Metodologias e processos de trabalho bem definidos podem contribuir no dia dia de uma organização, por isso hoje vamos apresentar o método Lean Safety.
Os problemas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) são questões que influenciam o ambiente organizacional porque geram situações de risco e provocam acidentes.
Além disso, reduzem o desempenho da qualidade e produtividade dos processos, gerando custos elevados para as indústrias e sociedade.
Acidentes de Trabalho no Brasil
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) destaca que o Brasil é o quarto país no mundo em relação ao número de mortes por acidentes de trabalho (2,503, em 2014), atrás apenas da China (14.924), Estados Unidos (5.764) e Rússia (3.090).
Os setores que mais registraram fatalidades é a Construção Civil e a Indústria de Manufatura. Um dos métodos que podem reduzir os índices de acidentes de trabalho e melhorar os mecanismos de prevenção é o lean safety.
O que é o Lean Safety
O pensamento lean é uma abordagem para melhorar a qualidade dos produtos e a eficiência da manufatura, também conhecido como Lean Production ou Sistema Toyota de Produção.
O principal objetivo é eliminar desperdícios nos processos industriais por meio de um processo sistemático de melhoria contínua (eventos kaizen).
As mudanças no ambiente de trabalho e operações industriais aumentam o desempenho da qualidade, eficiência e segurança do trabalho, pois eliminam ou reduzem as atividades ou fatores que causam de acidentes de trabalho.
Mais segurança no ambiente de trabalho também significa menos lesões e doenças profissionais, reduzindo os custos relacionados com acidentes de trabalho, reabilitação e/ ou afastamentos.
Nas indústrias os trabalhadores são expostos a vários níveis de riscos durante a execução dos processos de trabalho. Com o planejamento adequado das atividades será reduzida a exposição aos riscos e o trabalho será desenvolvido de uma forma mais segura.
Além disso, será reduzido o número de etapas, desperdício de materiais e os movimentos desnecessários.
Pensamento Lean
O pensamento lean safety é definido como a criação de um ambiente de trabalho seguro que demanda a motivação dos trabalhadores e um bom sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho.
Para implementar o lean safety é necessário também que os profissionais da área de SST adquiram domínio das práticas do lean manufacturing propostas por profissionais e pesquisadores como, por exemplo, Programa 6S (5S+Safety), Kaizen, Value Stream Mapping (VSM), Visual Control, Poka Yoke, Total Productive Maintenance (TPM) etc.
Ações que promovem a produtividade e qualidade dos produtos e trazem benefícios do ponto de vista da segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho.
Referências
Gecevska, V.; Caloska, J.; Polenakovik, R.; Donev, V.; Jovanovski, B.R. Integration of Lean Principles and Safety Management System. Mechanical Engineering – Scientific Journal, v.33, n.3, p.221-225, 2015.
Ikuma, L.H.; Nahmens, I.; James, J. Use of safety and lean integrated kaizen to improve performance in modular homebuilding. J. Construction Engineering and Management, n.137, v.7, p.551-560, 2011.
Jilcha, K.; Kitaw, D. Lean Influence on Occupational Safety and Health in Manufacturing Industries. Global J. of Researches in Engineering: G Industrial Engineering, v.16, n.1, 2016.
Nenonen, N.; Saarela, K.L. Global Estimates of Occupational Accidents and Work-related Illnesses 2014. Tampere University of Technology. ILO Report at XX World Congress, Frankfurt.