores temporários.

O número de registros por queda de altura (Queda de Pessoa com Diferença de Nível) nos últimos anos cresceu de uma forma acelerada, em 2021, por exemplo, no Brasil, foram registrados 14.767 acidentes de trabalho e 96 acidentes com óbito.

Levando isso em conta, preparamos um artigo falando especificamente deste tipo de PT, confira no texto abaixo.

O que é a Permissão de Trabalho em Altura?

A Permissão de Trabalho em Altura, que pode ser chamada de PTA, nada mais é do que uma permissão de trabalho específica para o trabalho em altura.

A PT é um documento que permite que um trabalhador atue de forma segura, ciente dos fatores relacionados com os riscos ocupacionais, que contém informações de EPIs obrigatórios, medidas de segurança, atitudes seguras ou atitudes inseguras que devem ser evitadas, etc.

O que contém na PTA?

Este documento é uma guia para a realização do serviço em segurança, o que vem disposto primeiro são as identificações, da atividade, da empresa, os trabalhadores que irão executar o trabalho e os responsáveis pela autorização, além disso também são dispostos: 

Ações preliminares

Aqui é descrito o que deve ser feito antes do início do trabalho, regras gerais para conferir se o trabalhador está capacitado, se houve a APR, se equipamentos de resgate e materiais de primeiros socorros estão a postos, etc e também existem as conferências relacionadas ao trabalho em altura, que são conferir se:

eBook: A Segurança e saúde do trabalho na construção civil - banner
  • O trabalhador está ancorado na linha de vida;
  • O trabalhador está com os EPIs adequados (cinto de segurança tipo pára-quedista com trava-quedas, capacete com jugular, talabarte em Y, mosquetão com dupla trava, etc.);
  • Há guarda-corpos;
  • Escadas estão fixas e os andaimes estáveis.

Informações complementares

Aqui qualquer tipo de informação a mais sobre a realização do trabalho pode ser feita, podendo variar de acordo com o tipo de serviço que está sendo executado, serve para complementar as ações preliminares e descrever ações seguras.

Recomendações

Neste tópico são feitas recomendações gerais sobre o serviço, tais como:

  • A atividade deve ser interrompida em caso de chuvas ou ventos fortes;
  • Medidas específicas de segurança devem ser tomadas na proximidade de redes energizadas;
  • Se houverem alterações comportamentais dos trabalhadores, a atividade deve ser interrompida; etc.
Infográfico: Controle de EPI eficiente em 8 passos simples - banner

Para quem é destinada a Permissão de Trabalho em Altura?

A PTA é exigida para todos os trabalhadores envolvidos em atividades acima de 2 metros, pois acima dessa altitude já é considerada uma atividade em altura.

Portanto, todo trabalhador que vá realizar trabalhos, que vão desde instalar uma rede de energia no topo de um poste, pintar a fachada de um grande edifício à trocar uma lâmpada de shopping ou instalar um ar condicionado devem possuir a permissão de trabalho em altura.

De Quem é a Responsabilidade

A responsabilidade maior quanto a PTA é do empregador, ele deve designar profissionais do SESMT ou contratar assessorias para que eles realizem a análise de riscos e redijam a permissão.

Lembrando que não só a PTA sai dessas análises dos profissionais de SST, diversos outros documentos e medidas de prevenção são originadas nessas análises.

Qual a Importância da Permissão de Trabalho em Altura?

Este documento serve como um guia para a execução do trabalho em segurança, com ele em mãos o trabalhador está instruído a realizar o serviço com o mínimo de risco para a sua saúde.

Em situações de emergência, deve-se agir rapidamente e não devem existir dúvidas, com a PTA essa situação é tranquilizada, neste documento todos os procedimentos de emergência já são descritos, orientando em caso de necessidade.

Ao final disso, o principal objetivo e o ponto mais importante da permissão de trabalho em altura é a redução de acidentes, graças a tudo que foi citado acima, ela é um documento essencial para que os acidentes sejam evitados, levando em conta a quantidade de quedas de altura ocorrendo a cada ano, a PTA deve ser feita sempre e seguida a risca!

infográfico cultura de segurança