Gestao a Vista

Produtividade e Redução de Custos: Gestão à Vista em SST

O que é Gestão à Vista?

Gerenciar equipes e mobilizá-las para que exerçam a saúde e segurança do trabalho é um dos grandes desafios mais comuns das empresas. Que tal utilizar Gestão à Vista como aliada da conscientização e monitoramento do desenvolvimento seguro de atividades ocupacionais?

Gestão à Vista é a maneira eficiente de administrar uma organização com transparência deixando disponíveis informações que podem ser trocadas entre os colaboradores no que se refere a metas, resultados e outros importantes fatores para a produtividade da sua empresa.

Tudo deve estar colocado de modo a ficar visível, claro e de fácil entendimento para que não haja dúvidas ou nenhuma espécie de equívoco em relação aos dados publicados. A escolha das informações relevantes que serão divulgadas e, consequentemente compartilhadas, fica a critério de cada empresa.

Esta forma de gerenciamento pode acontecer por meio de plataformas digitais, por exemplo. As atividades precisam ser detalhadas, tanto os resultados positivos quanto metas não alcançadas. Colocar às claras os desafios de uma organização é a única forma de enfrentá-los com grandes chances de obter sucesso. Não é colocando “panos quentes” que as coisas vão se resolver, muito pelo contrário! Só através do esclarecimento e da conscientização que os problemas poderão ser resolvidos.

Benefícios da transparência

A Gestão à Vista permite fazer com que a organização tenha uma visão geral dos seus negócios para que possa reelaborar projetos através do acompanhamento de indicadores.

Os benefícios da Gestão à Vista na rotina de uma empresa facilitam a organização do trabalho dos departamentos e a integração entre os mesmos permitindo maiores acertos na hora de tomar decisões importantes.

Como aplicar Gestão à Vista na Medicina e Segurança do Trabalho da sua empresa?

O primeiro passo é definir: o que os colaboradores exatamente precisam saber para executarem suas atividades com segurança?

Após esta definição, analise se há excessos de conteúdo que possam prejudicar a leitura e o entendimento das informações.

Escolha também um layout que mais se aplica ao seu objetivo e mescle gráficos, tabelas, dados e informações relevantes e de compreensão imediata.

Disponha todo conteúdo coletado e elabore para cada setor da sua empresa painéis visuais que, inclusive, podem ser digitais para facilitar o acesso a todos a qualquer instante e lugar.

O mais importante é expor os painéis visuais em um local de fácil acesso a todos e que permita a difusão do conceito da empresa para todos os colaboradores, melhorando a comunicação.

O uso de plataforma digital facilita a comunicação instantânea por meio de consultas rápidas, onde todos os funcionários podem fazer consultas pela disponibilidade de acesso a smartphones, tabletes e computadores. Além disso, permite atualizações mais rápidas, praticamente em tempo real, eliminando riscos de segurança que podem estar relacionados à falta de conhecimento ou até negligência.

A Gestão à Vista é muito eficiente para a unificação da saúde e segurança do trabalho em todos os departamentos. O Departamento de Recursos Humanos, por exemplo, pode ficar responsável junto com o departamento de Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT), por coletar e atualizar os dados do sistema, além de integrar os funcionários com o método de Gestão à Vista, ampliando uma cultura colaborativa em Medicina e Segurança do Trabalho em toda a organização.

Gestão à Vista na área interna e externa da empresa

Área Interna

O processo é bem simples, onde a disseminação da comunicação é mais fácil. Num quadro analógico ou digital, deixa-se expostas informações com indicadores de metas que serão utilizadas para promover uma sadia competição entre as equipes, incentivando o aumento da produtividade com saúde e segurança.

Área externa

Com o auxílio da tecnologia, os painéis de gestão podem ser acompanhados de qualquer lugar, somente com o uso de um smartphone, tablet ou notebook. Desta forma, os
colaboradores, líderes e gestores acompanham os resultados e a performance específica de cada equipe, que é satisfatória quando há empenho e dedicação particular de cada um para que o objetivo coletivo seja alcançado.

Benefícios da Gestão à Vista na Medicina e Segurança do Trabalho para sua empresa

  • Facilita a conscientização e manutenção da saúde e segurança do trabalho, uma vez que os indicadores são atualizados e podem ser acompanhados por todos da equipe.
  • Otimização de tarefas com segurança, maior autonomia e aproveitamento de tempo.
  • Maior comprometimento e empenho dos colaboradores em relação à atingir metas de saúde e segurança do trabalho.
  • Aumenta o engajamento dos colaboradores através da credibilidade e autoridade que a empresa passa a conquistar pelo simples fato de colocar ao acesso de todos informações normativas de modo coletivo e transparente.
  • As tarefas são acompanhadas e controladas de modo mais eficiente pela equipe de Medicina e Segurança do Trabalho.
  • É muito útil para orientar e minimizar atos inseguros no processo de execução das atividades evitando acidentes.
  • Permite identificar possibilidades de melhorias e otimizar os ambientes aumentando a produtividade da equipe.
  • Facilita a percepção da condição real da empresa e possibilita que gestores, líderes e administradores identifiquem os riscos e apresentem novas soluções para o aprimoramento da saúde e segurança do trabalho.
  • Colabora para a elaboração de um plano de ação mais detalhado e eficiente para a gestão de saúde e segurança do trabalho.
  • Estimula a organização, com aumento gradativo de produtividade e redução gradativa de desperdícios e acidentes.
  • É importante para desenvolver uma cultura de segurança colaborativa em todos os departamentos da empresa, pois isto aumenta lucros.
  • Como consequência, as melhorias de Medicina e Segurança do Trabalho permitem o reajuste de encargos como o RAT (Risco Ambiental do Trabalho) através de bonificações FAP (Fator Acidentário de Prevenção).

É inegável que o processo de implantação de Gestão à Vista em Medicina e Segurança do Trabalho vai demandar tempo, esforço, além de muita dedicação para a difusão e assimilação da ferramenta por todos seus colaboradores. Todas os benefícios e vantagens vão acontecendo de forma gradativa, porém eficiente e muito útil para gerar economia graças à prevenção de doenças e acidentes ocupacionais. Desta forma, é possível criar condições de melhorias no ambiente ocupacional, aumentar a satisfação e produtividade no trabalho e possibilitar o desenvolvimento e ampliação dos negócios.

7 prática para gerenciar o desempenho da Segurança do Trabalho

Quer saber mais? Conheça 7 ferramentas da qualidade para gerenciar o desempenho na Segurança do Trabalho

Comments:0

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.