O crescimento dos impactos ambientais vem provocando uma corrida científica para encontrar e divulgar soluções na sociedade. Observa-se também que existe uma preocupação social e econômica e algumas empresas buscam harmonizar o crescimento com a sustentabilidade, esforços que são monitorados a partir de indicadores ambientais.
A gestão baseada em indicadores ambientais permite uma tomada de decisão dos gestores baseada em fatos, a avaliação das estratégias adotadas para controlar os impactos ambientais e a implantação de ações que otimizam os recursos. Com os indicadores ambientais é possível demostrar para os clientes, fornecedores e investidores a eficiência dos processos e os níveis dos impactos provocados ao meio ambiente.
O centro de pesquisa Yale Center for Environmental e o Center for International Earth Science Information desenvolveram um indicador ambiental denominado de Environmental Performance Index 2020 (EPI) com o objetivo de sumarizar a situação atual da sustentabilidade em 180 países do mundo. O EPI é um indicador ambiental que determina a lacuna do desempenho ambiental do país e oferece uma referência sobre práticas que podem ser adotadas.
Uma análise global demonstra que o Brasil ocupa a 55° posição no ranking com um EPI Score de 51,2 e está atrás de países da América Latina como Chile, Colômbia, México, Costa Rica e Argentina. O relatório de indicadores ambientais demonstra que a qualidade do ar, os níveis de saneamento e tratamento de água potável reduziram nos últimos dez anos. Além disso, deixamos de proteger as áreas marítimas, aumento da taxa de metano (CH4) e Óxido Nitroso (N2O), situação que acelera as mudanças climáticas.
Os indicadores ambientais têm o objetivo de monitorar se as medidas ou ações de melhoria dos processos, de uso eficiente de energia e recurso estão sendo efetivas. Além disso, a implantação dos indicadores de desempenho ambiental podem ser inseridos nas empresas de uma forma integrada com outras dimensões como, por exemplo, a Segurança e Saúde do Trabalho e Sistema de Gestão da Qualidade.
Pesquisas demonstram inclusive que existe uma correlação entre os impactos das mudanças climáticas e a saúde ocupacional como, por exemplo, a exposição direta ao sol pode provocar dermatoses ocupacionais. Neste caso, é fundamental que os profissionais da área de Segurança e Saúde Ocupacional adotem medidas preventivas para evitar um acidente de trabalho e garantir a saúde do trabalhador.
Levando em conta a preocupação que vivemos sobre as mudanças climáticas, o impacto que esse tipo de evento causa nas empresas e a necessidade de buscar alternativas para controlar e medir os resultados das ações, preparamos um blog que aborda a construção de indicadores ambientais e explica mais sobre esse tema, acompanhe a seguir.
O que são os indicadores ambientais?
Na gestão ambiental é necessário que os dados dos processos industriais, o consumo de água e energia, a geração de resíduos industriais, entre outras variáveis sejam monitoradas e controladas com o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável da empresa. É uma prática que permite inserir uma cultura de gestão a vista entre as áreas da empresa e seus colaboradores.
Um método que resume a complexidade de visualizar os indicadores ambientais e a necessidade de medir a performance ambiental é o Balanced Scorecard (BSC). O BSC propõe o desenvolvimento e implantação de um sistema de indicadores de desempenho como, por exemplo, os indicadores ambientais construídos a partir de quatro perspectivas: financeira, processos internos, clientes e aprendizado e crescimento.
Os indicadores ambientais assumem o papel de métricas de desempenho, permitindo que a empresa mensure o resultados dos processos industriais e gerenciais em relação as metas ambientais predefinidas. E, entre os principais atributos de um indicador ambiental podemos destacar a definição de um objetivo, uma fórmula, unidade, meta (referência), frequência de coleta de dados, responsável e plano de melhoria ou ação corretiva.
Os indicadores ambientais são práticas que podem indicar como a gestão ambiental está sendo conduzida pela empresa e quais são os resultados alcançados com a implantação de ações de melhoria. Além disso, os indicadores ambientais organizam informações sobre os impactos ambientais e fornecem aos tomadores de decisão uma análise temporal e frequente sobre perspectivas de gestão ambiental.
Os resultados monitorados pelos indicadores ambientais devem ser associados com outros indicadores de desempenho como, por exemplo, com os relacionados com o Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2015) e Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho (ISO 45001:2018).
Fique atento porque quando um indicador vai mal, isso significa que a empresa precisa repensar alguma atividade ou procedimento. Lembre-se que os indicadores ambientais devem sempre estar em conformidade com a legislação e normas técnicas e objetivos organizacionais.
Como definir estes indicadores?
Os indicadores ambientais devem existir para controlar e melhorar os processos voltados ao meio ambiente e para alcançar esses resultados é necessário que o projeto seja discutido com a diretoria da empresa, gestores e colaboradores. A seguir, reunimos alguns princípios para definir e implantar os indicadores ambientais.
Crie uma hierarquia de indicadores
Antes de começar a medir e controlar processos, é preciso criar uma hierarquia de prioridade de indicadores. Por exemplo, se a sua empresa não depende majoritariamente da água para produzir produtos, não há sentido em criar indicadores de redução no consumo de água.
Além disso, os líderes devem ter indicadores sobre os fins e os colaboradores devem ser responsáveis por metas que validem os meios do processo.
Identifique e meça as características dos processos
Outro ponto para definir os indicadores ideais é medir as características dos processos para conhecer e melhorar sua performance de desempenho. Essa medição funciona como uma autoanálise da empresa, coletando todos os dados e verificando quais atividades estão adequadas e quais precisam ser modificadas para se enquadrar nos requisitos da ISO 14001:2015.
Reflita os fatores controláveis
Ao tratar de meio ambiente e sustentabilidade, é preciso não só começar, mas também manter e melhorar continuamente os processos, criando fatores que possam ser controláveis e otimizados. De nada adianta ter um indicador com uma meta que não agrega valor ou ter muitos indicadores que não auxiliam em nada.
A gestão organizacional apoiada nos indicadores ambientais deve ser construída avaliando as características da organização, os processos industriais, perfil cultural e educacional dos gestores e definição da legislação ambiental. Uma forma prática de criar indicadores ambientais eficientes é a partir dos requisitos propostos pela ISO 14001. Alguns exemplos de indicadores ambientais são destacados, a seguir.
Indicador Ambiental | Unidade | Qual é o objetivo do indicador ambiental? |
Total de infrações e multas ambientais | R$ | Avaliar os impactos financeiros causados pela não-conformidade quanto aos requisitos legais relacionados com o ambiente. |
Uso da água | m3 | Quantidade de água consumida no processo de extração, beneficiamento, fabricação, manutenção e uso do produto. |
Uso do solo (Terra) | m2 | Área de terreno necessária (não disponível para outras necessidades) para extração, processamento, fabricação, uso e descarte do produto. |
Potencial de Toxidade Humana | 1,4-DCB-eq | Impacto em humanos de substâncias tóxicas emitidas para o meio ambiente (impactos na saúde / câncer / não cancerígenos). |
Consumo total de energia no Ciclo de Vida | J | Soma de toda a energia gasta para produzir o produto, extrair e processar os materiais iniciais, usar o produto e descartar os resíduos. |
Número de Acidentes Registrados no Período | U | Monitorar a frequência de eventos que poderiam ser evitados com o controle ambiental das operações industriais. |
Outros atributos que os indicadores ambientais devem possuir são: a capacidade de traduzir a visão estratégica da organização, fornecer um feedback para os usuários e gestores da informação, apoiar o planejamento estratégico e operacional e promover a comunicação e integração entre os processos e áreas de gestão da organização.
Qual a importância dos indicadores ambientais?
Como podemos notar acima, os indicadores ambientais servem para dar um norte para as empresas na sua gestão ambiental, ajudando a melhorar a relação entre indústria e meio ambiente e reduzindo os impactos dessa relação.
Se todas as empresas que possuem impactos ambientais aderissem e seguissem de forma correta estes indicadores ambientais, seus impactos seriam diminuídos e por consequência a poluição e devastação do meio ambiente seriam reduzidos.
Levando em conta que estamos passando por diversos eventos climáticos extremos, quanto mais empresas adotarem a prática de indicadores para melhorar a gestão e monitorar o meio ambiente, mais estamos contribuindo com o planeta e com o desenvolvimento sustentável da indústria aliada ao meio ambiente.