PROSEG: história de sucesso da SST automatizada e clientes satisfeitos

História de sucesso

Compartilhe

A PROSEG Segurança do Trabalho foi fundada há mais de 10 anos, na cidade de Sinop-MT, atuando no ramo de Consultoria e Assessoria Técnica em Segurança do Trabalho.

A sua missão é assessorar e desenvolver projetos, programas de segurança do trabalho e treinamentos contribuindo para que seus clientes estejam à frente das necessidades atuais e futuras na área de Segurança do Trabalho.

A PROSEG Segurança do Trabalho conta com uma equipe especializada de profissionais da área de Segurança do Trabalho, que atendem e promovem a Segurança do Trabalho em mais de 85 clientes, nas cinco regiões do estado do Mato Grosso. Os principais clientes da PROSEG Segurança do Trabalho demandam assessoria e projetos para ambientes de trabalho em fazendas, agroindústrias, frigoríficos, supermercados e comércio em geral.

Para garantir a agilidade, segurança, pontualidade, ética e, principalmente, a qualidade dos serviços oferecidos, a empresa busca sempre tecnologias que apoiem as atividades operacionais e agreguem valor aos clientes. Valores que levaram seus sócios a investir em processos mais automatizados e ágeis na prestação de serviços na Segurança do Trabalho oferecida para os seus clientes.

Como o OnSafety entrou nessa história da SST automatizada e clientes satisfeitos

Antes, a rotina dos profissionais da PROSEG Segurança do Trabalho consistia em ir aos clientes, tirar fotografias e realizar anotações das não-conformidades identificadas. Após essa atividade em campo, os profissionais retornavam para o escritório da PROSEG Segurança do Trabalho e elaboravam os relatórios, integrando as não-conformidades identificadas, registros fotográficos realizados e itens das Normas Regulamentadoras (NR’s). São auditorias ou inspeções de Segurança e Saúde do Trabalho que são conduzidas para identificar não-conformidades e determinar um plano de ações.

Entretanto, a preparação dos relatórios para os clientes demandava um tempo muito elevado e retardava o planejamento e implantação de ações preventivas que eliminam ou reduziam os riscos no ambiente de trabalho.

Em 2017, um dos sócios tomou conhecimento que a tecnologia OnSafety oferecia um processo automatizado para realizar as auditorias dos seus clientes. O OnSafety permitia avaliar os riscos no ambiente de trabalho, registrar as ações no local e reduzia o tempo de identificação e análise dos riscos. Além disso, emitia os relatórios da Segurança e Saúde do Trabalho que são encaminhados imediatamente para os diferentes clientes da PROSEG Segurança do Trabalho.

Com a expectativa de reduzir o tempo e custos a PROSEG Segurança do Trabalho adquiriu o módulo de Inspeção da Segurança e Saúde do Trabalho do OnSafety que atendia exatamente as necessidade e serviços prestados para aos seus clientes. Neste caso, a equipe pode realizar as rotinas de inspeção a partir das funcionalidades relacionadas com o checklist, a inspeção visual e inspeção fotográfica do ambiente de trabalho.

Agilidade no atendimento da PROSEG

O sócio-diretor da PROSEG Segurança do Trabalho, Gilson Schroder menciona que “com o uso do OnSafety conseguimos dar agilidade no atendimento e resposta ao cliente, devido à facilidade gerada para o processo de inspeção. O técnico de segurança vai à campo sabendo o que precisa ser feito, que itens devem ser monitorados, evitando assim retrabalho e repetitividade das visitas ao cliente”, o que consequentemente, possibilita reduzir o tempo da inspeção, melhoria da qualidade dos serviços prestados, bem como a redução de custos.

Schroder aponta que a “inserção da tecnologia OnSafety permitiu uma melhoria em torno de 90% no atendimento e na gestão da Saúde e Segurança do Trabalho dos nossos clientes. Tudo isso, devido à praticidade e facilidade de uso do OnSafety”. Outro ponto destacado é a coleta de assinatura em campo, facilidade de envio dos relatórios para verificação na PROSEG Segurança do Trabalho, mesmo os técnicos estando em viagem, e o envio do relatório da inspeção para os clientes.

Um dos maiores benefícios obtidos com a implantação do OnSafety foi a redução do tempo, em cerca de 70%, da atividade de coleta de dados em campo (inspeção) e a redução de 90% do tempo para geração dos relatórios, uma vez que com a tecnologia OnSafety essa atividade passou a ser de análise, tornando mais robusto o processo de tomada de decisão das ações que reduzem os riscos dos colaboradores que trabalham nos clientes.

Schroder destaca que a parceria com o OnSafety melhorou e padronizou os serviços de inspeção prestados pela PROSEG, sendo a mesma referência em sua região de atuação. Além disso, a tecnologia OnSafety tem sido apresentada, como estratégia, para capturar novos clientes e aumentar a receita e lucro da PROSEG Segurança do Trabalho.