Capa blog razente

A Construtora Razente Melhorou a SST em seus Canteiros de Obra

A nossa equipe vai relatar para vocês a história de sucesso da Construtora Razente, empresa que atua no ramo da Construção Civil, localizada no Estado do Paraná.

A Razente atua a mais de 36 anos no mercado da Construção Civil e trabalha com diversos tipos de obras e serviços técnicos como, por exemplo, com Edifícios, Loteamentos, Incorporações, Construções Comerciais e Industriais. Neste período consolidou a estratégia de negócios, garantiu a expansão e presença em diversas cidades do Paraná e promoveu diversas mudanças na maneira de gerenciar seus processos de negócio e operacionais.

Em 2016, a Razente implantou a tecnologia OnSafety para monitorar e controlar os índices de desempenho da Segurança do Trabalho nos seus canteiros de obra, dando maior agilidade, confiabilidade e qualidade a rotina de inspeção do ambiente de trabalho. E aí, quer saber um pouco mais sobre essa parceria de sucesso?

Como a Razente melhorou a SST nos Canteiros de Obras

A Construtora Razente tem como missão produzir serviços na área de engenharia e construção civil para todos os clientes, com qualidade, tecnologia avançada, prosperidade, visando o desenvolvimento dos recursos humanos e aspectos sociais. E, como visão tem o desafio de ser um grupo empresarial sólido, reconhecido pela excelência nos segmentos em que atua.

A Razente possui certificação PBQP-H nível A, e ISO 9001, e suas obras são entregues atendendo aos requisitos de qualidade e prazo. Entre os objetivos estabelecidos para as suas atividades industriais está atender os requisitos, normas e procedimentos da Segurança e Saúde do Trabalho (SST). É uma área estratégica e coordenada pelo técnico de segurança do trabalho, João Paulo Baldassin, desde Fevereiro 2013.

Na área de SST um dos principais desafios da Construtora Razente, além do elevado número de requisitos de SST que devem ser monitorados, está relacionado com a organização e limpeza dos canteiros de obras e dos pavimentos. João Paulo Baldassin menciona que “é importante apontar as não-conformidades de forma rápida e ágil para possibilitar a atuação e intervenção direta nesses pontos, criando uma cultura para o atendimento aos requisitos que as normas exigem”.

Construtora Razente e OnSafety

Investir em tecnologia e capacitação para melhorar os processos é uma ação que faz parte da cultura da Construtora Razente e foi aí que o OnSafety entrou nessa história, com a implantação da funcionalidade de Inspeção e Auditoria da SST no canteiro de obras.

Com o OnSafety “ficou mais fácil apontar e evidenciar, por meio de registro fotográfico e documentações comprobatórias, os itens conformes e não-conformes, bem como as situações de riscos de acidentes de trabalho, possibilitando padronizar e agilizar a atividade de coleta de dados, desenvolver um trabalho em campo completamente integrado com as Normas Regulamentadoras (NR’s) e manter a rastreabilidade entre as inspeções” aponta João Paulo Baldassin.

Outro ponto importante para área de SST e atendido com a tecnologia do OnSafety é a geração dos relatórios de forma automatizada, inclusive com a análise de desempenho por meio de diferentes indicadores, assim que a atividade de coleta de dados em campo finaliza, o que na opinião do Sr João Paulo , “… melhora o acesso a informação, a tomada de decisão e a comunicação com os stakeholders”, pois os relatórios são encaminhados por e-mail para todos os gestores ou responsáveis da empresa.

O técnico João Paulo também menciona que “a coleta de assinatura em campo, tanto do técnico como do encarregado da obra confere maior credibilidade ao relatório”. E tudo isso é realizado de uma forma simples e transparente para todos, diretamente do canteiro de obras para o escritório.

A visão para o futuro da parceira do OnSafety e a Construtora Razente, na opinião do técnico de segurança, é que a equipe do OnSafety continue desenvolvendo soluções tecnológicas que contribuam, ainda mais, para a melhoria da rotina de trabalho dos profissionais de SST e continuem lançando soluções, tais como as análises gráficas (Radar, Pareto e Histograma) e o dashboard, para apoiar à tomada de decisão.

Fique por dentro do OnSafety

E você, ficou interessado em melhorar o desempenho da SST no seu canteiro de obras ou ambiente de trabalho? Vem conhecer o OnSafety, temos uma equipe especializada esperando para te atender!!! Clique aqui e saiba mais.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ajuda